CURRICULO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A elaboração de um currículo requer compreensão desse processo de educação e planejamento para que na prática as teorias curriculares sejam efetivadas com sucesso. O trabalho a seguir abordará com mais precisão, baseando-se em pesquisa bibliográfica, a compreensão acerca da avaliação e planejamento do currículo. São duas vertentes educacionais que estão entrelaçadas no cotidiano escolar, fazem parte do desenvolvimento das atividades que serão apresentadas aos alunos no decorrer do período letivo. PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Avaliação. O currículo é permeado de ideologias, culturas e relações de poder. É o documento onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, realidades e perspectivas. A elaboração de um currículo envolve planejamento educacional, práticas pedagógicas, metodologias, conteúdos e avaliação.

O planejamento educacional é necessário para servir de base de uma educação básica comum aos cidadãos, isso não quer dizer que a escola não tenha a possibilidade de aplicar os conteúdos de maneiras diversas, lavando em consideração as características individuais da escola, da comunidade em que está inserida e de seus alunos. O processo avaliativo assim como o currículo escolar, exige planejamento, é necessário que seja cuidadosamente preparada a avaliação para que o aluno seja cuidadosamente observado e avaliado de acordo com seu desenvolvimento, participação e aprendizado. A elaboração desse tipo de planejamento requer a proposição de objetivos em longo prazo que definam uma política da educação. É realizado pelo Governo Federal, através do Plano Nacional de Educação e da legislação vigente.

Através daí é que conseguimos estabelecer formas de atuação e calcular os custos necessários à realização dos objetivos a fim de aperfeiçoá-lo ao sistema educacional. CONCEIÇÃO, et al. p. Cada detalhe cultural, social, de faixa etária, de necessidades e curiosidades dos educandos precisam ser observados e levados em consideração na elaboração do planejamento curricular escolar. Os currículos educacionais são elaborados para servir de base aos professores durante seu trabalho, possui teorias, conteúdos e objetivos que precisam ser trabalhados na escola, em determinada série. O currículo é permeado de ideologias, culturas e relações de poder. É o documento onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, realidades e perspectivas. A elaboração de um currículo envolve planejamento educacional, práticas pedagógicas, metodologias, conteúdos e avaliação.

Entretanto, o professor deve estabelecer e respeitar princípios e critérios refletidos coletivamente, referenciados no projeto político pedagógico, na proposta curricular e em suas convicções acerca do papel social que desempenha a educação escolar. Este é o lado da legitimação política do processo de avaliação e que envolve também o coletivo da escola. Ao avaliar seu aluno o professor precisa levar em consideração o desenvolvimento e as habilidades individuais de cada aluno, precisa atentar para a capacidade do aluno, precisa observar como seus alunos aprendem, para quando organizar seu trabalho, suas atividades, considerem o individualismo e as habilidades de cada aluno. Se a escola é o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos, sejam eles das aprendizagens, da dinâmica escolar ou da própria instituição, não deve ficar sob a responsabilidade apenas de um ou de outro profissional, é uma responsabilidade tanto da coletividade, como de cada um, em particular.

O professor não deve se eximir de sua responsabilidade do ato de avaliar as aprendizagens de seus estudantes, assim como os demais profissionais devem também, em conjunto com os professores e os estudantes, participar das avaliações a serem realizadas acerca dos demais processos no interior da escola. O processo de avaliação tem a função de: diagnosticar, em que visa a caracterização do aluno no que diz respeito a interesses, necessidades, conhecimentos e ou habilidades, previstos pelos objetivos educacionais propostos, e à identificação de causas de dificuldades de aprendizagem; retroinformar, busca a verificação dos resultados alcançados durante ou no final da realização de uma etapa do processo de ensino-aprendizagem, para replanejar o trabalho com base nas informações obtidas; favorecer o desenvolvimento individual, é atribuída à avaliação a possibilidade de atuar como fator que estimula o crescimento do aluno, para que se conheça melhor e desenvolva a capacidade de auto-avaliar-se.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os documentos legais que servem de base para a educação básica são essenciais no processo educacional. Toda atividade social, que envolve as políticas públicas, a formação cidadã, o desenvolvimento de pessoas e de comunidades, precisam ser mediados por um planejamento, por objetivos que serão colocados em prática na realidade escolar. A teoria se difere da prática, mas isso não quer dizer que o currículo escolar e seu planejamento não podem mediar o trabalho do professor e dos profissionais da educação, é fundamental que haja uma conciliação entre o que é teoricamente elaborado com o que acontece na prática. As escolas podem mudar suas práticas pedagógicas, suas formas de avaliação considerando as características de seus envolvidos e suas necessidades, mas fará o seu trabalho com base em documentos legais que irão lhe garantir legitimidade e autoridade dentro de uma comunidade de sujeitos que fazem parte do seu processo.

Brasília. SILVA, Maria Cristina da; et al. O currículo escolar e suas múltiplas funções: GT8 Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas).

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