DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ENTENDER E ATUAR SOBRE OS DISTÚRBIOS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo, destacar e identificar os fatores que levam o aluno a ter dificuldades de aprendizagem e de que forma elas acontecem e sua conceituação. Entende que as dificuldades de aprendizagem vão além dos limites da sala de aula, e que mesmo a escola dispondo de profissionais qualificados que utilizam as mais elaboradas práticas de ensino, várias crianças evidenciam essas dificuldades quando não se adaptam à escola, quando perdem o interesse pelos estudos ou determinada disciplina, chegando a demonstrar indisciplina e até agressividade dentro do contexto escolar. Percebe no entanto que tais comportamentos estão associados ao ambiente familiar que dependendo do tipo de relação vivida no cotidiano da família, estas dificuldades se tornam mais acentuadas, prejudicando a criança por toda a sua vida se não forem tomadas providências no sentido de ajudar essa criança através de um atendimento com profissional especializado.

Nesse sentido, a aprendizagem está diretamente relacionada ao contexto familiar, devendo haver uma parceria em que a interação através de um diálogo aberto e espontâneo entre a família e a escola. OBJETIVO O presente artigo abordará questões pertinentes a aprendizagem, às causas da dificuldade do aluno em aprender, dos principais tipos de dificuldades de aprendizagem, como estas devem ser identificadas e as formas de atendimento que devem ser empreendidas para melhorar a relação do aluno com o ato de aprender e consequentemente sua interação com o meio em que vive. Nesse sentido, Smith e Strinck (2001) ressaltam que em sua maioria, as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, enfrentam com comportamentos que contribuem para o agravamento das dificuldades enfrentadas por estes na escola.

Segundo Paín (1992), o processo de aprendizagem das crianças com dificuldades de aprendizagem, ocorrerá de maneira mais rápida e eficaz de acordo com a necessidade do individuo de aprender, sendo que a pressa da recompensa dará mais sentido e importância à solução encontrada para ultrapassar tal dificuldade. Nesse sentido, vale destacar que existem várias causas que envolvem as dificuldades de aprendizagem, podendo estas serem conduzidas por mecanismo de cunho positivo ou negativo, dependendo do índice de limitação apresentado pela criança e da interação e aceitação da família, da parceria desta com a instituição de ensino que acolhe a criança, como também da disposição do corpo docente no que diz respeito a disponibilizar atividades que possibilite a criança uma interação significativa com o processo ensino-aprendizagem, melhorando sua qualidade de vida e possibilitando sua interação com o meio em vive.

Martin e Marchesi (1996), ressaltam que as dificuldades de aprendizagem, podem estar relacionadas às dificuldades enfrentadas pelas crianças em praticar suas atividades rotineiras de forma planejada e controlada pelos processos cognitivos, que envolvem a realização das tarefas. Tais dificuldades são concebidas como índices de uma realização minoritária, consequente do uso impróprio dos métodos do processamento das informações que lhe são concedidas. Disponível em: https://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000400006 Acesso em 04 de Dez. MARTIN, E; MARCHESI, A.

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