Coronavírus - artigo de reflexão

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

E, em 24 de janeiro, o seu relatório foi publicado no The Lancet. No dia 12 de janeiro de 2020 a TV chinesa anunciava a existência de um "novo surto viral” que foi detectado pela primeira vez na cidade de Wuhan, China, no dia 12 de dezembro de 2019. Esta cronologia serve para nos situar no tempo e entender a origem da Pandemia – como foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde-OMS - em 11 de março, quando o vírus já havia matado mais de 4 mil pessoas em 118 mil casos e, em 114 países. Em 31 de março, quando comecei a escrever este artigo, o coronavírus já fazia vítimas no Brasil (201 mortes em mais de 4 mil casos), o primeiro caso relatado foi de um homem, em São Paulo, que havia retornado da Itália, um dos países mais afetados.

Como se projetara, os casos continuaram aumentando. Sendo que grande parte desses, sem meios e recursos para se manter, caso dos autônomos, trabalhadores informais, desempregados ou subempregados. Se, de um lado, o isolamento social é a principal arma para o combate, do outro, a sobrevivência também pesa na hora das decisões políticas e econômicas. A rotina mundial mudou. A imagem do papa Francisco, divulgada pela televisão e Redes Sociais rezando sozinho em plena Praça do Vaticano retrata esta nova realidade. As igrejas fecharam; As emissoras de TV tiveram que refazer sua grade de programação, seja para munir de informação a população, seja para se adequar à impossibilidade de reunir seus elencos para gravações ou acolher o público em programas de auditório e manter o entretenimento e o noticiário diários.

A primeira proposta é de uma Bioética Global: “para dar voz a uma visão e a uma abordagem ampliada da ética em relação à saúde, à doença, à vida e à morte, à sociedade, à biopolítica e às políticas públicas” (PESSINI, 2019, p. Esta seria uma proposta de Van Rensselaer Potter, cujas principais características são: 1) Orientada para o futuro: para se evitarem desastres, tais como guerra nuclear ou catástrofes ecológicas, necessitamos desenvolver visões positivas do futuro. O objetivo último da bioética para Potter é a sobrevivência da humanidade a longo-prazo. Interdisciplinaridade: os problemas da humanidade são multidimensionais, e enfrentá-los implica que temos de relacionar diversos tipos de conhecimento, de diferentes disciplinas, tais como biologia básica, ciências sociais e humanidades. Os seres humanos são parte da natureza (meio-ambiente): eles são parte do ecossistema que inclui solo, água, plantas e animais.

Cada ato ou ação que vemos em cada pronunciamento das autoridades médicas ou políticas nos remetem aos enunciados acima que deveriam servir de parâmetros em busca do bem maior que é a pessoa (indivíduo) dentro de uma comunidade (social). Uma questão que se colocou aqui no Brasil, diante da crise provocada pelo coronavírus, e provavelmente em outros países, foi a dúvida entre salvar vidas ou proteger a economia. À luz da bioética, é possível traçar caminhos em busca do bem comum. E a Biopolítica, o que poderia trazer de contribuição? Michel Foucault (1926-1984), circula entre os grandes filósofos do século XX. Seu pensamento é abrangente e permeia os mais variados temas contemporâneos. Este pensamento se insere no contexto do capitalismo onde proteger a vida passa a valer muito mais como força de trabalho e de produção.

Revel (2006, p. apud, Wermuth, 2017, p. assim define: “Nesse contexto, a vida só é útil porque é, ao mesmo tempo, sã e dócil, ou seja, medicalizada e disciplinarizada”. A vida biológica convertida em objeto da política. “Trabalhando em uma ampla variedade de papéis e em muitos contextos diferentes, os enfermeiros geralmente são os primeiros e únicos profissionais de saúde que as pessoas veem para atender suas necessidades de cuidados de saúde”.  A enfermagem, afirma ainda o editorial, é essencial para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças demográficas e pelas crescentes demandas de assistência à saúde. De fato, neste ano em que o mundo deveria comemorar e buscar a valorização do profissional da saúde, de forma mais específica, o enfermeiro, a pandemia mundial do Covid-19 convoca todos a mais uma luta e doação para salvar milhões de vidas.

A BBC News Brasil também noticiou a situação dos profissionais de saúde ao redor do mundo nesta luta, afirmando que: “eles têm pagado um alto preço: milhares foram infectados e há um número crescente de mortos entre eles”. Apesar dos equipamentos de proteção e das máscaras (escassos em muitos países), médicos, enfermeiros e outros profissionais da área parecem tender a contrair mais o vírus que a maioria das pessoas, e talvez a desenvolver sintomas mais graves. profissionais da área foram infectados na Itália. Na Espanha, o novo coronavírus atingiu cerca de 6. profissionais de saúde. Na China, até o início de março, o governo divulgou que quase 3. membros dessa linha de frente contraíram o vírus.

REFERÊNCIAS BBC News Brasil. Edição de 1 abril 2020. Disponível em: https://www. bbc. com/portuguese/internacional-52119508 BRASIL. Bioética e ética profissional. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2007. LAUDATO SI: Carta encíclica do santo padre Francisco sobre o cuidado da casa comum. Roma, 2015. PESSINI, L.

108 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download