ECONOMIA DO AGRO NEGOCIO DA REGIÃO DE ALTA FLORESTA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Essa região possui extensas áreas agricultáveis que são altamente férteis e na sua maioria inexploradas. O aumento da demanda por alimentos como consequência do crescimento exponencial da população a nível mundial, leva a prever que o Estado de Mato Grosso e o município de Alta Floresta, alcançaram um patamar de liderança Nacional no abastecimento de alimentos e o fornecimento de commodities ligadas ao agronegócio, consolidando sua economia e incentivando seu crescimento. Palavras-chave: Agronegócio. Economia. Brasil. Com crescimento de seu Produto Interno Bruto, o MT iniciou estratégias para aproveitar as potencialidades latentes, incentivando assim mesmo a diversificação da sua produção para agregar valor aos produzidos (Santana 2017). Nos últimos anos, a produção agropecuária em Mato Grosso vem crescendo, principalmente através da incorporação de novas áreas agrícolas disponíveis e adaptação de novas tecnologias (Mato Grosso Economia 2015).

Agronegócio em Alta Floresta O município de Alta Floresta está localizado a 283 metros de altitude e possui uma área de 8. km². Fica no extremo norte do estado de Mato Grosso (Fig. O Brasil produz uma grande quantidade de produtos agropecuários com valor estratégico em na economia. Sendo os mais importantes a cana de açúcar (álcool e açúcar), café, carnes, couros, soja, frutas, produtos florestais (madeiras, papel e celulose) (BACHA 2004). Alguns desses estão se conservando como produtos nacionais fortes desde os tempos da colônia nos séculos XVI e XVII, até hoje. A soja é atualmente o principal grão do agronegócio brasileiro, o que converte o país no segundo maior produtor mundial. O seu desenvolvimento e expansão foram adaptados a diversas regiões, espalhando-se assim pelos estados de Mato Grosso (BACHA 2004).

No entanto, a contribuição do setor da agropecuária ainda se encontra abaixo da contribuição dos serviços (52-55%). Conforme dados presentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso cresceu, em sete anos 113%, aumentando de 41,89 a 89,12 mil reais, tendo nos últimos 3 anos o aumento mais evidente. Esse resultado está relacionado com o desempenho do setor do agronegócio (soja, milho, pecuária e outros). O estado de Mato Grosso ocupo a primeira posição no Ranking Nacional para a produção de Soja, com 28,1 milhões de toneladas, assim como também para o milho com 21,2 milhões de toneladas e para o algodão com 2,3 milhões de toneladas. Por outro lado, no sector da pecuária, ocupou o primeiro lugar no Ranking Nacional para rebanho Bovino com 29,2 milhões de cabeças, o segundo lugar para pescado com 60,9 mil toneladas, o quarto lugar para a produção de ovos com 194 milhões de dúzias, o sexto lugar em Suínos com 1,8 milhão, e o sétimo lugar em Aves em geral com 11 milhões.

TABELA 1. ÁREA DE APTIDÃO AGRÍCOLA NA REGIÃO NORTE DE MT Cidades Área (ha) Alta Floresta 344. Apiacás 110. Carlinda 134. Nova Bandeirantes 196. O município de Alta Floresta é um dos maiores produtores de soja do Mato Grosso, com uma produção de 51. toneladas produzidas durante a safra de 2017-2018. Sendo essa produção derivada de uma área de plantio distribuída por 20. hectares. O milho, por sua vez, representa também uma importante fonte de renda para o município de Alta Floresta, com uma produção de aproximadamente 26. População 50. FONTE: INDEA – IMEA Além disso, como é mostrado na tabela 6, nos últimos anos a tendência da cultura da soja é aumentar tanto no número de propriedades como na área rural destinada para sua produção. TABELA 6 - EVOLUÇÃO DA CULTURA DA SOJA Safra Propriedade Área rural 15/16 26 10.

FONTE: INDEA – IMEA 5. CONCLUSÃO O estado de Mato Grosso, conhecido como o celeiro do Brasil, é campeão na produção de grão como soja e milho, assim como de algodão e de rebanho bovino, tem um grande potencial de crescimento, sendo observado e nos últimos anos o crescimento e o desenvolvimento no setor da agroindústria no estado. GLOBO. “Epoca, Negócios. ” IBGE: Mato Grosso responderá por 25% da produção nacional de grãos. de Maio de 2017. globo. Prefeitura Municipal Alta Floresta. altafloresta. mt. gov. br/A-Cidade/Economia/. de 09 de 2017. olhardireto. com. br/agro/noticias/exibir. asp?id=25516¬icia=agronegocio-impulsiona-crescimento-do-pib-e-mato-grosso-deve-liderar-indice-nacional-com-51.

46 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download