Educação física adaptada, a promovedora de inclusão. '

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que analisará o discurso de professores de educação física escolar do munícipio de cidade/UF. Os dados coletados serão transcritos, tabulados e analisados pela Análise de Conteúdo. Acredita-se que os dados obtidos neste estudo não respondam na integra o assunto em questão. Entretanto, é um interessante ponto de partida para o avanço da área. Palavras-chave: Educação física; Educação física escolar; Esporte adaptado; Inclusão social. De acordo com a Lei n. no artigo 59, todos os educandos que possuem algum tipo de necessidade especial devem ser atendidos pelas redes regulares de ensino (sejam estas estaduais, municipais ou federais). Desta forma, todo o processo pedagógico de ensino-aprendizagem deve ser adaptado às necessidades do aluno.

Entretanto, casos que extrapolem as condições oferecidas pela rede pública de ensino, de alguma forma, devem ser atendidas para que esse aluno não fique sem o seu subsídio e formação. O número de pessoas que vivem com deficiência no Brasil é elevado, e por acontecimentos recentes, muito provavelmente sofrerá um aumento gradual nos próximos anos1. Tratando-se uma população considerável, em que a educação é uma obrigação dos órgãos públicos, é essencial que venhamos a compreender e discutir como é feito o processo de ensino-aprendizagem. Assim como, identificar o processo de atuação dos profissionais de Educação Física e a estrutura que possuem para a atuação profissional. TEMA DO PROJETO Busca-se compreender o cenário atual de pessoas que vivem com algum tipo de deficiência na educação física escolar em âmbito nacional, assim como, da capacitação dos profissionais de educação física.

Portanto, parte-se de um projeto na linha de pesquisa: Educação Física e Inclusão. JUSTIFICATIVA Acredita-se que o número de pessoas que vivem com algum tipo de deficiência aumentará em alguns anos. OBJETIVOS 1. OBJETIVO GERAL Identificar e discutir se a formação de professores de educação física escolar é suficiente para o processo educacional de pessoas que vivem com deficiência. OBJETIVO ESPECÍFICO • Compreender se a trajetória acadêmica corrobora com as necessidades de atuação com alunos que vivem com deficiência; • Entender se o estado e município apoiam o profissional em sua atuação profissional; • Identificar e discutir possíveis lacunas no processo de ensino-aprendizagem com o público em questão. REVISÃO DE LITERATURA Antes de compreendermos e trazermos estudos que apontem aspectos específicos da Educação Física para pessoas que vivem com algum tipo de deficiência, é interessante identificarmos quais são os objetivos gerais da Educação Física escolar, e quais ferramentas devem ser trabalhadas para o desenvolvimento deste público.

Ferreira (2001) aponta que o principal objetivo da Educação Física escolar é o desenvolvimento da aptidão física relacionada à saúde; presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o exercício físico à nível escolar sempre foi uma ferramenta para a difusão dos benefícios da prática regular do movimento humano. Entretanto, será que podemos sintetizar uma temática tão ampla às características citadas acima? Com o desenvolvimento da Educação Física, que é uma ciência recente no Brasil, o processo de inclusão social é colocado em pauta com frequência nos dias de hoje (fato que pode ser afirmado, por exemplo, pela criação e desenvolvimento dos primeiros programas de pós-graduação na década de 70). Gorgatti (2005) aponta que: “um motivo que levará ao aprimoramento da capacitação profissional de professores, constituindo uma ferramenta para que a escola se modernize em prol de uma sociedade sem espaço para preconceitos, discriminações ou barreiras sociais”.

Embora o autor traga em sua tese que não deve ser enfatizado apenas o aspecto quantitativo do ensino, mas principalmente o qualitativo. Para o autor, o processo de inclusão social sem uma qualificação dos profissionais responsáveis pelo processo pedagógico, é muitas vezes vago. Embora seja encontrado pouquíssimos estudos na literatura que abordem a temática que o presente projeto se propõe analisar, podemos identificar que existe uma tendência muito forte entre os autores de que necessite de uma transformação da estrutura da escola regular brasileira para que seja possível atender ao público em questão. Buscando identificar e discutir se a formação de professores de educação física escolar é suficiente para o processo educacional de pessoas que vivem com deficiência.

METODOLOGIA Serão convidados para as entrevistas do presente estudo todos os professores de educação física da rede estadual e municipal de educação de xxxxx/UF. Aos professores entrevistados será ressaltada a importância da participação na pesquisa e de suas contribuições, sendo garantido aos mesmos o sigilo de sua identidade. No momento da realização das entrevistas será entregue ao técnico entrevistado uma cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) norteando-o eventuais dúvidas. PROCEDIMENTOS DAS ENTREVISTAS O estudo será pautado na ordem descrita abaixo. Inúmeras possibilidades são abertas em estudos deste tipo, como por exemplo, a abertura de prerrogativas que podem nortear outras discussões da temática analisada (TRIVIÑOS, 1987). As perguntas direcionadas para os professores escolares constituem-se da seguinte maneira: BLOCO GERAL 1.

Qual a sua idade? 2. Possui curso de graduação? Em qual área? Em que ano? Onde? 3. Possui curso de pós-graduação? Em qual área? Em que ano? Onde? 4. Pré-análise: fase na qual ocorrem leituras, elaboração de hipóteses, objetivos e indicadores que venham a fundamentar e auxiliar no processo de análise de conteúdo. Exploração do material: codificação dos discursos. O tratamento dos resultados e interpretação: categorização e reagrupamento em características comuns. CRONOGRAMA ETAPAS / MESES 1 2 3 4 5 6 7 Revisão de literatura Submissão ao CEP Entrevista com os professores Transcrição das entrevistas Tabulação e análise dos discursos Redação do TCC 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com o panorama supracitado fica evidente a necessidade de compreendermos melhor a formação dos profissionais de educação física no que diz respeito aos alunos que vivem com alguma necessidade especial.

Parte-se da ideia de assimilar o universo que o profissional está inserido e se esse possui recursos e qualificação para trabalhar com uma população que exige certos cuidados, e que vem crescendo de forma significativa na sociedade contemporânea.  Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. n. p. BARBANTI, V. CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Acompanha 1 CD-ROM. Disponível em: Acesso em: 30 mar. Caderno de Saúde Pública, v. n. p. FERRAZ, O. L. GORGATTI, M. G. Educação física escolar e inclusão: uma análise a partir do desenvolvimento motor e social de adolescentes com deficiência visual e das atitudes dos professores. Tese (Doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano) - Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

JANUZZI, G. O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil.  Linhas Críticas, v. n. p. WALL, R.

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