Concreto armado convencional x alvenaria estrutural

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Engenharia civil

Documento 1

Para esta pesquisa, optou-se pelo método de revisão bibliográfica. Conclui-se que antes de se iniciar a execução de qualquer projeto, é importante ter o conhecimento do tipo de material e método de construção a ser utilizado para que sejam alcançados os objetivos propostos. Tanto o concreto armado quanto a alvenaria estrutural são método de estruturas comuns na construção civil, sendo que cada um possui suas características individuais, com seus benefícios e desvantagens. Palavras-chave:. Tempo. As principais barreiras para sua realização são as mudanças no ambiente do projeto, exigindo custos, tempo e compensações de qualidade (CARASEK, 2017). Os clientes da indústria da construção se preocupam principalmente com a qualidade, o tempo e o custo, embora a maioria dos projetos de construção seja adquirida com base em apenas dois desses parâmetros, a saber, tempo e custo.

Isso é compreensível, uma vez que a maioria dos sistemas de controle de gerenciamento de projetos destaca o tempo e o custo e ignora a importância relativa da qualidade (OLIVEIRA, 2019). A escolha de materiais de alvenaria sempre foi influenciada pelas formações e condições geológicas predominantes em uma determinada área. A alvenaria é a construção de estruturas e paredes que ligam as unidades com ou sem argamassa. Os objetivos específicos serão compreender a metodologia de construção alvenaria estrutural e seus aspectos, conhecer a metodologia de construção concreto armado e suas características e por fim, comparar as metodologias de construção alvenaria estrutural e concreto armado sobre custos, prazos e qualidade. A pesquisa se apesenta como uma forma de contribuir para a inserção de conhecimento a seu meio acadêmico e enriquecer temas relacionados a temáticas específicas a concreto armado convencional x alvenaria estrutural.

É também considerada uma forma de aumentar o conhecimento em seu meio social, com o objetivo de fornecer materiais concretos, além de possibilitar a compreensão de leitores sem conhecimento técnico que buscam mais conhecimentos sobre o assunto. Materiais e métodos A metodologia que foi adotada na formulação do trabalho será baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, tratados, artigos publicados na internet. A pesquisa bibliográfica procura explicar e discutir um tema com base em referências teóricas publicadas em livros, revistas, periódicos e outros. Resultados e Discussão 3. Alvenaria estrutural: conceito e definição Estruturas de alvenaria são aquelas estruturas que são construídas a partir de unidades individuais colocadas e unidas por argamassa.

O termo "alvenaria" também pode se referir às próprias unidades. Os materiais comuns de construção de alvenaria são tijolos, pedras, mármore, granito, travertino, calcário, pedra elenco, bloco de concreto, bloco de vidro, estuque e azulejo. Construir com pedras de construção é o mais simples e um dos mais antigos métodos de construção do mundo (JUNIOR et al. A alvenaria estrutural tem sido relatada como uma solução de construção economicamente favorável, dentro dos princípios da construção civil sustentável. Com o surgimento de novas empresas na indústria da construção e a concorrência entre elas, a questão da eficiência de um método de construção tornou-se um problema enfrentado pela maioria das empresas, que desejam garantir seu lucro, seus clientes e sua permanência no mercado (DE LIMA e COSTA, 2018).

A otimização de mão de obra e materiais são os principais parâmetros para garantir a eficiência na construção, enquanto a construção de acordo com padrões de qualidade, alta produtividade, custos reduzidos e prazos reduzidos são os principais objetivos das empresas que buscam reconhecimento no mercado da construção civil. O método de construção de alvenaria estrutural tem sido utilizado por grandes empresas que desejam garantir esses aspectos de seus negócios. Lucro e curto prazo são características de uma construção bem-sucedida. Isso dá aos arquitetos a oportunidade de projetar elementos estruturais bonitos e personalizados. As unidades de alvenaria arquitetônica oferecem uma aparência natural impressionante em aplicações urbanas, enquanto se misturam em áreas rurais. Nos dois casos, a aparência de alvenaria complementa o ambiente circundante (CICHELERO e MURARO, 2017).

As paredes de alvenaria têm uma alta massa térmica, minimizando as variações de temperatura e deslocando as cargas de aquecimento e resfriamento para os horários fora de pico. Isso resulta em economia de energia, já que os edifícios são capazes de reduzir seus custos gerais de aquecimento e refrigeração, proporcionando um ambiente confortável para os ocupantes. Materiais resistentes ao fogo fornecem segurança máxima para os ocupantes, enquanto protegem equipamentos importantes. A segurança contra incêndio é aprimorada quando a construção de alvenaria é complementada com aspersores automáticos e outras medidas de proteção contra incêndio (RÚBEN, 2017). Limitação Estrutural A alvenaria possui uma impressionante resistência à compressão (cargas verticais), mas é muito menor na resistência à tração (torção ou alongamento), a menos que seja reforçada.

A resistência à tração das paredes de alvenaria pode ser reforçada pelo espessamento da parede, ou pela construção de pilares de alvenaria (coluna vertical ou nervuras) em intervalos onde seja possível adicionar reforços de aço (JUNIOR et al. Tipos de blocos As unidades de alvenaria estão disponíveis em tamanhos, formas, cores, texturas e perfis para praticamente todas as necessidades possíveis. Os tijolos de barro começaram a aparecer há cerca de 5. anos atrás, quando os construtores emprestaram técnicas de fabricação de cerâmica para melhorar sua resistência e durabilidade. De algumas das estruturas mais antigas conhecidas até os edifícios modernos, os tijolos de barro têm uma história de oferecer abrigo durável, confortável, seguro e atraente (CICHELERO e MURARO, 2017).

O concreto é colocado de maneira semelhante ao tijolo, com um bloco de concreto sendo pressionado sobre o outro em uma formação escalonada. Como os blocos de concreto são muito maiores que os tijolos, leva muito menos tempo para colocá-los. Portanto, leva menos tempo para construir alvenaria de concreto do que alvenaria de tijolo (CARASEK, 2017). Os blocos de concreto ocos contêm uma área vazia maior que 25% da área bruta. A área sólida dos tijolos ocos deve ser superior a 50%. A parte oca pode ser dividida em vários componentes com base em alguma exigência. Eles são fabricados com agregados leves. • Os blocos de batente são utilizados quando há uma janela elaborada que se abre na parede. Eles estão conectados a maca e blocos de canto.

Para o fornecimento de janelas duplas suspensas, os blocos de batente são muito úteis para fornecer espaço aos membros da caixa da janela. • Os blocos de concreto de partição são geralmente usados ​​para construir paredes de divisória. Os blocos de partição têm uma altura maior que sua largura. i. Alvenaria estrutural armada: neste caso, os elementos chamados "resistentes", que são blocos ou tijolos, fazem uso de uma armadura em aço, que são inseridas nas cavidades de cada bloco e então preenchidas com graute. ii. Alvenaria estrutural não armada: já neste segundo tipo, os elementos são empregados com a finalidade de proporcionar uma estrutura suporte e não fazem uso de armação da mesma forma que o tipo anterior.

Aqui, são utilizadas cintas, vergas e contravergas na amarração de paredes para que sejam evitadas possíveis patologias, como fissuras por exemplo. Portanto, o uso de barras de aço em uma parte do concreto armado produzirá comportamento estrutural eficaz, pois o aço de reforço funcionará efetivamente sob tração, e o concreto atuará efetivamente e limitará o reforço de compressão (OLIVEIRA, 2019). É importante observar que os dois materiais possuem o mesmo coeficiente de dilatação térmica, o que favorece a colaboração entre concreto e vergalhão, o que significa que mudanças de temperatura não causarão tensões internas adicionais na interface concreto-vergalhão (SALSA et al. Estruturas compostas de concreto armado. Membros estruturais que são compostos de dois ou mais materiais diferentes são conhecidos como elementos compostos.

O principal benefício dos elementos compósitos é que as propriedades de cada material podem ser combinadas para formar uma única unidade com desempenho geral melhor do que suas partes constituintes separadas. O deck reentrante ou trapezoidal tem geralmente 50-60 mm de profundidade e pode abranger cerca de 3 m sem suporte. Perfis trapezoidais de 80 mm de profundidade podem abranger cerca de 4,5 m sem suporte. O deck profundo é um deck trapezoidal com mais de 200 mm de profundidade e, se necessário, um reforço adicional pode ser colocado nas calhas do deck. Os decks profundos podem abranger cerca de 6 m sem suporte (OLIVEIRA, 2019). O aço galvanizado é usado para o deck e geralmente tem cerca de 1 mm de espessura. Ao contrário das vigas de popa, a laje fica na superfície superior do flange inferior, em vez da superfície superior do flange superior, com uma consideração importante sendo a torção aplicada à viga.

A laje pode ser de concreto in situ em decks de aço profundo, geralmente em torno de 225 mm, ou concreto pré-moldado. Os benefícios dos pisos rasos são que, uma vez que as lajes e vigas são colocadas na mesma zona, não há interrupções encontradas nas vigas de popa, e muitas vezes não há necessidade de proteção adicional contra incêndio (SALSA et al. • Colunas compostas - As colunas compostas podem ter alta resistência para uma área de seção transversal relativamente pequena, o que significa que o espaço útil do piso pode ser maximizado. Existem vários tipos diferentes de coluna composta; o mais comum é um tubo de aço de seção oca que é preenchido com concreto; ou uma seção de aço aberta envolto em concreto.

Mudar do carvão para o gás natural é uma solução, uma vez que o gás libera menos dióxido de carbono para uma determinada quantidade de energia. Tornar os fornos de cimento mais eficientes reduz a energia total necessária, o que também reduz suas emissões de dióxido de carbono (OLIVEIRA, 2019). A outra solução é reduzir a quantidade de cimento na mistura de concreto usando materiais reciclados, como cinzas voláteis de incineradores. Outra perspectiva interessante é o desenvolvimento de concreto que não use carbonato de cálcio. Em vez disso, o carbonato é produzido borbulhando dióxido de carbono de uma usina através da água do mar. • As unidades de alvenaria aumentam a massa térmica de um edifício. • Os edifícios de alvenaria têm vida útil mais longa do que qualquer outro tipo de edifício.

• As paredes de alvenaria são mais resistentes a projéteis, como detritos de furacões ou tornados. • As estruturas de alvenaria construídas em compressão, preferencialmente com argamassas de cal, podem ter uma vida útil de mais de 500 anos em comparação com 30 a 100 para estruturas de aço ou concreto armado. Quando se opta em utilizar o sistema construtivo de alvenaria estrutural se elimina o uso de uma estrutural convencional, o que contribui a alcançar diversas vantagens para o processo e produto final, diminuindo etapas, tempo e mão de obra no processo construtivo (MATUTINI, 2018). Benefícios do concreto armado A resistência adicional fornecida pelo concreto armado o torna uma escolha popular para vários setores. Muitos espaços públicos e industriais estão sujeitos a muita pressão, tornando o acréscimo de concreto reforçado particularmente benéfico (ANDRADE, 2001).

Existem muitas razões pelas quais o concreto armado é tão popular (MEHTA e MONTEIRO, 2008): • O concreto regular pode ser frágil com resistência à tração relativamente baixa em comparação com o concreto armado. • O concreto armado é usado para garantir que a estrutura permaneça resistente a danos, como rachaduras, dobras ou a devastação do tempo. • O aço e o concreto reagem às mudanças térmicas de maneira semelhante entre si, o que significa que qualquer tensão interna é evitada. O concreto armado permite que os engenheiros projetem e construam vários pavimentos. Além disso, a tensão ao definir o concreto entre os reforços de aço pode evitar rachaduras, tornando o piso mais forte (MEHTA e MONTEIRO, 2008). • Outro elemento popular do concreto armado é como ele é resistente a mudanças nas condições climáticas.

Materiais de aço e concreto reagem de maneira semelhante às demandas de mudanças de temperatura, reduzindo a probabilidade de rachaduras e fraquezas (ANDRADE, 2001). • A corrosão é um problema comum em muitos materiais de revestimento, pois são propensos a danos e desgaste ao longo do tempo. Referências ANDRADE, J. J. O. Contribuição à previsão da vida útil das estruturas de concreto armado atacadas pela corrosão de armaduras: Iniciação por cloretos. Tese de doutorado. III Seminário Científico da FACIG – 09 e 10 de Novembro de 2017 II Jornada de Iniciação Científica da FACIG – 09 e 10 de Novembro de 2017. CARASEK, H. Argamassas. In: Geraldo C. Isaia. M. Programa para dimensionamento e verificação de concreto armado, 1. ed. Rio Grande: Dunas, 2018. DE LIMA, J. R. POSTERLLI, M. C.

POSSAN, E. CARRAZEDO, R. v11i2. KRAHL, P. A. Lateral stability of ultra-high performance fiber-reinforced concrete beams with emphasis in transitory phases. p. RODRIGUES, Jéssica da Silva. Alvenaria Estrutural e sua aplicação dentro da construção civil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. Vol. TOLEDANO, Fábio Melo; ARAÚJO, José Carlos Lopes de. Alvenaria estrutural como método construtivo. TEC-USU | RIO DE JANEIRO | V. N. P. Corrosão e degradação em estruturas de concreto: teoria, controle e técnicas de análise e intervenção (2ª ed). Rio de Janeiro, Elsevier, 2018, p. ROMAN, H. Alvenaria estrutural: vantagens, teoria e perspectivas. Em: ENCONTRO NACIONAL DA CONSTRUÇÃO, 10. SALSA, T. FELTRIN, C. F. MULLER, M. F. Manhuaçú, v. n. out /dez.

260 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download