Educação inclusiva: reflexões e possibilidades

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Referências. INTRODUÇÃO: O DIREITO DE APRENDER E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A inclusão é a perspectiva atual de educação. O ensino segregacionista é inaceitável e viola o direito fundamental a educação que está previsto tanto na atual Constituição Federal (BRASIL, 1988), quanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (BRASIL, 1996). Conquanto, hodiernamente, incluir seja a regra a ser seguida por todos os sistemas de ensino, a história nos mostra que a inclusão não surgiu de repente e é fruto de grandes lutas e conquistas. Destaca-se que a educação inclusiva, para ser de fato consolidada, necessita de atuações conjuntas, principalmente, no que diz respeito a formação docente (um dos requisitos para se alcançar a inclusão escolar). É necessário preparar a escola para incluir nela o aluno com necessidade educacional especial, a fim de que os benefícios sejam múltiplos para todos os envolvidos com a educação: os alunos, os professores e a sociedade em geral (FREITAS, 2006, p.

Freitas (2006) faz um diálogo entre inclusão escolar e inclusão social. Sem dúvida, não se pode afirmar que existe inclusão quando esta está presente apenas em pequenos espaços. É necessário superar barreiras e preconceitos que impedem o exercício da cidadania da pessoa com deficiência. Inserir o educando com necessidade educacional especial em instituições escolares não basta para afirmar que há inclusão, mas com certeza, já é um bom começo. Em outras palavras, incluir é sinônimo de cidadania, pois não se trata apenas de inclusão escolar, mas também social. Nesse sentido, destaca-se que várias atuações devem estar presentes para que se possa concretizar a inclusão. Dentre as diversas ações voltadas a inclusão escolar, citam-se duas: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o ensino de valores (respeito ao próximo, solidariedade, cooperação, não segregação etc).

Isto posto, para que seja possível uma melhor compreensão acerca da temática, a seguir é apresentado um exemplo de projeto fundamentado nos princípios da inclusão escolar e nas duas ações supracitadas: NOME DO PROJETO Mãos que “falam”: aprender Libras e praticar valores. TEMA Libras e valores necessários a convivência em sociedade. AVALIAÇÃO Será feita mediante a observação do desenvolvimento do aluno, bem como sua participação, interesse e aprendizagem da Libras e dos valores trabalhados. REFERÊNCIAS • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. Brasília, 2018; • BRASIL, Lei n° 10. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146. htm. Acesso em:23/05/2022. Em suma, os valores trabalhados a partir de convivências inclusivas transcendem os muros da escola e incidem diretamente em uma sociedade mais plural.

REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www. planalto. htm. Acesso: 23/05/2022; ______. Lei nº 13. de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. São Paulo: Summus, 2006. p. – 181; MANTOAN. Maria Teresa Eglé. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

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