DIVERSIDADE HUMANA E INSTRUÇÃO INDIVIDUAL

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Por causa disso, esse artigo pretende fazer um levantamento bibliográfico de trabalhos, artigos, livros e matérias que sejam sobre a temática da diversidade humana e instrução individual. Por fim, foi possível perceber pelo levantamento de dados, que a escola tem um papel social de ser a protagonista ao acesso da cultura e a elaboração da formação do aluno para o mundo. Nela precisa existir a inclusão, pois o seu ambiente social apresenta diversos grupos de diferentes maneiras, e esses grupos precisam esta todos inseridos num ensino que seja voltado para cada uma das suas características. Dessa maneira, é papel da escola passar o ensinamento da inclusão e não da exclusão. Palavras – Chaves: Diversidade Humana, Instrução Individual, Inclusão, Diversidade.

Atualmente nas instituições de ensino não existe mais um currículo que não pense no lado crítico do aluno, que não tenha o foco no desafio para os mesmos levando os a pensar, a refletir e busca para que esses alunos sejam sujeitos ativos no processo de construção de novas aprendizagens e maneiras, para que eles não sejam sujeitos passivos ou omissos as situações que serão impostas pela sociedade. Isso, faz com que as instituições de ensino e a educação em si, esteja preocupada e pensando sobre o desenvolvimento do seu sistema de ensino, e o mesmo está ligado aos problemas da sociedade atual, dessa maneira precisa existir a abolição da velha estruturação de ensino que foi firmada durante anos, um ensino fragmentado e descontextualizado da realidade do aluno (SANTOS, 2008).

A escola é um meio social de aprendizagem e de destreza do convívio com a diferença, pelo fato de que os sujeitos que estão nela inseridos compõe de várias particularidades, ou seja, apresentam histórias de vida diferentes e características individuais únicas. Assim, esses personagens precisam interagir de forma harmoniosa para que haja um desenvolvimento de todos, podendo assim existir um ambiente saudável e de diversidade humana para todos (PONTIN, 2007). Entretanto, a escola por ser uma forma de organização social em que vivenciamos, e que pode apresentar algumas contradições e problemas da sociedade. Questões como essas são pautas de várias discussões realizadas nas escolas, tanto na rede pública como na privada, afinal a instituição de ensino é considerada como um dos universos em que a diversidade humana se faz mais presente.

Quando levantamos essas questões a respeito da diversidade na educação nos leva a ideia de apresentar oportunidades a todos, para os discentes isso quer dizer acesso e permanência na escola apresentando a igualdades de condições, e o respeito as diferenças. Assim, ao abordar essas questões sobre as diferenças ou as diversidades não é algo que vai se remeter somente as minorias e às crianças que apresentarem alguma necessidade especial, mas sim uma ampla visão sobre a temática, pelo fato de que todo ser humano é único, portanto diferente uns dos outros (SANTOS, 2008). Dessa forma, precisamos tratar de outras diversidades que são apresentadas no ambiente escolar como as condições étnicas e culturais, desigualdades socioeconômicas que acabam fazendo existirem relações discriminatórias e excludentes dos estudantes que estão presentes nas escolas e que apresentam inúmeros grupos sociais.

Algumas pesquisas apontam que existe cada vez mais um aumento na presença de estudantes que são excluídos na escola, e essa realidade, é vista principalmente nas redes públicas de ensino, pelo fato da existência de uma construção de um espaço que apresente grande diversidade nas salas de aulas ficando assim evidente que a educação pública está voltada para uma educação para todas as pessoas e não para uma simples minoria que já foi muito afirmado na história da educação, pois no início da educação, ela foi voltada para ser totalmente elitista e só uma parcela da população poderia ter (HEERDT; COPPI, 2003). Assim, temos oportunidades iguais para todos podendo se desenvolver de acordo com a sua realidade de vida, além de promover uma educação que tenha valores das raízes de cada cultura o que representa uma educação multicultural (PEREIRA, 2004).

Para Gagotti (1992) a escola precisa inserir numa perspectiva da procura de horizontes para os seus alunos, pensando na necessidade de eles apresentar uma compreensão maior sobre outras culturas, outras linguagens e um modo de pensar diferenciado para que futuramente possa se construir uma sociedade pluralista. Essa sociedade pluralista, precisa de uma escola inclusiva que é uma escola para todos os estudantes, independentemente de suas condições sendo elas físicas, intelectuais, linguísticas, religiosas, sexuais e sociais, entre outras, e todos assim têm o direito ao acesso à educação e sua permanência que lhe de sucesso. Segundo Carvalho (2000), uma escolha inclusiva é a escola que inclui todos, que reconhece a existência da diversidade, e não tem e não acredita no preconceito contra as diferenças existentes, ela vem para atender as necessidades de cada uma e promover a aprendizagem.

CARVALHO, 2002). Outro fator que merece destaque é a ligação existente entre a diversidade e a inclusão, que é um grande desafio para a educação, pelo fato de que para pensarmos em inclusão é necessário a existência de uma série de fatores, tendo como principal o que fala do respeito dos alunos. Dessa maneira, pensar em inclusão não é só pensar nos alunos que apresentem necessidade especial, mas sim pensar em todos os alunos que estão na escola, pois muitos sofrem preconceito e discriminação por estarem em grupos diferentes ou que para outros são diferentes. Para o professor trabalhar com a diversidade, não é uma tarefa fácil, pelo fato de não se resumir apenas a garantia de acesso, pois depois de você ter acesso à educação você precisa garantir também a permanência e o sucesso do estudante na escola.

Assim, além de todos esses fatores para que essa inclusão ocorra de maneira correta é preciso que exista investimento na educação, por causa que a educação precisa oferecer estrutura adequada para que tudo caminhe de maneira correta. É de extrema importância que o colégio, de maneira especial o da rede pública perceba as contestações, apreciando os atributos e os potenciais de cada aluno, pensando na importância do sujeito, entrando assim na luta versus os estereótipos e atitudes preconceituosas de discriminação em semelhança aos que são considerados desiguais incluso na instituição. E. Removendo Barreiras para a Aprendizagem. ed. Porto Alegre: Mediação , 2002. FREITAS, L. O Direito à diferença, na igualdade de direitos. Sisnet, 2005. Disponivel em: <www. sisnet. Aduaneiras. com. br>.

Acesso em: 04 outubro 2020. PEREIRA, A. Educação Multicultural. RODRIGUES, D. A Educação Física perante a Educação Inclusiva: Reflexões Conceptuais e Metodológicas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física , p. ROTHBARD, M. N.

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