Construção do Objeto a partir da Sociologia Reflexiva de Bourdieu

Tipo de documento:Discurso

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

em não ser possível apreender os espaços sociais de outra forma que não seja a de distribuições de propriedade entre indivíduos”. Visto que, “a informação acessível está associada a indivíduos” (BOURDIEU, 1989, p. Assim sendo, de acordo com Bourdieu (1989), a sociologia reflexiva disponibiliza quatro passos: o primeiro é pautado no que se espera do pesquisador, que deve agir racional e realisticamente frente o objeto estudado, no intuito de maximizar os recursos investidos e otimizar o tempo de pesquisa. O segundo passo, está ligado a exposição da pesquisa, o autor aponta que pesquisa e pesquisador se mesclam, pois quando mais o pesquisador apresenta o seu objeto mais se expõe e melhores críticas recebe, dessa maneira eleva as possibilidades de tirar maior proveito do objeto em estudo.

No terceiro ponto, se encontra a importância de conhecer pesquisas em estado inicial, para compreender o caminho percorrido e as dificuldades enfrentadas por outros pesquisadores da área. sem de início concebê-los como produtos”. Segundo Lefebvre (2006, p. o espaço (social) [. engloba as coisas produzidas, ele compreende suas relações em sua coexistência e sua simultaneidade: ordem (relativa) e/ou desordem (relativa). Ele resulta de uma sequência e de um conjunto de operações, e não pode se reduzir a um simples objeto. o capitalismo ao privilegiar os meios materiais se esquece dos aspectos da finalidade da existência humana e interioriza o egoísmo como estilo de vida, sendo esse o instrumento de ascensão social. Dessa mineira, “em lugar do cidadão formou-se um consumidor, que aceita ser chamado de usuário”.

Ainda de acordo com Santos (1993, p. os efeitos daninhos dessa metamorfose ainda se farão sentir por muito tempo, funcionam como um fator limitativo na elaboração de um projeto nacional mais consequente, já que os projetos pessoais afloram e se exprimem com um vasto componente de alienação. Acontece com a maioria da população, desprovida de meios para uma análise crítica de sua própria condição. Nesse sentido surgem projetos Brasil afora, como o projeto cultural do bairro do Desterro em São Luís-MA, que tem como objetivo incentivar e fortalecer as manifestações culturais já existentes. Outro projeto educativo, é o que acontece em Porto Alegre “constitui-se de um museu montado em uma linha de bonde histórica” (BRASIL, 2005, p. Por fim, Santos (1994, p. nos apresenta a cidade como local em que o mundo se move mais rápido, por consequência os homens também se movem mais.

É o ponto em que a convivência ensina aos homens a diferença. p. LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. O espaço do cidadão. º Ed. São Paulo: Nobel,1993. Coleção Espaços).

197 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download