CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESCOLAR

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

png Você já sofreu algum desse risco? Conhece todos eles ou se lembra de algum que esteja faltando? E o que você faria caso sofresse algum desse risco? VOCÊ SABIA QUE HÁ UM TEMPO MÁXIMO DE EXPOSIÇÃO AOS RUÍDOS POR DIA? Atividade rápida: você sabe identificar qual o tipo de risco abaixo? Você sabe como esses riscos são identificados? Equipamentos de medição são utilizados para identificar alguns desses agentes, como, por exemplo: Agora é a sua vez! Pesquise outros tipos de equipamentos utilizados para identificar alguns desses riscos. Caso não seja preciso o uso de um equipamento, como você poderá identificá-los? PPRA – NR 9 Existe uma norma que regulamenta que toda empresa deve elaborar o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos e Acidentes, pois, assim, os riscos num ambiente escolar ou de trabalho possam ser identificados em cada ambiente, de modo que eles sejam visíveis e colocados na entrada do estabelecimento.

Modelo de um PPRA em uma empresa - transportadora É importante ressaltar que não existe um modelo padrão de PPRA, pois ele varia conforme o ambiente de trabalho. Viu? Cada risco foi identificado em cada ambiente da empresa pelo profissional de segurança responsável assim como o que possa ser feito como medidas de controle para que não aconteça nenhum acidente posteriormente. E esse é o principal motivo da elaboração do PPRA: evitar que acidentes aconteçam dentro de um local a partir da identificação dos riscos. Nele, constam a gravidade desse risco através de círculos pequenos, médios e grandes e qual o tipo de risco de acordo com a cor. Sua elaboração é fundamental para evitar acidentes e promover a conscientização de todos ao percorrerem o ambiente.

Simbologia utilizada: É a NR 9 – PPRA que prevê a elaboração do mapa de risco, após o levantamento de todos os riscos no ambiente, tendo como responsável a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. É preciso conhecer bem o local antes de fazer o mapa de risco, pois todos os riscos precisam estar inseridos, bem como sua gravidade. Você já viu um mapa de risco em algum lugar? MODELO DE MAPA DE RISCO Fonte: http://masterprevtec. com/p/cipa. html Atividade extra: Ver Anexo III CIPAE Crianças são vulneráveis às ocorrências de acidentes e isso acarreta em programas voltados para orientação sobre os riscos de acidentes nessa idade. A principal visão da CIPAE é a busca pela melhoria da qualidade do ensino CIPAE – Adequação do modelo da CIPA Do processo eleitoral: A CIPAE será composta de representantes dos alunos e professores.

Os representantes dos professores, titulares e suplentes serão por eles designados. Os representantes dos alunos, titulares e suplentes, serão eleitos mediante votação entre todos da escola. As reuniões da CIPAE terão atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cópias para todos os membros. As atas devem ficar à disposição de todos da escola. As reuniões extraordinárias poderão exceder os 30 minutos e ser realizadas em qualquer dia e hora da semana. Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando: a) houver denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência; b) ocorrer acidente na escola grave ou fatal; c) houver solicitação expressa de uma das representações. As decisões da CIPAE serão preferencialmente por consenso.

noções sobre acidentes e doenças decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; 4. princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; 5. organização da CIPAE e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão. O treinamento terá carga horária de dez horas, distribuídas em no máximo 2 horas diárias e será realizado durante o horário escolar. O treinamento poderá ser ministrado pelo professor da classe, diretor ou profissional competente que possua conhecimentos sobre aos temas ministrados. Pequenos gestos no dia a dia tornam as atividades mais seguras e a vida longe de riscos à saúde. TRABALHO EM EQUIPE O trabalho em equipe é extremamente importante para o desenvolvimento humano, pois ele estimula a criatividade e desenvolve habilidades capazes de trazer melhores resultados do que trabalhos feitos de forma individual.

Além disso, o indivíduo aprende a se expressar, a ter ideias inovadoras, a ter a curiosidade mais aguçada e a respeitar seu espaço dentro da equipe, sabendo a hora certa de ouvir e falar. Entretanto, trabalhar com pessoas que possuem diferentes opiniões e pensamentos, faz com que esse trabalho possa ser estressante, tendo em vista os conflitos que poderão ocorrer ao longo desse trabalho. Sendo assim, é preciso saber lidar diante das diferenças. Vamos fazer uma breve atividade? Reúna-se em equipe com os seus colegas, de no máximo 4 pessoas, e elabore um manual de motivação para que vocês possam praticar todos os dias. Cada equipe formará uma lista com 5 ações que vocês irão executar ao longo do ano para motivar tanto os alunos quanto os professore e, assim, a turma se deterá de uma lista com várias ações a serem realizadas no dia a dia.

Que tal? Todos os dias ao chegarem à escola você não sabe como foi o dia anterior do seu colega, sendo assim, é preciso tratá-lo com cordialidade para que o ambiente seja tranquilo no decorrer do dia e que não haja impedimentos na comunicação no decorrer das aulas. Para isso, é preciso respeitar as diversidades dentro da sala para que todos recebam essa motivação de igual maneira, sem que uns sejam tratados diferentes do outro. E você, já tratou alguém por ser, pensar ou agir diferentemente de você? O que é diversidade para você? Assistir vídeo: https://www. ANEXO II Vamos elaborar um mapa de risco da escola? Imagine que esse é o mapa da sua escola. Identifique os principais setores e classifique-os quanto aos riscos de acordo com as cores que representam e o tamanho do círculo conforme o grau do risco.

ANEXO III Recorte e cole essas imagens pela sala de aula a fim de alertar todos durante o período letivo. Pensar antes de agir muda o foco para atos seguros dentro da escola. ANEXO IV Nesta atividade, vamos eleger os membros da CIPAE, quem gostaria de se candidatar? Para essa eleição, você poderá seguir o fluxo da CIPA! Você poderá fazer com toda a escola ou apenas com a classe. Dê às duplas cinco minutos para executar essa tarefa. • Os dois devem achar um jeito de um entender o que o outro está dizendo para conseguirem reproduzir a figura. • Ao final, eles devem comparar os desenhos para verificar se conseguiram se comunicar de forma efetiva e conversar sobre o processo e as possíveis falhas na comunicação. Para analisar: • Como a pessoa que recebeu o desenho passou instruções para a outra? • Como a pessoa que desenhou recebeu as informações? • Eles tiveram paciência um com o outro ou se irritaram ao longo do processo? • Quais foram as principais dificuldades no processo? ANEXO VI Fonte: https://www.

dds. Vocês preparam os seus filhos para o enfrentamento das diversidades fora do ambiente familiar? 7. Como vocês avaliam o seu papel frente às diversidades que o seu filho pode enfrentar? REFERÊNCIAS Dinâmica: Desenho às cegas. Disponível em < http://blog. gazinatacado. com. com. br/legislacao/nr/nr5. htm> Acesso em 28 dez 2018.

136 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download