COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Os objetivos específicos é reconhecer a atuação do coordenador dentro do ambiente escolar e patentear o pensamento de que a prerrogativa deste profissional é de fiscalizar e substituir o professor. O artigo justificou em conhecer a complexidade do docente na ação do ensino aprendizagem. A importância da pesquisa é apontar os encargos do coordenador pedagógico e do professor. Pra acabar com a imagem de que o coordenador é um faz tudo. A proposta do artigo é delibera sobre os encargos do coordenador pedagógico e do professor frente ao processo ensino-aprendizagem. a supervisão educacional é particularmente política", foram alterando-se ao longo do tempo, estão unidas as raízes, este profissional teve personalidade controladora, ainda nota certa suspeita na atuação desta função dentro das escolas. No anfêmero escolar o coordenador pedagógico é obrigado a fazer atividades que não são sua responsabilidade.

Embora corriqueira à realidade escolar, consideradas caraterísticas à sua função. É essencial que o coordenador pedagógico consolide a tarefa em seguir as atividades dos professores em sala de aula, ele tem a oportunidade de discutir e analisar os problemas pertencentes ao contexto, com uma expectativa atípica e extensa. O coordenador pedagógico provoca no professor outra concepção, aceitar a chance de mudar a realidade e acreditar na escola como um espaço apropriado para aplicar um ensino-aprendizagem de qualidade. Falcão (1994, p. afirma: Problemas ligados às características de vida do aluno, o seu ambiente familiar, às suas relações com os pais, às suas condições de saúde e nutrição; igualmente aspectos ligados à sua história escolar, seu aproveitamento em outras séries e outras matérias, suas relações com outros professores e com colegas; todos esses aspectos, ligados à vida do discente fora da sala de aula, interferem no seu aproveitamento e, consequentemente no trabalho do professor/coordenador.

Resolver conflitos sociais, econômicos e familiares, substituir o professor porque faltou estruturar a agenda da biblioteca, ajudar os funcionários da secretaria, inspecionar o fluxo de alunos, faz os coordenadores afaste do seu objetivo na escola, com hábitos tecnológicos, temos que exercer não só a aprendizagem como de forma geral tudo, conversa com pais dos alunos ou com pais que nem vão na escola, que não aparecem na reuniões. Muitas atividades ficam na conta do coordenador. Com isto muitos não dão conta da função, a qual foi demandada a fazer, a formação continuada dos professores. O coordenador tem papel essencial no ambiente escolar, é dele o papel de fortalecer as relações com as pessoas, com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

A escola deve perceber que, tem que compartilhar a responsabilidade com os pais, por isso é muito importância à presença dos pais em todas as decisões das escolas. O coordenador pedagógico sugere estudos, discussões e revisão do Projeto Político Pedagógico da escola, estimula os projetos didáticos e assegura a ação pedagógica, conduz o processo avaliativo escolar e institucional e cogita as perspectivas organizacionais do ensino: organiza as reuniões pedagógicas; o horário escolar; as turmas; distribuição de professores; organiza e conservação de material e equipamentos didáticos; planeja e coordena o Conselho de Classe. O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM Por muito tempo a prática educativa foi concentrada no professor. O professor repassava os conteúdos e os alunos absorviam ou memorizavam sem reflexão ou indagação.

estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, promulgando a todo cidadão o direito a educação, envolvendo processos formativos que desenvolve desde da família às manifestações culturais. A lei disciplina a educação escolar desenvolva por meio do ensino na escola, no artigo 13 da LDB citado nos PCNs (Ensino Médio, p. que tem o titulo “Da Organização da Educação Nacional”, trata das funções do professor: I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; III. Considerações Finais O resultado dos estudos realizados para a construção do presente artigo, conclui que o coordenador pedagógico é o principal no espaço escolar, por buscar interatuar com os envolvidos no processo ensino-aprendizagem protegendo as relações interpessoais de modo saudável, valorizando a formação do professor e a sua, ampliando habilidades para lidar com diferenças com o proposito de ajudar permanentemente na construção do ensino de qualidade.

E que como ator principal conheça o seu ambiente de trabalho, apresentando ideias e conhecimentos, edificando seu papel essencial na escola e desenhando suas metas de mudar, formar e articular. O que aprendemos é que o coordenador pedagógico tem que desempenhar na escola a função que lhe imputada e a qual ele se persuadiu, a escola não alcançará seu principal objetivo o de propiciar um ensino de qualidade aos seus alunos. È bom citar mais uma vez as funções do coordenador pedagógico: elaborar todas as ações pedagógicas, curriculares, didáticas e organizacionais, e com relação do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, dando ajuda pedagógico-didática direta e assessoria a professores, pela observação de aulas, entrevistas, reuniões de trabalho junto os professores, pesquisa; apoio nas práticas de organização e gestão, fazendo exercício de liderança, criação e desenvolvimento a atmosfera de trabalho colaborativo, gestão dos vínculos interpessoais, ato de desenvolvimento pessoal e profissional dos educandos.

Ampara e dar apoio direto aos alunos com dificuldades transitórias no aprender de leitura, escrita e cálculo, além do tempo letivo, e organiza o atendimento a alunos com necessidades educativas especiais. BRASIL. Pró Letramento: Programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: Guia Geral. Brasília: MEC/SEB, 2007. BRUNO, E. B. In: PAQUAY, Léopold et al. Org. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2ª ed. São Paulo: Artmed, 2001 p. CLEMENTI, N. Org. O coordenador pedagógico e a educação continuada. ª ed. São Paulo. Loyola, 2003 p. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. LAKATOS, M. São Paulo: Cortez, 1994. MEDEIROS, Luciene; ROSA, Solange. Supervisão Educacional: Possibilidades e Limites 2ª ed.

São Paulo: Cortez, 1987. NÓVOA, A. O. de. Planos de curso para a 1ª série ginasial (desenho). Escola Secundária. n. M. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de, PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org. O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. ª ed. RANGEL, M. Considerações sobre o papel do supervisor, como especialista em educação, na América Latina. In: SILVA JÚNIOR e RANGEL M. Orgs. Nove olhares sobre a supervisão. C. Supervisão Educacional: Uma reflexão crítica. ed, Vozes: Petrópolis,1987. pág. SOUZA, V. Pesquisa no Google, em site de pesquisa de coordenação. SOUZA, V. L. T. O coordenador pedagógico e a constituição do grupo de professores.

41 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download