Empresa face Pizza

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Este trabalho foi desenvolvido com base em um estudo de caso que apresentou o surgimento da empresa, sua consolidação no mercado e fase de reestruturação do negócio, a empresa estudada é do ramo de restaurante e lanchonete, atividade que possui grande concorrência. Com este estudo foi possível consolidar a ideia de que qualquer empresa necessita investir constantemente em inovação, para que possa permanecer ativa e lucrativa. Palavras-chave: Marketing, Gestão, Concorrência, Inovação. ABSTRACT In all branches new companies emerge at all times, offering ideas, creating differentiated concepts and bringing benefits and solutions to consumers. In this scenario, the market becomes more and more competitive, making companies need to develop new methods to stand out, strategic management and marketing strategies are increasingly important in economic growth and consolidation with the market, in the current economy, it is not enough just to offer a quality product or service, it is necessary to build customer loyalty, demonstrate the benefits you will be buying and develop management strategies to avoid possible challenges.

Nesta concepção, para manter uma empresa ativa e lucrativa no mercado é necessário muito mais do que um produto ou serviço de qualidade, é importante apresentar este produto ao consumidor, demonstrando as vantagens e benefícios que ele irá adquirir com a compra, além disso, existem muitos canais de venda que podem alcançar clientes em todas as regiões como lojas e-commerce, perfis no Instagram, Facebook, catálogos que são apresentados de amiga para amiga, entre tantas outras formas de divulgação existentes, por isso é necessário que a empresa desenvolva estratégias de gestão e marketing eficientes, pois o gerenciamento estratégico é responsável por orientar os administradores na tomada de decisões e solução de problemas. Conforme HOOLEY (p. Disso se infere que o verdadeiro desafio enfrentado pelas empresas hoje é transpor o marketing da boca pra fora e cair na real com o que é necessário para obter uma posição competitiva sustentável e de longo prazo no mercado, gerando lucros e valor para o acionista.

Enfrentar esse desafio pode ou não envolver um departamento de marketing, mas, certamente, envolverá a elaboração de uma estratégia de marketing baseada em uma compreensão profunda do mercado (. Neste cenário, o trabalho proposto visa desenvolver um estudo de caso demonstrando as estratégias de marketing e gestão de uma empresa do ramo de restaurantes, que foi constituída em um cenário de pouca concorrência, mas precisou se reestruturar para permanecer no mercado competitivo. Assim, o Sr. George inaugurou a Pizzaria, e sua principal preocupação era oferecer a mesma qualidade da pizza elaborada em casa. Começou oferecendo um Cardápio de 10 tipos de pizzas. O Sr. George fixava o preço que queria, pois, a fama era que não havia pizza igual a sua no bairro.

O que era fator decisivo na compra? Qualidade? Preço? Rapidez? Variedade? Flexibilidade? Ou serviços diferenciados? Para os clientes da pizzaria o fator decisivo no momento da escolha era a qualidade do produto, pois a pizza já era amplamente reconhecida por ser a melhor da região. Na fase inicial da empresa o proprietário investiu para manter a qualidade original do produto, mesmo que esta iniciativa o tornasse um pouco mais caro que o produto oferecido pelos concorrentes. Como a concorrência inicial era escassa, foi possível que a pizzaria oferecesse um produto de qualidade superior, mas com um preço maior que a média, pois os clientes eram prioritariamente moradores da região que já haviam experimentado a pizza e reconheciam seu diferencial. Análise do Cenário 2 A Face Pizza progrediu.

O preço médio de suas pizzas era R$30. O que a empresa significa para os clientes? Neste segundo momento, a empresa passou a competir com concorrentes que possuíam como diferencial o preço oferecido pelo produto e a maior variedade, conquistando clientes que buscavam opções que atendessem suas necessidades. Neste cenário, a Face Pizza não estava preparada estrategicamente para manter uma vantagem competitiva saudável, pois se encontrava economicamente estruturada em uma única vertente. Por isso é essencial que toda empresa possua um planejamento de negócios estrategicamente desenvolvido, pois este irá prever diversas variáveis e poderá orientar o gestor na tomada de decisões que irá determinar o caminho a seguir, no caso da pizzaria, para reconquistar os clientes a empresa precisará inovar e desenvolver vantagens competitivas que se equilibrem a de seus concorrentes.

O que a empresa oferecia como atrativo principal? Seu principal atrativo continuava sendo a qualidade do produto oferecido, que já era reconhecido pela clientela da região. Mas tornou-se visível que apenas esta estratégia não seria capaz de manter a empresa competitiva no mercado, pois os clientes buscavam outras vantagens quando realizavam a comparação entre as concorrentes como seu custo x benefício, quantidade de opções e praticidade no momento do pedido e entrega. Análise do Cenário 3 O Sr. George avaliou o próprio negócio e decidiu não abrir mão da qualidade percebida pelo cliente: nada de reduzir azeitonas na pizza ou seu recheio. Decidiu racionalizar seu custo de produção e, ao mesmo tempo, flexibilizar a produção. A escolha foi modificar a produção, utilizando um processo no qual a variedade pode ser obtida alterando poucos itens e mantendo grande parte dos componentes comuns.

Desse modo, conseguiu racionalizar o uso dos mesmos produtos, concentrando os volumes de compras e negociação com os fornecedores para reduzir o custo dos componentes da pizza. Qual a vantagem competitiva? A Face Pizza passou a oferecer produtos de qualidade por um preço mais acessível, grande quantidade de opções de sabores, rapidez no atendimento e na entrega do pedido e novos meios de comunicação com o cliente. Essas melhorias foram possíveis através de uma gestão estratégica eficiente, que analisou os dados do mercado e do próprio negócio e identificou as medidas que iriam proporcionar seu crescimento. Essas ferramentas são importantes para que a gestão tome medidas embasadas em informações concretas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento econômico sustentável.

O que era fator decisivo na compra? Qualidade? Preço? Rapidez? Variedade? Flexibilidade? Ou serviços diferenciados? Com esta reformulação, os clientes passaram a buscar a qualidade do produto por um preço acessível, tornado esse o principal fator no momento da escolha. Mesmo com a diminuição do valor e aprimoramento do processo de produção, a pizza continuava mantendo seu padrão de qualidade inicial, que sempre foi à essência do empreendimento, fazendo com que os clientes retornassem e divulgando uma imagem positiva da empresa. A soma de todas estas particularidades oferecia uma grande vantagem competitiva. Para que a empresa continue ativa e lucrando é necessário estar em constante movimento, adaptando seus produtos e serviços, analisando a demanda do mercado e as preferências dos clientes e investindo em inovações constantes, desta forma estará sempre se adaptando ao cenário econômico do momento e continuará se desenvolvendo.

O que a empresa oferecia como atrativo principal? Nesta nova fase a pizzaria investiu em equipamentos que traziam praticidade para a produção, passaram a vender uma pizza com massa mais fina e crocante que cativou os clientes e se tornou um sucesso. Para fidelizar os clientes, é muito importante que todas as empresas invistam e inovações e métodos que facilitem e agilizem os processos produtivos. O desenvolvimento tecnológico traz muitas opções para quem busca otimizar a produção, diminuir o custo do processo e ampliar sua capacidade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHURCHIL, G. A. Marketing: criando valores para o cliente. ed. São Paulo: Saraiva, 2013; FISK, P. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

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