Diagnóstico clínico das comorbidades associadas ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Dentre elas o autor Hernández (2007 apud LACORRA; DOMINGOS, 2012) afirma que as comorbidades estão relacionadas com o baixo desempenho escolar de pelo menos metade dos pacientes. Desta forma, as comorbidades precisam ser investigadas na realização do diagnóstico. Para Ciasca (et al, 2007) como o principal motivo para a consulta são as dificuldades escolares, no diagnóstico é necessário a investigação das causas escolares, incluindo o TDAH. Devem ser investigadas também as comorbidades subjacentes e outros fatores que podem estar relacionadas. Deste modo, para lidar com indivíduos com o TDAH, escolas e profissionais da saúde precisam estar preparados para identificar esses indivíduos acometidos por este transtorno. Desta forma, o tema se faz relevante devido à alta prevalência do transtorno TDAH e a necessidade de conhecimentos e preparação para toda a comunidade, profissionais de saúde, escola e pais para que consigam identificar os sintomas associados e realizar o manejo necessário.

Os conhecimentos relacionados ao diagnóstico de comorbidades também contribui para um prognóstico e tratamento adequado. Objetivo geral: Investigar o diagnóstico clínico das comorbidades associadas ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade Objetivos específicos: Coletar e analisar publicações com descrições de casos clínicos ou pesquisas sobre o diagnóstico de comorbidades associadas ao TDAH. Evidenciar as incidências de comorbidades associadas ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Marco teórico: Segundo o DSM-V (2014), o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade possui como característica essencial, sintomas persistentes de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interferem no modo como o sujeito funciona ou em seu desenvolvimento. c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente.

d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho. e. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários. a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira. b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída. h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez. i. Frequentemente interrompe ou se intromete. ex. transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância). O diagnóstico desses sintomas é essencialmente clínico, isto é, ocorre pela observação direta ou pela descrição clínica de outras pessoas para saber se o sujeito preenche ou não os critérios diagnósticos.

Portanto, o profissional responsável pela avaliação deve verificar se o sujeito apresenta ou não os critérios com o auxílio de informações dos pais, escola e criança (CRUZ et al, 2016). Na avaliação da criança com TDAH é fundamental uma avaliação global do seu funcionamento. Assim como uma entrevista detalhada com os pais deve ser levada em conta para a identificação de transtornos concomitantes com o TDAH (POLANCZYK et al, 2011). Estudos nacionais e internacionais afirmam que são frequentes comorbidades como: transtornos disruptivos, transtornos de humor, ansiedade e de aprendizagem. Os transtornos de humor e ansiedade são as comorbidades menos estudadas. Sugere-se que a baixa autoestima e insegurança estão associadas com a ocorrência desses transtornos em conjunto com o TDAH.

O transtorno de humor bipolar é a comorbidade menos frequente, porém a relação desse transtorno com o TDAH não é bem compreendida devido a sobreposição de sintomas. Por fim, os resultados são discutidos na sua relação com a literatura, evidenciando as características correspondentes ao diagnóstico das comorbidades associadas ao TDAH e se há confirmação ou não da hipótese de maior incidência de comorbidades relativas a transtornos de aprendizagem. Cronograma: Etapas da pesquisa 1º mês 2º mês Levantamento Bibliográfico x Coleta de Dados x Análise de dados x x Elaboração dos resultados x x Apresentação dos resultados x Orçamento: Serviços e encargos Quantidade Preço unitário Serviços de internet em horas 200 R$ 1. R$ 300,00 TOTAL R$ 300,00 TOTAL Material de Consumo R$ 0,00 Material Permanente R$ 0,00 Serviços e Encargos R$ 300,00 TOTAL GERAL R$ 300,00 Bibliografia: AMERICAN PSYCHIANTNC ASSOCIATION.

Manual diagnóstico e estatístico de transtorno DSM-5. Tradutor: Maria Inês Corrêa Nascimento et al. scielo. org/id/963vf/pdf/bonadio-9788576286578-03. pdf>. Acesso em: 15 setembro 2017. CIASCA, S. redalyc. org/articulo. oa?id=26149979006>  Acesso em:  18 setembro 2017.   GRAEFF, R. L; VAZ, C. Acesso em: 15 setembro   2017.   KELING, R. R; KELING, C; ROHDE, L. A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Esc. Educ.  Maringá, v.  n.  2012 Disponível em: <http://www.  Rev. Bras. Saúde Mater. Infant.  Recife, v. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. In: OLIVEIRA, A. B. P. et al.

25 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download