CONSULTORIA PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S E DESENVOLVIMENTO DE CÓDIGO DE ÉTICA

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Posteriormente, será desenvolvido um código de ética no qual serão estabelecidos os valores e as normas gerais que regem o comportamento geral da empresa perante a sociedade em que a mesma está inserida, definindo seu padrão ético diante de clientes, colaboradores, fornecedores, governo, meio ambiente e posicionamento a respeito da corrupção. OBJETO DE ESTUDO A Construtex Tijolos Ecológicos LTDA. é uma empresa que atua no setor industrial, e realiza a produção e venda de tijolos ecológicos, feitos à base de areia, resíduos de usinas siderúrgicas e petroquímicas. A Construtex foi fundada em 03 de abril de 2016, por um jovem chamado SEU NOME no polo industrial da cidade de SUA CIDADE, a empresa tem como missão “Fazer do mundo um lugar melhor através do incentivo à construção sustentável utilizando tijolos ecológicos.

” Já sua visão, é “Ser referência no mercado de construção ecologicamente correta e sustentável no estado de seu estado. R$ 15. para capital de giro. Os recursos para o início do negócio foram obtidos através de terceiros, por meio de empréstimo com familiares. Atualmente, a empresa conta com oito funcionários na produção, dois na área administrativa e dois na área comercial para compor a equipe de trabalho, além da presença em tempo integral do empresário. A estrutura organizacional é a matricial funcional, pois cada subordinado tem seu superior definido, e as equipes são agrupadas por funcionalidade (ex. O motivo de haver mais ferramentas é que algumas vezes, auxiliares de caminhão ajudam a descarregar materiais. Porém, atualmente, a grande maioria dos caminhões que descarrega possui pás e enxadas ou são do tipo caminhão caçamba.

A armazenagem dos materiais em um local adequado é feita pelos próprios colaboradores. Melhorias: Foi determinado um local correto para descarte de resíduos decorrentes da entrega de matérias primas. Serão mantidas as 4 pás e 4 enxadas que há no local, e também os 2 carrinhos de mão, e será determinada uma área de armazenagem dessas ferramentas, com o local onde ficarão guardadas devidamente identificado, e as mesmas também serão identificadas com etiquetas. Esse processo gera uma relevante quantidade de resíduos. Melhorias: As máquinas que são manuseadas terão as áreas de manuseio devidamente identificadas. O ambiente ganhou uma área para dispensa dos resíduos correta. ÁREA DE ESTOQUE DE PRODUTOS ACABADO E EXPEDIÇÃO Estado atual: Nessa área, os tijolos são empilhados em pallets depois de já curados, contados e então despachados.

Os pallets sempre são encomendados de acordo com a demanda para evitar custos desnecessários com estoque. Será feita a identificação de cada uma delas por meio de etiquetas, e serão demarcados seus locais de armazenamento. Foi implementado um quadro de controle, onde os colaboradores indicam detalhes sobre a entrada das matérias primas, como o que foi recebido, a quantidade, data, etc. Será feita a demarcação no piso do local correto de armazenamento de cada matéria prima e das ferramentas. ÁREA DE MISTURA Estado atual: Assim como na área anterior, todas as ferramentas são utilizadas diariamente nas atividades realizadas, os itens não possuem nenhuma identificação, e não há identificação no local onde devem ficar. Não há um controle sobre as tarefas realizadas ou não, tampouco um fluxo adequado de informações sobre o que deve ser feito; todo o processo é manual, e algumas vezes há problemas na comunicação.

Melhorias: Foi feita a demarcação do local das máquinas, e as mesmas tiveram suas áreas de manuseio demarcadas. Também foi selecionado um local adequado para a limpeza dos resíduos, que deve ser feita diariamente. ÁREA DE ESTOQUE DE PRODUTOS ACABADOS E EXPEDIÇÃO Estado atual: Os produtos acabados são organizados em pallets, e isso ocorre diariamente. Sob demanda, os colaboradores utilizam materiais para controle do estoque de produtos acabados, porém a integração com os demais setores não é eficaz, e possui alguns gargalos. Não há delimitação da área de operações. As máquinas são limpas conforme a necessidade. Melhorias: Foi determinado que nesse setor a limpeza deverá ser feita pelos próprios colaboradores do setor, diariamente, ou várias vezes durante um dia, evitando ao máximo o acúmulo de resíduos.

A limpeza das máquinas deve ser feita ao fim do expediente, e problemas causadores de resíduos, como vazamento de óleo, devem ser informados a direção logo que forem percebidos. ÁREA DE ALIMENTAÇÃO DOS MOLDES, PRENSAGEM E CURA Estado atual: Nessa área, os colaboradores mantêm um nível de limpeza um pouco melhor. A alimentação dos moldes e sua prensagem gera muita poeira. PADRONIZAÇÃO ou SAÚDE (Seiketsu) ÁREA DE ENTRADA DA MATÉRIA PRIMA Estado atual: Não há nenhuma padronização nas ferramentas, atividades ou no local de trabalho. Melhorias: Serão padronizadas as ferramentas, a área de descarte dos resíduos e a área de armazenamento das matérias primas. Todas elas irão receber identificações, o que facilitará todo o trabalho.

Haverá uma imagem próxima ao local mostrando como ele deve ser mantido, para facilitar a organização. ÁREA DE MISTURA Estado atual: Não há nenhuma padronização nas ferramentas, atividades ou no local de trabalho. Melhorias: O gestor continuará acompanhando as entradas de matérias primas, e a auxiliar os colaboradores no controle dessas entradas. Foi definido um esquema de limpeza, com divisão das tarefas entre os dois colaboradores, e que foi combinada de forma justa. Será instalado um painel indicando as atividades esperadas pelo setor utilizando a nova metodologia 5s, e serão feitas avaliações periódicas para verificar se as atividades estão sendo cumpridas. ÁREA DE MISTURA Estado atual: Na área de mistura, em geral, o gestor comparece diariamente para verificar o trabalho, e também quando é solicitado.

Os colaboradores desse setor fazem a limpeza do local e das máquinas quando necessário, e muitas vezes deixam a desejar nesse sentido. O gestor gostaria de otimizar o controle sobre os estoques e as quantidades expedidas. Melhorias: O gestor irá atuar de forma mais intensa nessa área, juntamente com os colaboradores, e continuará dessa forma. Foi estabelecido que um plano de limpeza a ser seguido, que foi anexado em um quadro orientador de todas as ações esperadas depois da aplicação da metodologia 5s. DESENVOLVIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL – CONSTRUTEX TIJOLOS ECOLÓGICOS Com o objetivo da dar as diretrizes gerais aos colaboradores, a Construtex Tijolos Ecológicos desenvolveu esse Código de Ética Empresarial, que tem como objetivo agregar e fortalecer os valores essenciais que são norteadores das ações cotidianas e delimitadores da ética profissional em nossa organização.

A empresa preza como seus valores fundamentais, a sustentabilidade, a qualidade, a integridade e a transparência em relação aos seus colaboradores, consumidores, acionistas e a sociedade em geral. Também se prontifica a esclarecer quaisquer questões que venham a surgir sobre os produtos comercializados. Relações com os fornecedores A empresa se compromete a construir um relacionamento com seus fornecedores se pautando sempre pela transparência, ética e pela solução amigável de conflitos que venham a surgir, tendo como objetivo sempre o melhor resultado para ambos. Relações com os concorrentes Nas relações da empresa com seus concorrentes, esta deve se pautar pela competência e pelo comprometimento com a qualidade dos produtos oferecidos, visando sempre incentivar o mercado a buscar avanços e desenvolvimento.

Relações com o governo A empresa se compromete a honrar seus compromissos perante o governo, realizando sempre pontualmente o pagamento de seus devidos impostos, e a adequação a políticas municipais, estaduais e nacionais de forma a ser aprovada em qualquer fiscalização que venha a ocorrer. Relacionamento com o meio ambiente Além da sua atividade fim, que já é a materialização de um conceito sustentável por parte da empresa, a mesma se compromete a desenvolver cada vez mais ações sustentáveis visando reduzir os impactos causados pelas suas atividades e a preservação do meio ambiente. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MIZOGUTI, Anderson; PEREIRA, Rodrigo Carlos Marques. Etapas do processo de elaboração de um código de conduta em microempresa e empresa de pequeno porte: uma proposta.

Disponível em: <https://www. aedb. br/seget/arquivos/artigos09/337_Etica. com. br/celiomelim/2016/12/13/aprenda-a-implantar-o-programa-5s-na-sua-empresa/> Acesso em: 22 de nov. de 2018. Código de ética. Disponível em: <http://www. Disponível em: <http://artia. com/blog/conheca-alguns-estilos-de-gestao/> Acesso em: 23 de nov. de 2018. Exemplo do layout do posicionamento da fábrica. Disponível em: <http://www. php?name=Conteudo&pid=36> Acesso em: 21 de nov. de 2018. Infográfico como implantar 5s em 8 passos. Disponível em: <http://isoflex. com. br/2015/10/23/o-que-e-e-como-aplicar-metodologia-5s-em-sua-empresa/> Acesso em: 20 de nov. de 2018. O que é layout de produção. Disponível em: <http://www. sispro. Programa 5s GEAL / Como implantar. Disponível em: <http://portalpbh. pbh. gov. br/pbh/ecp/comunidade.

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