Educação e Perfil Docente

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Diante disso, faz-se necessário analisar perfil o docente da educação a distância, quais características este professor deve apresentar e quais práticas de ensino adotadas pelos docentes são capazes de despertar o interesse de aprender e de pesquisar. Para tanto, como suporte teórico desse estudo, serão consideradas as análises dos seguintes autores: Claudino Piletti, Edgar Morin Ivani Fazenda, Paulo Freire e Philippe Perrenoud. Embora muitas algumas citações não digam respeito à educação a distância diretamente, elas podem servir de auxílio à aplicação de tal método nessa modalidade de ensino. Por esse motivo, vê-se que, ao longo desse artigo, após ser considerado o que sugerem esses autores, é feita uma intervenção ou reflexão sobre como aquilo poderia ser aplicado no ensino a distância.

É objetivo desse estudo, dessa maneira, analisar o perfil do docente diante da educação a distância, destacando como algumas competências utilizadas por ele, como a comunicação e o domínio do conteúdo, podem contribuir para um despertar no aprendizado do aluno. Paulo Freire considera que o educador não pode se negar, na sua prática docente, ao dever de reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua submissão. Com isso, na educação a distância, o educador é o responsável por estabelecer o reforço entre o senso investigativo e a autoaprendizagem do aluno, sendo, portanto, um mediador cuja importância se dá auxílio pela busca do conhecimento. O autor reconhece ainda que a prática de ensino não esgota o assunto transmitido, mas oferece condições à pesquisa científica.

O perfil docente, nessa questão, é responsável por permitir ao aluno requisitos mínimos no trabalho investigativo. Da mesma forma que Paulo Freire, Piletti considera fundamental a importância do professor no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo, as tiragens seriam muito menores, porque com frequência bastaria um único exemplar por classe. Reinventar meios de ensino, em função de uma pedagogia das situações-problema e das competências, não é, em absoluto, evidente e entra em conflito com grandes interesses econômicos. De maneira geral, a elaboração de novos programas desconsidera a inércia do sistema, gerada pelo modo de produção dos materiais escolares, dos espaços escolares, dos equipamentos e de outros meios de ensino. PERRENOUD, p. Freire, nesse sentido, posiciona-se afirmando que a importância do papel do educador está relacionada ao mérito da paz com que vive a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo.

Nesse sentido, essa competência faz com que os alunos sejam conduzidos ao caminho da aprendizagem. Na educação a distância, em tese, há uma dificuldade em se adotar métodos inovadores, como atividades em grupo, dinâmicas, etc. Contudo, o educador pode ser valer de métodos igualmente eficientes a fim de se alcançar o objetivo. Apesar de reconhecer a importância da comunicação, Morin diz que ela não garante a compreensão. Ela seria um meio para que se alcance a compreensão. com. br/ É inegável considerar que o progresso da educação a distancia se deve ao avanço tecnológico, que permite a acessibilidade de pessoas que, por diversos motivos, optaram por essa via de aprendizagem. Fatores como acesso à internet, distância do polo de ensino, flexibilidade de horários influenciam diretamente no momento de optar por essa modalidade de ensino.

Assim sendo, é importante frisar a relevância dessa ferramenta no mundo pós-moderno. Para Morin, é complexo o desafio da educação diante da globalidade, uma vez que há diversos componentes que são indissociáveis da vida das pessoas, como o econômico, o político, o sociológico, o psicológico e o afetivo, sendo que eles formam um tecido interdependente, interativo e inter-retroativo entre as partes e o todo, o todo e as partes. Também reconhece que não é necessário que um professor se torne especialista em informática ou em programação, no entanto, isso não prescinde de que ele tenha ao menos conhecimento de informática básica, a fim de que saiba lidar com instrumentos. À distância, podem ser consultadas bases de dados e dites Web de todos os gêneros, dos horários de trem aos sites do Pentágono ou do Vaticano, passando por todos os sites científicos, políticos, lúdicos, artísticos ou comerciais inimagináveis, inclusive pela propaganda racista, o neonazismo e a pornografia.

Compreende-se a reticência dos pais e dos professores diante de uma informação tão rica quanto descontrolada, na qual se encontram o melhor e o pior. PERROUND, p. Claudino Piletti destaca, a respeito do avanço da tecnologia na educação, que ele provocou mudanças sensíveis no desenvolvimento dela, na medida em que os recursos tecnológicos passaram a colabora na aproximação da aprendizagem a situações reais da vida. fatmagarcia. wixsite. com Para Ivani Fazenda, o saber do docente aparece como instrumento para o fazer técnico-produtivo, como mediação do poder e como ferramenta da própria criação dos símbolos. Dessa maneira, ele constitui um processo de intencionalização. Assim, é graças a essa intencionalização a atividade técnica deixa de ser mecânica e passa a se dar em razão de uma projetividade, o trabalho ganhando um sentido.

FAZENDA, Ivani (org). Didática e interdisciplinaridade. ed. Campinas, SP: Papipus, 2012. PERRENOUD, Philippe.

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