Contabilidade com base no IFRS - RESUMO E APLICAÇÃO CPCS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

CPC 00 (R2) – ESTRUTURA CONCEITUAL 5 2. CPC 26 (R1) – DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E NOTAS EXPLICATIVAS 5 2. CPC 03 (R2) – DEMONSTRATIVO DO FLUXO DE CAIXA 9 2. CPC 09 – DEMONSTRAÇÃO DO VALOR AGREGADO 11 2. CPC 16 (R1) – ESTOQUE 12 2. Pois desta forma é possível comparar os demonstrativos em qualquer país que utilize o IFRS como premissa. CPC 26 (R1) – DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E NOTAS EXPLICATIVAS O CPC 26 – Estabelece a base para a apresentação das demonstrações contábeis de modo que assegure a comparabilidade tanto das demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto as demonstrações de outras entidades. Estabelecendo requisitos gerais para a apresentação das demonstrações contábeis, diretrizes para a sua estrutura e os requisitos mínimos para o seu conteúdo. O conjunto completo das demonstrações contábeis é composto por: • BALANÇO PATRIMONIAL • DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO (DRE) • DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE • DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LÍQUIDO (DMPL) • DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA • NOTAS EXPLICATIVAS • BALANÇO PATRIMONIAL DO INÍCIO DO PERIODO MAIS ANTIGO, QUANDO ACONTECE MUDANÇA DA POLÍTICA CONTABIL • DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA) O conjunto completo das demonstrações contábeis devem ser apresentados pelo menos uma vez ao ano.

Os demonstrativos que estou utilizando como base são os da empresa Braskem e a política de divulgação dos demonstrativos contábeis seguidos por ela, são divulgá-los a cada trimestre e ao final do exercício contábil uma divulgação com o ano consolidado. As decisões econômicas tomadas pelos usuários exigem avaliar a capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, e quando aconteceu e o grau de certeza que produziu. O objetivo do CPC 03 é solicitar informações sobre Mudanças históricas no caixa e equivalentes de caixa da entidade Demonstração do fluxo de caixa, que classifica os fluxos de caixa atuais como atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Abaixo podemos verificar a DFC (Demonstração de Fluxo de caixa) comparando a movimentação de Jun/22 com Jun/21.

E foi possível verificar a melhora no fluxo de caixa comparado ao exercício anterior, mostrando uma recuperação pós pandemia. CPC 09 – DEMONSTRAÇÃO DO VALOR AGREGADO O objetivo deste CPC é criar critérios para elaboração e apresentação da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), a qual representa um dos elementos componentes do Balanço Social e tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição, durante determinado período. Ao analisar as notas explicativas, não consegui identificar o método de valoração de estoques utilizado. CPC 06 (R2) – ARRENDAMENTO MERCANTIL Este CPC estabelece critérios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação dos arrendamentos. E possui como objetivo garantir que os arrendatários e arrendadores forneçam informações relevantes, que representem fielmente essas transações.

Assim fornecendo informações suficientes para que os usuários das demonstrações contábeis possam avaliar o impacto desses arrendamentos na posição financeira da empresa. A mensuração dos contratos de arrendamento deve ser feita com o valor total do contrato no Passivo a valor presente e o valor de juros ser contabilizado em uma conta redutora do passivo e o restante ser mensurado como ativo. • Qualquer custo que possa ser diretamente atribuído ao ativo referente a instalação ou reforma necessária para que o ativo seja colocado em uso, deve ser adicionado ao valor do ativo. • Caso exista uma estimativa de custo para desativar esse imobilizado esse valor deve ser considerado no valor do ativo. Abaixo segue as informações que constam no demonstrativo contábil da Braskem referente ao ativo imobilizado.

E em nota explicativa foi sinalizado que não foi identificado nenhum item para que seja efetuado o Impairment. CPC 04 (R1) – INTENGIVEL O Objetivo desse CPC é definir a tratativa contábil dos ativos intangíveis estabelecendo que as entidades devem reconhecer um ativo intangível apenas se determinados critérios sejam atendidos. Nas notas explicativas da Braskem, possui um extenso descritivo referente ao andamento de todas as ações judiciais provisionadas e a justificativa de algumas provisões como por exemplo a provisão para recuperação de danos ambientais que é um gasto provável futuro e como o valor não foi definido ainda é provisionado, assim atendendo os critérios do CPC 25. Parecer final Com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, foi possível identificar a utilização dos CPC’s nos demonstrativos contábeis da Braskem.

E no meu ponto de vista, as notas explicativas são a parte mais importante dos demonstrativos, pois através delas é possível ter a visão da equipe que elaborou os demonstrativos e dessa forma facilitando na tomada de decisões. Referências RELAÇÕES com Investidores. S. Disponível em: http://www. cpc. org. br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos. Acesso em: 17 ago.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download