CONTRIBUIÇÃO DAS PRINCIPAIS TEORIAS PSICOLÓGICAS AO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Outro ponto é a questão da inteligência, que é adquirida pelo reconhecimento da linguagem. O ser humano está integrado a sociedade, absorvendo cultura, socialização e linguagem que promovem seu desenvolvimento, não tem como biologicamente o indivíduo se desenvolver sem a interação com o âmbito social e cultural. O sujeito passa por estágios desde criança e apresenta uma característica de socialização. O estágio sensório motor de 0 a 2 anos, a criança só desenvolve a inteligência individual começando a se moldar, não há socialização nenhuma, não tem reconhecimento do outro. O estágio pré-operatório de 2 a 7 anos onde prevalece o egocentrismo, uma contradição na fala, sem raciocínio lógico e sem autonomia de escolha.

A operação dos sistemas simbólicos são as instituições, as linguagens, a culturas, que são criadas pela sociedade, para compreender a realidade, o sujeito precisa aprender a operar esses sistemas para o desenvolvimento do raciocínio e a capacidade de pensar e reconhecer. Quanto mais o sujeito desenvolver a capacidade de abstrações e generalizações, ele amplia a capacidade de aprendizagem entendendo os conceitos produzidos pela cultura, politica, democracia, angustia, amor e vários outros conceitos que são adquiridos espontaneamente pela carga histórica sócio cultural ou científicos que se aprende com estudos, livros, palestras, pesquisas, cursos, etc. Podemos entender que a contribuição do autor na educação é a compreensão da razão de entender o desenvolvimento interno da aprendizagem, o que a criança hoje precisa da ajuda do professor para aprender, amanhã pode ser que consiga fazer sozinha, essa relação erro e acerto não pode ser visto como incapacidade e sim um processo estimulador, um processo de construção e reconstrução do indivíduo.

Wallon possui uma base Marxista, que para compreender o homem, as ideias, a cultura que estão em constante transformação, com base no materialismo dialético que estamos constantemente superando as realidades propostas em um processo continuo de tese, antítese e síntese, estando o ser humano frequentemente em transformações, sendo uma estrutura orgânica que se relaciona com a cultura. O sujeito se desenvolve a partir do ato motor, sendo a fase inicial de desenvolvimento, conforme o tempo vai passando o indivíduo se concentra nas ações reflexivas, mentais, o autoconhecimento, ganhando maturidade para proporcionar melhor para si mesmo. As teorias da aprendizagem de Vygotsky, Piaget, Wallon e Ausubel, são consideradas Interacionistas pois resgata a perspectiva do sujeito, com seu código genético e sua expressão biológica e o ambiente vivido, inclusive no campo emocional.

O profissional da educação tem a obrigação de conhecer as teorias e aplicá-las da melhor maneira em situações e momentos necessários. Devemos observar como o sujeito está interagindo em relação as trocas, aos relacionamentos com o outro. Muito importante na educação como a mediação do professor com o aluno, essa forma de interagir com o conhecimento prévio do sujeito e do objeto, torna o desenvolvimento da aprendizagem construtivo. O desenvolvimento cognitivo segundo os autores começa na primeira infância, nos cuidados familiares com o bebe, recebendo os estímulos necessários para o crescimento e desenvolvimento, quanto melhor essa interação sócio afetiva, melhor o desenvolvimento cognitivo do sujeito. S. A Formação Social da Mente (4. ªed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda.

VYGOTSKY, L.

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