ECONOMIA SOLIDÁRIA ARTESANATOS COM MATERIAL RECICLADO

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Economia

Documento 1

As organizações do século XXI vivem em um ambiente altamente complexo e mutante, denominado economia globalizada. No entanto, ao mesmo tempo em que se tem uma avalanche de informações, novas ferramentas, técnicas e modelos modernos de gestão organizacional, também temos um enorme contingente de pequenas organizações que vivem à margem de todo esse ambiente informacional. ARANTES, 2014). As micro e pequenas empresas, que, por muitas vezes, apenas engrossam as estatísticas de falência prematura de empresas, necessitam de conhecimentos e práticas que sejam aplicadas à sua realidade econômica, para que, dessa forma, o empreendedorismo tenha uma aplicação de cunho social e deixe de ser apenas um tema relevante nas discussões acadêmicas. ARANTES, 20114). Mas somente o fato de ser empreendedor é suficiente para que seus empreendimentos tenham sucesso? Para responder a essa pergunta é necessário analisar características e fatores essenciais comuns em empreendimentos bem-sucedidos.

Um ponto inicial em concordância com o que se tem visto dos empreendedores de sucesso é que, para começar a empreender, é necessário saber identificar novas oportunidades de negócios, aquelas que outras pessoas não conseguiriam identificar antes. E isso é somente o começo: a análise e a gestão do empreendimento ou futuro empreendimento são decisivas para o seu sucesso. RAZZOLINI FILHO, 2012). Nessa perspectiva, pode-se verificar que a elaboração de um plano de negócios acaba por criar parâmetros para esse objetivo, no qual serão investigadas as tendências futuras, necessidades e desejos dos clientes, estrutura do empreendimento, análise financeira, marcas e patentes, produtos e serviços, precificação e muitos outros pontos essenciais. A alta taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas fizeram com que o governo brasileiro e as entidades de classe se preocupassem com o futuro empreendedor: a contribuição dessas empresas para o país é significativa, uma vez que, além de movimentarem a economia, também geram novos empregos.

FABRETE, 2019). Para satisfazer essa carência de conhecimento e impulsionar os novos empreendimentos, mantendo-os vigentes nos mercados, são gerados programas de auxílio e incentivo a esse novo investidor, como o programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, e o programa que visa formalizar pequenas empresas por meio da Lei Complementar n. Além disso, outras entidades, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas - Sebrae e o Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES oferecem apoio ao pequeno empresário. FABRETE, 2019). Ou seja, a responsabilidade social nas organizações envolve a preservação dos recursos ambientais, além de recursos culturais, para as próximas gerações, o respeito à diversidade, conceito relacionado ao tratamento equitativo a todas as pessoas, independente das diferenças relativas aos aspectos étnicos, sexo, religião, idade e cultura, além da promoção a redução das desigualdades sociais.

A sustentabilidade é um conceito relacionado ao equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Tal equilíbrio é encontrado pelas organizações por meio da tomada de decisão de negócio. Ainda, o termo sustentabilidade pode estar relacionado ao longo prazo e, como tal, precisa ser gerido em cada processo de uma organização ou em cada atitude do indivíduo. RAZZOLINI FILHO, 2012). A tecnologia da informação, como as outras áreas busca o desenvolvimento sustentável, por meio da racionalização dos recursos do sistema da informação alinhando o planejamento de gestão com as políticas ambientais. Logo, a sustentabilidade dentro da tecnologia da informação representa a capacidade que as mesmas possuem em gerir seus ativos tecnológicos de forma eficiente, mantendo o equilíbrio entre a sociedade e o meio ambiente.

A economia solidária, ao longo dessas anos, vem se constituindo em um movimento econômico, mas, sobretudo, de organização, resistência e de possibilidade de outro modo de organização de trabalho, tendo como centro o humano, mesmo em um modo de produção capitalista pautado na centralidade do lucro. CAMARGO, 2020). O sistema capitalista se caracteriza pela execução, especialmente das populações mais empobrecidas e sem condições de competir em um sistema concorrencial. O artesanato de reciclagem é o resultado do trabalho produzido a partir da utilização de matéria-prima que é reutilizada. A produção do artesanato de reciclagem contribui para a diminuição da extração de recursos naturais, além de desenvolver a conscientização dos cidadãos a respeito do destino de materiais que se destinariam ao lixo.

BRASIL, 2012). Referências Bibliográficas ARANTES, Elaine Cristina. Empreendedorismo e Responsabilidade Social. Disponível em: https://www. abexa. org. br/arquivos/6dd947d5c2792c3dcb133d30038ffe5d. pdf. Curitiba: InterSaberes, 2012.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download