Detecção e Análise de Deslocamentos Tridimensionais utilizando GNSS na Barragem do Rio Poxim-Açu / Sergipe

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Embora, de inicio, a principal preocupação associada à observação das obras estivesse relacionada com a verificação das condições de segurança das estruturas, atualmente a observação tem uma importância maior, principalmente no apoio ao projeto durante o período construtivo, em particular nas obras geotécnicas, dadas as dificuldades associadas à caracterização dos meios em que se executam os trabalhos. Os sistemas de observação consistem em um conjunto de instrumentos e dispositivos destinados a medir grandezas (relativas às ações, às propriedades estruturais e às respostas das estruturas ou dos maciços que as suportam ou integram), e assim contribuem para o conhecimento do comportamento da obra ou de seus elementos (GOMES, 2002). Com foco nessa perspectiva esta proposta de pesquisa vem de encontro a traçar uma análise tridimensional, visando o estabelecimento de um monitoramento da barragem formadora do reservatório do Rio Poxim-Açu.

De acordo com Caspurro (1999) os deslocamentos de pontos superficiais são deslocamentos de referências visualmente acessíveis instaladas em: paramentos de barragens, superfícies de taludes, galerias ou túneis, paredes exteriores de edificações. Estes pontos devem ser observados segundo os seus componentes verticais e horizontais, através de um sistema de pontos, materializados por marcas superficiais colocadas na zona da obra que interessa controlar e, eventualmente nas suas proximidades. • Ligação de dois vértices da rede de monitoramento com Estações Geodésicas fora da área de influência da barragem (IBGE), empregando técnicas de geodésia espacial. • Determinação e avaliação da geometria da rede de monitoramento. • Análise dos dados através do desenvolvimento de programa computacional para o ajustamento das observações realizadas e aplicação de testes estatísticos.

• Acompanhamento do comportamento da rede externa de monitoramento através de campanhas periódicas, a fim de verificar a estabilidade desta, e da estrutura formadora do muro da barragem. Metodologia e Infraestrutura O fato de tratar-se de um trabalho que irá somar pesquisa documental e bibliográfica, assim como análise in loco das ações, utilizar-se-á a coleta de dados e o tratamento dos mesmos ao final. Out. Levantamento bibliográfico X Elaboração do pré-projeto de pesquisa X Aquisição de materiais para o referencial teórico X Visita a Companhia de Saneamento Básico, para ter autorização de acesso ao local da pesquisa X Parcerias para acesso aos equipamentos necessários para coleta de dados X Visita a barragem para delimitação dos marcos de aferição em cima da barragem e instalação das 2 bases de calibração para coleta dos dados X Primeira campanha para coleta e tratamento dos dados X Segunda campanha para coleta e tratamento dos dados X Terceira campanha para coleta e tratamento dos dados X Elaboração do artigo para publicação X Referências CASPURRO, I.

Observação do comportamento de obras geotécnicas rodoviárias. Dissertação de mestrado para a obtenção de mestre em geotecnia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 1999. CASTRO, A. CASACA, J. A utilização do GNSS na medição de deslocamentos em barragens de aterro. XI Congresso Nacional de Geotecnia, Coimbra, 2008. TEIXEIRA, N. N. Modelagem de campos de deslocamentos locais Para estimação e análise do tensor de deformação. Bol. Ciênc. Geod. sec.

143 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download