CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO PROCESSO EDUCACIONAL

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Lingua Portuguesa

Documento 1

Sua postura profissional, atitudes, concepções e intervenções são fatores que determinam o sucesso ou fracasso de seus educandos. Quando estes vêm para a escola, trazem consigo uma variedade de vivências que podem ser o ponto de partida para que a aprendizagem seja significativa. Devido aos avanços tecnológicos e as mudanças na sociedade, o professor de Língua Portuguesa precisa de ferramentas novas cada vez mais para apoio em suas aulas. No tocante à leitura, ele precisa estar munido de criatividade e formas de motivar o estudante a ler, uma vez que a tecnologia facilita as informações, com isso a leitura de livros não fazem parte do cotidiano do educando, porque ele faz leituras rápidas e superficiais nos meios eletrônicos, sem analisar criticamente o que lê.

O Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura é um desafio para muitos professores no Brasil. Não é fácil se desvincular de um método por meio do qual se foi educado e acostumado a ele, porém, é necessário compreender que, assim como o público atendido, hoje, nas escolas, a sociedade, os costumes, sofrem mudanças ao longo do tempo. O advento das tecnologias, as novas maneiras de se comunicar, enfim, as novas possibilidades de interação, obriga-nos a acompanhar as mudanças desse novo público discente. Para ensinar e motivar o estudante a ler, o professor precisa ser também um leitor e acompanhe o processo das práticas sociais de leitura atuais, use teorias e tecnologias que o ajudem a aumentar o repertório de leitura de seus educandos.

O professor precisa mostrar para os estudantes que ele também é um leitor e também está atualizado com as tecnologias. O estudante dialoga com o texto, o professor é apenas um mediador que testemunha esse diálogo, o que acaba por ser uma leitura do diálogo do estudante com o texto (GERALDI, 2006). Dessa forma, essas atividades se tornam significativas para a compreensão e a relação com a realidade, possibilitando a formação integral do indivíduo. Seguindo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, o professor precisa usar: [. uma prática constante de escuta de textos orais e leitura de textos escritos e de produção de textos orais e escritos, que devem permitir, por meio da análise e reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos, a expansão e construção de instrumentos que permitam ao aluno, progressivamente, ampliar sua competência discursiva (BRASIL, 1998, p.

Segundo Geraldi (2006), a produção de texto oral ou escrito possui um ponto de partida e outro de chegada para todo o processo de ensino-aprendizagem de língua, uma vez que a língua se mostra no texto e requer formas e uso discursivo. Esse uso da língua reforça a necessidade da utilização de textos, sejam orais ou escritos, como recurso fundamental para o ensino da língua, embora ainda haja muitas escolas que priorizem o ensino da gramática descontextualizada, por meio de frases soltas e sem a relação do aluno como “sujeito no uso da linguagem. Para criar essas condições o professor de escolher textos para praticar os conteúdos trabalhados, em uma prática pedagógica, sem deixar de observar as especificidades de seus educandos.

Nesse sentido, existem fatores que são pontuais: O professor precisa fazer sua seleção levando em consideração vários fatores, como a idade dos alunos, suas habilidades linguísticas, suas necessidades de conhecimento para uma efetiva participação social e para seu crescimento intelectual, a ocorrência de eventos que possibilitem a produção de textos e sua circulação dentro e fora da escola. Lopes-Rossi (2008, p. Escolher um texto para trabalhar em sala, sem antes analisar os caminhos a seguir, as condições para sua aplicação e os resultados reais e significativos para a vida do aluno, pode representar um trabalho meramente vazio, fadado ao fracasso como tanto outros. A leitura de um texto, compreende, por exemplo, pré-leitura, identificação de informações, articulação de informações internas e externas ao texto, realização e validação de inferências e antecipações, apropriação das características do gênero (BRASIL, 1998, p.

A leitura literária permite a inserção do indivíduo ao mundo sociocultural, com múltiplas possibilidades de mundos com seus significados. Por isso, é fundamental que a escola trabalhe textos literários com seus estudantes, uma vez que eles permitem ao leitor perceber o poder que a Literatura possui por ela transportar a língua e a Cultura de um povo ou de um grupo. Do ponto de vista linguístico, o texto literário também apresenta características diferenciadas. Embora, em muitos casos, os aspectos formais do texto se conformem aos padrões da escrita, sempre a composição verbal e a seleção dos recursos linguísticos obedecem à sensibilidade e a preocupações estéticas. Nesse processo construtivo original, o texto literário está livre para romper os limites fonológicos, lexicais, sintáticos e semânticos traçados pela língua: esta se torna matéria-prima (mais que instrumento de comunicação e expressão) de outro plano semiótico [.

Brasília/DF: MEC/SEF, 1998. Concepções de linguagem e ensino de leitura em língua materna. Pelotas, v4, n2, p. GERALDI, J. Wanderley. R. Org. Gêneros do discurso, leitura e escrita: experiências em sala de aula. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008 MORAIS, Antônio Manuel P. Distúrbios de aprendizagem. ZILBERMAN, Regina. Fundamentos do texto literário. ed. Curitiba: IESDE, 2013.

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