EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Química

Documento 1

Com o acompanhamento da educadora ambiental da Sobloco, os alunos escolhem o nome dos projetos e traçam os planos para coloca-los em prática. A Comissão de Meio Ambiente da Escola Estadual Maria Celeste Pereira Leite. Os alunos criaram um Projeto chamado de Papel Limpo, onde eles analisam o lixo da escola e fazem o controle diário do papel desperdiçado. Todas as salas de aula foram visitadas pela comissão para uma prática de conscientização a respeito do tema “lixo”.   Na Escola Estadual Praia de Boracéia, propõe-se ações de melhoramento das condições de limpeza da escola e uso de celular. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade.

As instituições participantes do projeto estão distribuídas em quase todos estados e no Distrito Federal. Estão localizadas, em sua maioria, em prefeituras municipais, secretarias de meio ambiente, secretarias de educação, institutos federais e universidades e organizações não governamentais. A participação no Projeto Salas Verdes é realizada por meio de Editais lançados pelo Departamento de Educação Ambiental.   Tópicos da Agenda 21 Este projeto de Salas Verdes promovido pelo Ministério do Meio Ambiente atende os tópicos relacionados à seção IV que trata de Meios de Implementação especificamente ao capítulo 33 que trata de recursos e mecanismos de financiamentos de projetos ligados à Educação Ambiental.    • Implantação de hortas verticais: Foram implantadas hortas nos espaços externos do EducaJovem, Colégio Camillo de Mattos e escolas públicas parceiras utilizando paletes e garrafas PETs.

• Catalogação e identificação das árvores: Após pesquisa e estudo feito pelos jovens da Oficina de Educação Ambiental do EducaJovem algumas espécies de árvores foram identificadas e sinalizadas com placas confeccionadas com madeira reciclada. Tópicos da Agenda 21 Este projeto abrange diversos tópicos da Agenda 21 em especifico da seção II que trata da Conservação e Gestão dos Recursos para o Desenvolvimento, em específico o capítulo 18 que estabelece a Proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos através da aplicação de critérios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídricos que do Desenvolvimento e manejo integrado dos recursos hídricos. Além do capítulo 19: Manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e questões relacionadas com esgotos, que define como proteção da qualidade e da oferta dos recursos de água doce e a promoção do desenvolvimento sustentável dos estabelecimentos humanos.

As determinações do capítulo 11 é outro seguido pelo projeto EDUCAVERDE que prediz sobre o combate ao desflorestamento, em especifico os tópicos de aumento de proteção, do manejo sustentável a da conservação de todas as florestas e provisão de cobertura vegetal para as áreas degradadas por meio de reabilitação, florestamento e reflorestamento, bem como de outras técnicas de reabilitação e a promoção de métodos eficazes de aproveitamento e avaliação para restaurar plenamente o valor dos bens e serviços proporcionados por florestas, áreas florestais e áreas arborizadas. A atividade da árvore da esperança nos mostrou a preocupação e o interesse das crianças, mesmo com a pouca idade, com os problemas enfrentados pela comunidade em que moram. O desejo de 11 crianças é que no futuro “Não queimem mais as árvores”, 5 crianças desejam que “Não matem mais os animais” e 2 crianças “Que não cortem as árvores”.

A terceira atividade desenvolvida foi o muro das lamentações, onde as crianças criaram em seus tijolos de papel tudo o que elas queriam que tivesse conserto no meio ambiente. A atividade é inspirada no muro das lamentações que fica localizado em Jerusalém. Na construção do muro das lamentações das crianças do CMEI Monte Verde, percebeu-se que 12 crianças lamentam os cortes das árvores, 3 crianças não querem os rios sujos e 3 crianças não querem mais que matem os animais. R. V. C. LUCA, A. S. Revista Internacional de Ciências, v. n. p. jan-jun, 2018. ETAPA 3 Vídeo 1: Projeto de Educação Ambiental "Dedinho Verde" desenvolvido por Sabor de Fazenda O espaço Dedinho Verde recebe a visita de crianças de 4 a 10 anos, o trabalho tem como finalidade despertar e ensinar o amor e o respeito pela natureza às crianças, através de atividades lúdicas e práticas de educação ambiental e aprendem noções de jardinagem orgânica, reciclagem, ervas medicinais, horta caseira.

Relacionando-os ao cotidiano da criança e o como podem agir em situações de degradação da qualidade ambiental • Os temas abordados são variados como: • A valorização e preservação da água doce no planeta • O processo de reciclagem e descarte de lixo de forma correta, • O aquecimento global • Biodiversidade • A extinção de animais silvestres • A poluição atmosférica. • A economia de recursos naturais como água resultando na preservação da natureza. Vídeo 3: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RESSOCIALIZA DETENTOS em colaboração do Projeto Geotrilhas/RN. O objetivo é ressocializar detentos e prepará-los para a volta ao convívio social, após o cumprimento da pena. Esse é objetivo de dois projetos que estão sendo desenvolvidos no presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta no Estado do Rio Grande do Norte.

Vídeo 5: Projeto reaproveita pneus e ensina educação ambiental a crianças O projeto foi desenvolvido em uma creche municipal da cidade de Sorocaba, foi construído um parque colorido através da utilização de pneus pintados de várias cores e que viraram brinquedos recicláveis e as crianças se divertem com mais seguros que os brinquedos feitos de ferro. Este projeto visa tem este caráter lúdico, mas também possui um caráter social por promover redução da propagação do mosquito transmissor da Dengue.

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