CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Adotamos o princípio de que o campo do currículo possui uma interseção entre o oficial e o real sobre a qual se constroi uma prática pedagógica. Assim, currículo é definido como um projeto, cujo processo de construção e desenvolvimento é interativo e abarca várias dimensões, implicando unidade, continuidade e interdependência entre o que se decide ao nível do plano normativo, ou oficial, e em nível do plano real, ou do processo de ensino-aprendizagem (PACHECO, 2005, p. Vários são os aspectos durante o percurso do desenvolvimento curricular de que o professor abre mão para avaliar as aprendizagens dos alunos. Mediante a sua concepção de educação, currículo, ensino e avaliação, estes aspectos podem estar mais voltados para a avaliação do conhecimento aprendido pelos alunos (avaliação instrucional) bem como do seu comportamento, atitudes e valores (avaliação disciplinar e valorativa).

Essas avaliações estabelecem os critérios avaliativos em que os docentes dos anos iniciais de escolarização se baseiam para emitir uma análise crítica de valor sobre as aprendizagens dos alunos, transformados, durante ou ao final do processo avaliativo, em notas, conceitos, pareceres, classificações, entre outros. É natural que seja assim, pois, como todo trabalho pedagógico se fundamenta em pressupostos de natureza filosófica, a escola e o professor tornam evidentes suas visões de mundo, assumindo posturas mais tradicionais ou mais libertadoras no desenvolvimento do currículo. “Os currículos são a expressão do equilíbrio de interesses e força que gravitam sobre o sistema educativo dado num momento, enquanto que através deles se realizam os fins da educação no ensino escolarizado”.

Por isso, querer reduzir os problemas relevantes do ensino a problemática técnica de instrumentalizar o currículo supõe uma redução que desconsidera os conflitos de interesses que estão presentes no mesmo. O currículo, em seu conteúdo e nas formas através das quais se nos apresente e se apresenta aos professores e aos alunos, é uma opção historicamente configurada, que se sedimentou dentro de uma determinada trama cultural, política, social e escolar, estando carregado, portanto, de valores e pressupostos que é preciso decifrar” (SACRISTAN, 2000 p 17). Nesse sentido, o currículo destaca-se como elemento singular para ressignificar a maneira como os conteúdos educacionais são distribuídos abordados socialmente, absorvendo 4 características culturais, econômicas, sociais e políticas no qual está inserido. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas.

Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas. Nesse sentido para Jacomeli (2008), contextualizando a utilização curricular em tempos neoliberais, urge a articulação de um amplo movimento dos educadores para entender as propostas de determinadas políticas educacionais que chegam nas escolas, via currículo escolar. CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: CONCEITOS E ADAPTAÇÕES. Disponível em: <https://www. nucleodoconhecimento. com. br/educacao/curriculo-e-avaliacao-conceitos-e-adaptacoes> Acesso: 13 abril 2018 NUNES, Cely do Socorro Costa; PAIXÃO, Carlos Jorge.

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