CURRÍCULO REFERENCIAL DE MURIAÉ

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Considerando-se a necessidade de delimitar um foco, partiu-se para o “Currículo Referencial do Ensino Fundamental”. O estudo partiu de uma legislação que dá origem e legaliza o trabalho desenvolvido por professores, pedagogos, pesquisadores e estudiosos da educação do Município de Muriaé passando por toda sua estrutura, objetivos e aplicabilidade. Com o intuito de dar um encadeamento a importância do referido currículo, realizou-se uma descrição dos principais elementos e tributos pertinentes aos currículos, em um primeiro momento de forma geral e na sequencia afunilando para o “Currículo Referencial do Município de Muriaé-MG”. Dessa forma, acredita-se ter-se demonstrado os cuidados que o poder público municipal de Muriaé tem para com a qualidade dos saberes para seus educandos. Palavras Chave: Currículo Referencial.

Elementary School. Flexibility. Contextualization of Competencies. Introdução A Constituição Federal de 1988 define a educação como um direito de todos e dever do Estado e da família, tendo como um dos princípios a igualdade de condições para o acesso ao ensino todas as pessoas independentemente de gênero, etnias ou qualquer tipo de deficiência física ou mental. O espaço da escola na sociedade moderna se apresenta de forma muito diferente de épocas passadas sofre influencias das condições socioeconômicas das comunidades nas quais estão inseridos. Assim, é preciso que se conheça muito bem não apenas o que se deseja ensinar, mas sim, ter conhecimento dos valores culturais da sociedade em questão e avaliar os impactos que as decisões tomadas possam causar nos indivíduos em formação.

Com esse cenário, partiu-se para uma abordagem do Currículo Referencial do Município de Muriaé, MG, o qual servirá de base para exemplificar-se a importância desse documento, o cuidado e presteza que os especialistas desse município dedicaram em sua construção, cuja aplicação na rede pública veio somar a um ensino de qualidade. A Educação Básica A Educação Básica escolar no Brasil se constitui de três etapas: a “Educação Infantil” (de 0-5 anos), o “Ensino Fundamental” (de 6-14 anos) e o “Ensino Médio” (de 15-17 anos). Cada uma delas possui objetivos particularidades e as mais diversas formas de organização. Ao longo da sua trajetória escolar, o aluno recebe a formação comum fundamental para o desenvolvimento da pessoa e o exercício da cidadania.

Somente no final do século XIX e início do século XX é o movimento da “Escola Nova” ganha força ao apoiar a teoria curricular sob a ótica das experiências de vida do estudante (JONNAERT; ETTAYEBI; DEFISE, 2010). Os autores elencam os seguintes Tipos de currículos: a) corrente francófona -voltada à uma educação mais tecnicista e alinhada à ideia da fragmentação dos saberes, cujos objetivos são específicos de cada um; b) corrente anglófona, de natureza escolanovista, trata o programa de ensino como parte do currículo, que é flexibilizado e adaptado para que haja integração entre os saberes e práticas sociais, valores, cultura entre outras. Os objetivos são engajados em prol de um currículo que contemple o todo, e não apenas uma de suas partes.

Os autores complementam afirmando que “a flexibilidade de um currículo é um dos elementos importantes de um sistema educativo se há interesse em que ele possa se adaptar às necessidades da sociedade em matéria de educação” (JONNAERT; ETTAYEBI; DEFISE, 2010, p. Desta forma consegue-se perceber a importância do “Currículo Referencial” porque ele vai dinamizar e atualizar constantemente os saberes, e não os deixar submetidos a um plano de ensino e com um currículo pronto e acabado, com um conteúdo engessado. Amorim, Souza e Trópia (2009, p. complementam a contextualização como a forma de relacionar meio de relacionar: [. a teoria estudada em sala de aula com as vivenciadas no dia-a-dia do aluno”, sendo então uma forma de permitir a visualização e a aplicação dos conhecimentos e, ao mesmo tempo, compreender a sua origem.

Essa ligação entre interdisciplinaridade, transversalidade e contextualização são compreendidas como fatores integrados a um mesmo processo, em que “a contextualização e a interdisciplinaridade são explicitadas como eixos complementares ao fazer pedagógico, necessário para a discussão e transformação da sociedade (AMORIM; SOUZA; TRÓPIA, 2009, p. Nessa discussão, para melhor entendimento e complemento de toda a importância e função do currículo referencial Jonnaerta, Ettayebi e Deise (2010) apresentam um conceito amplo de competência, no qual sinalizam que ela está relacionada a três lógicas: curricular, construída e atuacionista. O “Currículo Referencial de Muriaé”, como documento que se fará presente no dia a dia dos alunos prevê também a valorização e autonomia pedagógica de identidade e a diversidade desse município.

As 10 competências do currículo referencial de Muriaé 3. Competências 1. Conhecimento – Visa o entendimento da realidade e se propõe a desenvolver um continuo aprendizado de forma a contribuir sempre com a construção de um ensino de qualidade 2. Pensamento científico – Investigar sempre as causas em questão para a sociedade; propiciar a elaboração e teste de hipóteses; através de atividades práticas simular problemas e suas possíveis soluções. Avaliação Segundo a LDB número 9394/96 avaliações da aprendizagem possui uma natureza cuja qualitativa, é cumulativa e ao mesmo tempo mediadora diagnóstica e de interação entre professor alunos e objetos de conhecimento. A atividade de avaliação é inerente ao ensino e possui uma abrangência que permite a escola a definição com antecedência das ações educativas a serem implementadas, sempre levando em consideração as prioridades a serem alcançadas ao longo do processo.

Ao professor cabe na pratica cotidiana constituir elementos de reflexão instrumentos que possam desenvolver suas ações de planejamento e elaboração das atividades de ensino. Já para o aluno compete ser o reconhecimento consciente do processo de aprendizagem considerando a conquistas já alcançadas as dificuldades que precisam ser superadas e as possibilidades de aprimoramento deste processo. A avaliação no ensino fundamental se constitui em um dos dispositivos legais utilizados pela escola para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente no processo de aprendizagem, expressando com clareza o que se espera dos alunos em relação ao seu aprendizado. Uma reelaboração do Avalia Muriaé-MG. Uma parceria com o CAED-Centro de Apoio a Educação a Distância- Conteúdos da Língua Portuguesa e Matemática Mensurar a proficiência dos componentes avaliados e verificar as habilidades que não obtiveram desempenho satisfatório viabilizando um planejamento de intervenções pedagógicas bem direcionado Instrumentos de Avaliação Currículo Referencial – Ensino Fundamental De acordo com Jussara Hoffmann (2000): “A avaliação deve ser entendida como uma prática investigativa e não sentenciva, mediadora e não constatativa.

Não são os julgamentos que justificam a avaliação, as afirmações inquestionáveis sobre o que a criança é ou não é capaz de fazer. ” (HOFFMANN, 2000, p. Essa afirmação alerta a todos os educadores, bem como gestores de ensino, que é preciso muita cautela com o processo de avaliação. O Currículo Referencial está dividido nas seguintes áreas: Áreas de conhecimento do Currículo Referencial do Ensino Fundamental – Município de Muriaé-MG 5 Considerações Finais Como vimos neste artigo, o “Currículo Referencial do Município de Muriaé-MG”, se apresenta de forma flexível, garantindo que siga dinâmico permitindo atualizações e ajustes evitando o engessamento dos saberes. Se realmente o que se busca é a melhoria da qualidade de ensino, as políticas públicas deveriam se voltar inicialmente para a redução das assimetrias sociais.

Quanto as políticas educacionais, é preciso considerar que um ensino de qualidade só se faz, em condições materiais adequadas e com um professorado preparado para enfrentar os desafios da educação. A escola é o primeiro passo na formação do cidadão, por isso é fundamental que se ofereça uma educação inclusiva, com respeito a diversidade e na formação de valores que vão além das disciplinas curriculares. O Município de Muriaé como se percebe nesse artigo ao elaborar o “Currículo Referencial” põe em pratica seu compromisso de oferecer aos seus munícipes a condição de oferecerem as suas crianças e jovens um ensino de qualidade e com flexibilidade para o atendimento de todos os alunos. fae. ufmg. br> Acesso em: 08. BRASIL.

Ministério da Educação. gov. br/images/documentos/2197-12-r. pdf CARDOSO, M. C. HORA, D. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. p. GOODSON, I. Currículo: teoria e história. ed. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002. SILVA, M. A. História do currículo e currículo como construção histórico-cultural.

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