Comportamento religioso

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Religião

Documento 1

Se nos fundarmos no contexto histórico, o dízimo praticado em religiões é, na verdade, uma invenção da idade medieval, e foi inventado por um governo pautado na religião, além disso, não se compactua com o real conceito de dízimo mencionado na bíblia. Todavia, a bíblia nos mostra em Levítico 27: 30 - 32 que Deus dá as diretrizes para a criação de um santuário na terra, e assim, escolhe uma família para ser sacerdotal, esta é a família de Aarão, a partir deste momento Deus estabelece as regras para que aquela família viva exclusivamente à obra sacerdotal, primeiramente, é proibido a eles ter quaisquer propriedade, pois eles deveriam ser um povo humilde, viver entre os pobres, e seria direcionado a eles apenas uma casa para morar, sem a obtenção de riquezas, pois simbolizavam a figura santa de Cristo na terra.

Além disso, eles dependiam única e exclusivamente da obediência e fidelidade do povo ao trazer seus dízimos (Números 18. A partir desse novo modelo sacerdotal decretado por Deus, Moises disse ao povo de Israel que separassem 10% da sua colheita para dedicar exclusivamente ao serviço de Deus, no sustento da família sacerdotal. E aqueles que possuírem o décimo animal, este deveria ser entregue ao senhor. Dar dinheiro para Deus não se assemelha a ação de dar dinheiro para fortalecer um governo religioso. Se para obter a salvação os fiéis devem retirar 10% dos seus ganhos e entregar para um governo religioso, e se a benção ou a maldição depende desta lei, podemos dizer que Cristo morreu em vão, pois Deus não condiciona as suas benções às obras humanas (Gálatas 2:21).

Se não fosse assim, Deus não teria amado o mundo de tal maneira que teria dado de graça o seu único filho (João 3:16), não teria dito, aquele que vem a mim jamais terá fome (João 6:35), e também não teria citado, quem tem sede venha a mim e de graça receba a água viva (Apocalipse 22:17). Ao contrário do que é construído socialmente, nós não podemos medir se Deus está conosco simplesmente pelos nossos bens materiais, todos os apóstolos foram e morreram pobres, mas isso não significa que eles não foram abençoados por Deus (Gálatas 5: 5-7). Jesus nunca entregou dízimos a uma organização religiosa, o primeiro motivo é que carpinteiros não dizimavam, porém, isso não significa que Jesus não cumpria a lei de Moises.

O nome da empresa? Igreja. Os nomes sagrados, Deus, Jesus, Bíblia, são apenas usados como propaganda do negócio e como produtos de um mercado. Romanos 8:32, cita que já nos foram dadas todas as bênçãos de Deus, se Jesus é o nosso pastor, então não há benção maior para receber posteriormente. Ele não precisa de dinheiro para abençoar os homens, porém, os homens tem a necessidade de estabelecer líderes religiosos para si (Mateus 15:14). Falsos mestres que utilizam heresias destruidoras e práticas imorais. Em primeiro lugar o dízimo foi instituído antes do templo, Abraão deu o dízimo e não existia templo. Com o templo de Jerusalém, as outras tribos teriam que manter a tribo de Levi, toda a família do sacerdote.

Entretanto o sacerdote percebeu que era viável subtrair uma parte do dízimo para benefício próprio, esse fato explica por que Deus permitiu a destruição do lugar onde ficava sua representação, lugar onde existia a arca da aliança que simbolizava a presença de Deus. Então em função da corrupção, o verdadeiro significado do templo se acabou e assim Deus ordenou a sua destruição (Malaquias 3:10). Em virtude da continua atividade ilícita com o dízimo arrecadado no templo de Jerusalém, não foi cabível para Deus reerguer o templo. Pode acontecer que ao seu lado no banco da igreja, está uma pessoa passando por reais necessidades, porém ao mesmo tempo, o seu dízimo está sendo enviado para a igreja.

Quando houver a volta de Jesus, ele não vai buscar por denominação ele irá tratar com cada um individualmente. Uma maneira correta de tratar o dízimo, seria por meio ofertas voluntárias que seriam distribuídas dentre os mais necessitados, como faziam as igrejas primitivas. A palavra diz que as nossas necessidades devem ser comunicadas aos nossos irmãos, para que as nossas dificuldades sejam sanadas por todos. Vamos supor que alguém sinta no coração a necessidade de ir ao pastor e lhe falar “quero dizimar 10 mil reais”, a reação correta por parte do pastor seria distribuir igualitariamente a quantia entre os que mais precisam. Portanto, os sacerdotes estavam praticando feitiçaria, adulterando, jurando falsamente e roubando trabalhadores. No versículo 7 os sacerdotes estavam se desviando dos estatutos, no versículo 8 os sacerdotes estão roubando, no versículo 9 a nação toda sofre.

Visando as situações mostradas no parágrafo anterior, a preletora ressalta que atualmente existe um grande perigo em quem disponibiliza o seu dinheiro para um pastor fraudulento que é sustentando por uma obra fraudulenta. Existem pessoas que vendo a mãe passando fome em casa vai para a Igreja dar o seu dinheiro, dizendo que Deus via prover o melhor. Em 1 Timóteo 5:8 cita que, se alguém não cuida dos seus e principalmente da sua família, negou a fé e é pior que um infiel.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download