EFEITOS DA PRÁTICA DE TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE A PROMOÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Uma revisão bibliográfica

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

OBJETIVOS 5 4. JUSTIFICATIVA 6 5. METODOLOGIA 7 6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 8 7. CRONOGRAMA DA PESQUISA 11 8. RESENDE-NETO et al. Trata-se de uma modalidade esportiva composta por programas de exercícios que apresentam relativa facilidade de execução, além de uma rápida observação na obtenção de resultados físicos e psicossociais. Os efeitos relacionados à pratica de treinamento funcional incluem melhorias na capacidade funcional, na potência muscular e na força de idosos, por exemplo (CHAVES et al. RESENDE-NETO et al. PROBLEMA A prática do treinamento funcional compreende uma estratégia de promoção da saúde adotada muito recentemente pela população mundial. Em consequência, a melhora da capacidade funcional também é veemente reportada, contribuindo para um melhor desempenho em atividades cotidianas. Tais resultados se mostram bastante benéficos e desejáveis, especialmente em um contexto de promoção da saúde de idosos (CHAVES et al.

RESENDE-NETO et al. Adicionalmente, a prática de treinamento funcional pode apresentar potenciais efeitos benéficos sobre a saúde mental dos praticantes. Neste contexto, a prática de treinamento funcional é capaz propiciar maiores taxas de maior inserção social, por exemplo. nlm. nih. gov/pubmed). Durante as buscas, a combinação dos seguintes descritores de pesquisa será utilizada: “exercício físico”, “treinamento funcional” e “saúde”. As buscas realizadas nos bancos digitais serão concentradas em publicações que apresentarem relevância científica, considerando o objetivo geral do presente trabalho. RESENDE NETO et al. Em consequência, o treinamento funcional também promove um aumento da eficiência neuromuscular, a qual pode ser evidenciada na realização de atividades cotidianas (RESENDE NETO et al. Conforme pontuado por Furtado e colaboradores (2017), o treinamento funcional pode ser definido como: “O treinamento funcional (TF) é um conjunto de exercícios multiarticulares, tais como, as ações de puxar, empurrar, estabilizar, levantar, arremessar, correr ou saltar, com o intuito de otimizar os movimentos corporais, os quais induzem ao melhoramento da performance e a prevenção de lesões (FURTADO et al.

p. ” A condução do treinamento funcional inicia-se pela prática de exercícios que promovem o aumento da frequência cardíaca. Portanto, a prática de treinamento funcional tem sido correlacionada a um potencial aumento da longevidade em idosos, acompanhada de independência nas habilidades funcionais. Diante do exposto, faz-se necessária a implementação de aprimoramento de espaços acessíveis a idosos, estimulando a prática de treinamento funcional em larga escala e a longo prazo (KERBER et al. Os notórios efeitos da prática de treinamento funcional sobre a saúde dos praticantes contribuíram para um substancial aumento nas taxas de adesão mundiais, contribuindo para a adoção de um estilo de vida mais saudável pela população em geral. Coelho Netto e Aptekmann (2016), por exemplo, observaram uma taxa de adesão de 85% na prática de treino funcional, em um programa de duas sessões semanais.

As elevadas taxas de adesão podem estar relacionadas também a facilidade de realização pela população em geral, uma vez que os programas de exercícios físicos, que caracterizam o treinamento funcional, são bastante semelhantes com atividades diárias. Vale ressaltar que se trata de uma estratégia de promoção de saúde bastante segura, incentivando a realização de exercícios relacionados pela população em geral. Para isto, uma orientação e acompanhamento profissional é extremamente necessário, a fim de se evitar a observação de lesões e outros efeitos adversos indesejáveis (KERBER et al. RESENDE NETO et al. Evidências adicionais reportaram que os efeitos da prática de treinamento funcional sobre a atenuação fisiológica do envelhecimento ainda não foram completamente elucidados.

Por se tratar de uma temática muito recente na literatura, a realização de estudos mais aprofundados se mostra necessária, a fim de se fortalecer a disseminação dos benefícios relacionados ao treinamento funcional (OLIVEIRA et al. O mecanismo de ação relacionado a obtenção dos referidos efeitos seria um possível aumento na taxa metabólica basal desses indivíduos (FURTADO et al. Desse modo, o treinamento funcional é capaz de estimular uma considerável mudança no aumento da quantidade de calorias gastas em repouso. Assim, é possível se promover um maior gasto energético no organismo, resultando na diminuição das quantidades de lipídeos corporais (FURTADO et al. Em conjunto com um plano de orientação nutricional, a manutenção do peso corporal a longo prazo compreende um dos resultados proporcionados pelo treinamento funcional.

Neste sentido, a relevância da atuação de uma equipe multiprofissional é veementemente ressaltada pela literatura especializada contemporânea (FURTADO et al. NOGUEIRA, A. C. RESENDE NETO, A. G. SILVA-GRICOLETTO, M. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. v. n. p, 68-76, 2016. DARIO, A. v. n. p. FURTADO, B. G. M. Treinamento funcional de 8 semanas modifica parâmetros antropométricos de mulheres adultas obesas. Revista Inova Saúde, v. n. p. p. maio/agosto 2017. Kraemer, W. J. Ratamess, N. p. Li, S. Kim, J. Y. Sim, Y. gov. br/dicas-em-saude/154-artrite-reumatoide-e-artrose-oesteoartrite>. Acesso em 15 mai. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Síndrome metabólica. A. Martins, A. B. T. Effects of exercise on hypertension control in older adults: systematic review. S. ANTUNES, M. D. BATISTA, R. P. R. bras. Ci. e Mov.

v.

144 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download