Educação e Política

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Apesar de na Grécia possuírem menos rigidez que as castas do Egito há um “evidente desenvolvimento para formas de democracia educativa”. Consoante com Monacorda (1992, p. Para as classes governantes uma escola, [. um processo de educação separada, visando preparar para as tarefas do poder, que são o "pensar" ou o "falar" ([. política) e o fazer a esta inerente ([. Apesar do sucesso educacional dessas cidades, surge a escola da escrita, com a escrita alfabética, considerada atualmente um meio democrático de “comunicação e de educação, escola de escrita se abre tendencialmente a todos os cidadãos” (MANACORDA, 1992, p. Sendo assim, o que é educação? De acordo com Paro (2014, p. a educação no linguajar comum geralmente está associada ao ensino. Desta forma, a educação consiste na apropriação da cultura.

Cultura apreendida como instância de troca de “conhecimentos, informações, valores, crenças, ciência, arte, tecnologia, filosofia, direito, costumes, tudo enfim que o homem produz em sua transcendência da natureza”. Estes, que oprimem, exploraram e violentam, em razão do seu poder, não podem ter, este poder, a força de libertação dos oprimidos nem de si mesmos. Só o poder que nasça da debilidade dos oprimidos será suficientemente forte para libertar a ambos. Por isso é que o poder dos opressores, quando se pretende amenizar antiaderente dos oprimidos, não apenas quase sempre se expressa em falsa generosidade, como jamais a ultrapassa. A nossa preocupação, [. apresentar alguns aspectos do que nos parece constituir o que vimos chamando de pedagogia do oprimido: Aquela que tem de ser forjada com ele e não para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade.

Sétima tese, "a especificidade da prática política sê define pelo caráter de uma relação que se trava entre contrários antagônicos”. Corolário: “a política é, então, uma relação de dominação alicerçada, pois, na dissuasão (dissenso, repressão)”. Oitava, “as relações entre educação e política se dão na forma de autonomia relativa e dependência reciproca”; nona, “as sociedades de classe se caracterizam pelo primado da política, o que determina a subordinação real da educação à prática política”; por fim, décima tese, “superada a sociedade de classes, cessa o primado da política e, em consequência, a subordinação da educação”. Observação, “nas sociedades de classes a subordinação real da educação reduz sua margem de autonomia, mas não a excluí.

As teses 9 e 10 apontam para as variações históricas das formas de realização da tese 8”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias / Mario Alighiero Manacorda; tradução de Gaetano Lo Monaco; revisão da tradução Rosa dos Anjos Oliveira e Paolo Nosella - 3. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. Coleção polêmicas do nosso tempo; v. S).

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