Educação Profissional e metodologias ativas

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A globalização modificou a atuação de vários setores da sociedade, e a educação é uma das áreas que tem mais sentido seus efeitos em especial a educação profissional, que até então tem sido baseada em métodos de ensino tradicionais. Para o desenvolvimento das habilidades e competências que o mercado de trabalho necessita, é necessário que a educação possa empregar metodologias inovadoras que simulem, no ambiente escolar, os diferentes cenários nos quais os futuros profissionais estarão inseridos, onde os alunos possam contextualizar os conteúdos e aplicar os conhecimentos adquiridos. Neste sentido as metodologias ativas podem ser a solução para tal demanda uma vez que possibilitam que o aluno desenvolva um espírito critico e reflexivo sobre a realidade, e adquira a capacidade de utilizar seus conhecimentos de forma proativa, buscando os meios visando a solução de problemas propostos.

Palavras-chaves: Educação Profissional. Metodologias Ativas. Neste sentido as metodologias ativas podem ser a solução para tal demanda uma vez que possibilitam que o aluno desenvolva um espírito critico e reflexivo sobre a realidade, e adquira a capacidade de utilizar seus conhecimentos de forma proativa, buscando os meios visando a solução de problemas propostos. O presente estudo tem o objetivo de realizar uma breve revisão bibliográfica sobre a temática envolvendo o uso de metodologias ativas na educação profissional como instrumento para promover uma formação profissional que atenda às demandas das organizações cada vez mais, buscando caracterizar estas metodologias, entendendo sua contribuição para melhoria do processo de ensino e aprendizagem da educação profissional. Com base em pesquisa bibliográfica, serão abordados os conceitos de educação profissional, ensino tradicional e metodologias ativas.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, teses e livros. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental, mas em ambos os casos, buscam conhecer e analisar contribuições científicas existentes sobre um determinado assunto. Os empresários entendem ser necessário que para formação deste “novo” trabalhador exista uma maior qualificação, donde a formação generalista seja fortemente consolidada e o mesmo se encontre preparado para analisar, entender e assimilar as inovações dos dinâmicos sistemas tecnológicos. Essa preparação pode ser melhor delineada com a capacidade de reciclagem e aperfeiçoamento, disposição de trabalhar em equipes, senso de iniciativa, liderança, criatividade, autocontrole, ser polivalente e multifuncional e condições de adaptação aos novos tempos de flexibilidade, imprevisibilidade, insegurança e instabilidade (SILVA, 2005).

A partir do avanço tecnológico nos meios de se comunicar, englobando transformações nos panoramas sociais e culturais, acarretaram muitas mudanças no cotidiano da sociedade, vindo a afetar diretamente a educação. Existe um movimento de rápidas alterações no cenário educacional, cuja amplitude ainda é desconhecida, que necessita passar por uma análise e discussão. Requer, ainda, uma reflexão quanto aos conceitos de educação e tecnologia, que devem ser pensados de forma integrada, e não mais isoladamente, no sentido da criação de propostas pedagógicas que incorporem ao processo educativo as potencialidades trazidas pelas TICs, com o propósito de reafirmar o seu lugar na construção do conhecimento, na democratização do saber e, consequentemente, no desenvolvimento da cidadania (ROSA & CECÍLIO, 2010, p.

O modelo tradicional de ensino baseado em aulas expositivas, precisa ser repensado, tendo em vista não ter sofrido alterações significantes no decorrer das décadas, mesmo com a evolução de tecnologias de comunicação e criação de novos recursos como ferramentas de apoio aos professores. As novas tecnologias têm ocupado cada vez mais espaço no cotidiano das sociedades e acaba por afetar o seu modo de vida, as linguagens, as maneiras de nos comunicarmos, nas formas de trabalho, na interação dos indivíduos, enfim, têm modificado de forma contundente nossa maneira de ver o mundo e nossas atitudes em relação a ele. Afetando de forma sistemática o processo de ensino, no qual a utilização da tecnologia potencializa as possibilidades de desenvolvimento de trabalhos pedagógicos mais elaborados e envolventes para os alunos (COSTA & OLIVEIRA, 2004, p.

Para Freitas e Almeida (2012, p. a partir de uma abordagem pedagógica que possa acolher metodologias de ensino que se utilizem das TIC’s, verifica-se que além da facilidade e da qualidade de informações disponibilizadas através das mais diferentes fontes e da possibilidade de se efetivar um processo de aprendizagem interativo/construtivo, um dos objetivos a ser alcançado consiste na construção da autonomia intelectual dos alunos. FREIRE, 2013, p. Metodologias ativas são estratégias de ensino que tem como característica fundamental a participação dos alunos na construção do processo de ensino e aprendizagem, agregando flexibilidade, com interligação com conhecimentos diversos, dotado de híbridismo. As metodologias ativas neste mundo globalizado e altamente tecnológico, com conexões digitais, que possibilitam uma infinidade de combinações possíveis de modelos de ensino híbridos, a junção de metodologias ativas com modelos flexíveis, híbridos traz contribuições importantes para a o desenho de soluções atuais para os aprendizes de hoje (MORAN, 2017).

As escolas que nos mostram novos caminhos estão mudando o modelo disciplinar por modelos mais centrados em aprender ativamente com problemas, desafios relevantes, jogos, atividades e leituras, combinando tempos individuais e tempos coletivos; projetos pessoais e projetos de grupo. Isso exige uma mudança de configuração do currículo, da participação dos professores, da organização das atividades didáticas, da organização dos espaços e tempos (MORAN, 2015, p. Mas é importante destacar que as mudanças nas práticas pedagógicas não devem ocorrer de forma repentina para os docentes, nem para os alunos, todo o processo deve ser feito de forma tranquila, de modo a evitar a queima de etapas, num primeiro momento deve se investir na capacitação dos professores, preparando os mesmos para mais essa evolução da tarefa de ensinar.

A opção por uma metodologia ativa deve ser feita de forma consciente, pensada e, sobretudo, preparada para não tirar do professor a alegria de ensinar. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a proliferação de novas tecnologias de comunicação, e sua repercussão em todas as áreas do conhecimento, na área da educação profissional, tendo em vista a nova realidade do mercado globalizado, as mudanças são mais urgentes, onde são necessárias aptidões e competências para atuar no mercado de trabalho contemporâneo e que possam ser instrumentos de transformação em sua realidade profissional. Desta forma é importante a adoção de novas metodologias de ensino quebrando barreiras existentes na metodologia tradicional. Com a adoção de metodologias ativas a escola pode participar de forma efetiva dos processos de transformação e construção da realidade, atuando na formação de profissionais críticos e reflexivos, com habilidades e competências técnicas para fazer frente a uma sociedade altamente competitiva.

p. Disponível em http://www. uel. br/revistas/uel/index. php/seminasoc/article/view/10326/10999. FINI, M. I. Inovações no ensino Superior metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. n. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006. Disponível em: https://acervodigital. ufpr. br/handle/1884/29710. Acesso em: 08 ago. A tecnopedagogia na esteira da educação 4. Aprender a aprender na cultura digital. In Educação no Século XXI - Volume 31 – Tecnologias/ Organização:Editora Poisson Belo Horizonte - MG: Poisson, 2019. Disponível em https://poisson. com. Acesso em 31 jul 2020. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E. P. Disponível em: http://www2.

eca. usp. br/moran/wpcontent/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas. pdf. n. p. mar. Disponível em: <http://www. scielo. Disponível em https://www. ufjf. br/revistaedufoco/files/2011/05/Artigo-0x-15. Rosemar. pdf. Programa de Pós-graduação em Educação. Disponível em https://repositorio. ufsc. br/handle/123456789/102035. Acesso em 12 ago 2020. Acesso em 15 ago 2020.

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