Conforme foi visto nesta unidade, planejamento estratégico é a competência da administração que auxilia gestor

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Administração

Documento 1

O segundo processo é a antecipação, que consiste em fazer indagações ou tentar adivinhar quais as novas informações que o texto trará, desde que o assunto seja conhecido e a linguagem empregada no texto seja de fácil compreensão. A inferência é uma das principais estratégias que um bom leitor pode adotar, uma vez que permite perceber e identificar no texto algo que não está explícito. A inferência pode ocorrer baseado em pistas dadas pelo próprio texto ou em conhecimentos que o leitor já adquiriu. No texto “um pé de milho” de Rubem Braga, onde há uma discussão a respeito de uma planta que nasceu no quintal, os personagens tentam adivinhar o que será aquela planta, mas o leitor, através da informação do próprio título do texto pode inferir que se trata de um pé de milho, uma vez que o desenrolar do texto é a respeito dessa temática.

A inferência pode ocorrer, não apenas no hábito de leitura, mas também ocorre na vida real, quando, a partir de ações de outras pessoas percebe-se o contexto e é possível inferir quais as consequências disso. Exemplo de texto sem coesão: “Menino sanduíche gosta”. A partir desse exemplo, é possível perceber este não passa de um amontoado de palavras, precisando de elementos que faça a ligação entre elas para que forme uma frase. A coerência é um dos principais fatores que influenciam na escrita de um texto, uma vez que o termo está relacionado com o sentido do texto, sobre como as informações são apresentadas, a razão pela qual elas estão inseridas naquele texto. Tudo o que se diz no texto deve estar contextualizado com a temática principal, para que haja coerência.

Exemplo de frase sem coerência: “Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver”. O primeiro passo para o planejamento estratégico é definir os objetivos, pois é preciso entender o que se pretende alcançar com as estratégias que serão implantadas pela empresa; o segundo passo é fazer uma análise interna, para conhecer os pontos fortes e fracos da organização, para que as estratégias sejam criadas de acordo com a necessidade da empresa, a fim de reduzir os erros e potencializar os acertos e qualidades. É preciso fazer, também, uma análise externa, para entender o ambiente na qual a empresa está inserida, para isso pode ser utilizada a análise SWOT, que examina o ambiente interno e externo da organização. A terceira etapa do planejamento é a definição de estratégias, onde os gestores estarão embasados na análise anterior e definirão estratégias no sentido de atingir os objetivos estabelecidos.

Depois de formuladas as estratégias é o momento de decidir quais devem ser implantadas na empresa e darão o retorno esperado. Após a implantação da estratégia na empresa, é preciso monitorar, no sentido de garantir que estas estão sendo executadas da forma como foi planejada e, caso sejam encontradas novas falhas, é hora de voltar o processo e iniciar o planejamento de novas estratégias empresariais.

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