EMPRESA MARCOPOLO S.A

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Orientador: Prof. ª XXXXXXXXXXXXXXXXX. Cidade 2020 FOLHA DE APROVAÇÃO NOME DO ALUNO – RA: XXXXXXXXXXXXXX PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V GESTÃO FINANCEIRA Projeto Integrado Multidisciplinar entregue à Universidade Paulista - UNIP como requisito para a obtenção de média semestral do curso de Gestão Financeira. Orientador: Profª. XXXXXXXXXXXXXXXXX. Planejamento. Vantagens Competitivas. Estimativas. Sumário 1. Introdução 3 2. A análise financeira das Demonstrações Contábeis determina a continuação das atividades da organização, auxiliando a empresa na identificação das tomadas de decisão. O planejamento tributário utilizado como ferramenta estratégica auxilia no controle dos custos e riscos, por meio do planejamento e aplicação dos indicadores e resultados, possibilitando que o setor administrativo e jurídico consiga a melhoria da administração financeira. A Matemática Financeira contribui para que os gestores avaliem os negócios e mantenham uma visão ampla na elaboração do planejamento orçamentário da empresa que contribuem nas decisões e ações das organizações.

A matemática utilizada como ferramenta aplicada auxilia em todos os sistemas e prospecção de novos negócios. A matemática tem como objetivo proporcionar aos gestores a capacidade de interpretar e conduzir os métodos no ambiente empresarial e disponibiliza conhecimento das condições financeiras e a alteração dos valores do dinheiro com o decorrer do tempo, possibilitando avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo facilitando a elaboração das estratégias para potencializar os processos da organização. A principal atividade da Companhia é a fabricação de ônibus, carrocerias para ônibus e componentes. Mais do que o principal fabricante brasileiro de carrocerias de ônibus, a Marcopolo é referência para o país e exemplo de companhia multinacional, com sucesso no Brasil e no exterior.

A história de décadas da Marcopolo teve início em 1952 em um pavilhão localizado na esquina das ruas Treze de Maio com a Os 18 do Forte, em Caxias do Sul, quando ocorreu a produção das primeiras carrocerias de aço. Em 1957 houve o aumento da produção e tornou-se necessária a transferência da empresa para o Bairro Planalto. Em 1961 foi realizada a assinatura do primeiro contrato de exportação com uma empresa de transportes do Uruguai. Foi criado o primeiro ônibus para o Sistema BRT (Bus Rapid Transit) para atender ao Sistema de Transporte Urbano de Curitiba/PR. O modelo tornou-se referência para os principais sistemas BRT de todo mundo. Em 1977, Paulo Bellini foi eleito presidente do Conselho de Administração da Marcopolo. Em 1978 foi criado o ônibus Marcopolo III Articulado, sendo o primeiro ônibus rodoviário intermunicipal articulado a ser produzido no país.

Em 1979 foi criado o Trolebus, um modelo desenvolvido para o transporte urbano era movido por eletricidade. A Marcopolo recebeu o Prêmio AutoData na categoria Melhor Empresa Encarroçadora de Ônibus e o Prêmio Destaque no Marketing concedido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN). Em 2003 foi eleita a Fabricante de Ônibus do Ano (Busbuilder of the year 2004), na Europa. O prêmio foi recebido por Paulo Bellini durante a 17ª edição da Busworld, mais importante feira de ônibus do mundo. A Marcopolo ficou entre as 20 Melhores da Década concedido pela Editora Expressão e Fundação Getúlio Vargas. Em 2004 a Marcopolo foi apontada como uma das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina, reconhecimento concedido pelo Great Place to Work Institute do Brasil.

Nesse mesmo ano Paulo Bellini foi nomeado Presidente Emérito da empresa, sendo considerado um cargo pessoal e intransferível. Em 2013 ocorreu o lançamento do novo Torino, o modelo, um dos mais vendidos do Brasil, une a tradição do Torino ao design das novas gerações de ônibus Marcopolo. Em 2014 foi considerada a Empresa do Ano e a Melhor Empresa do Setor Autoindústria segundo a edição especial Maiores & Melhores da Revista Exame, com o modelo Viale BRT, Marcopolo recebeu o Prêmio IF Product Design Award na Categoria Transportes. Em 2015 os cinco novos modelos passaram a ser comercializados: Paradiso 1350, Intermunicipal Ideale, Torino Express (articulado), Torino Low Entry e Torino motor traseiro. A produção foi de 400 mil unidades produzidas em seus 66 anos de atividades. A gestão da Marcopolo é formalizada com base na distinção entre as funções e responsabilidades do Conselho de Administração, do Comitê Executivo e da Diretoria.

O Conselho de Administração é constituído por sete membros, dos quais quatro são externos e independentes, sendo um eleito pelos acionistas minoritários, um pelos acionistas detentores de ações preferenciais e outros dois pelos acionistas controladores. O Presidente do Conselho de Administração não participa da Diretoria. O Conselho de Administração conta, em caráter permanente, com um comitê técnico consultivo, estatutário, denominado Comitê Executivo, que auxilia, opina e apoia na condução dos negócios. As competências de cada um desses órgãos estão definidas no Estatuto Social da Companhia. O relacionamento da Marcopolo com seus acionistas e potenciais investidores é feito pela área de Relações com Investidores. Em 2019, foram recebidos analistas do país e do exterior e realizados inúmeros contatos telefônicos.

O website da área de Relações com Investidores da Marcopolo (http://ri. marcopolo. com. Pelo fato de ser um veículo vendido completo, o modelo Volare não foi computado na produção brasileira de carrocerias. Se considerada a produção desse tipo de veículo, a produção nacional seria de 25. unidades no ano, com incremento de 9,5% em relação às 23. unidades produzidas em 2018. A demanda no mercado interno atingiu 17. Ainda conforme o Relatório da Administração 2019, o segmento de urbanos foi o grande destaque de 2019 na produção brasileira de ônibus. A realização da licitação das linhas da cidade de São Paulo, SP, que se arrastava desde 2013, ajudou a destravar vendas. Para a Marcopolo, o aumento em termos de unidades físicas no mercado interno foi de 9,7% enquanto o mercado externo avançou 3,0%, com o market share encerrando o ano em 39,6%.

A demanda de micros e Volares foram afetadas pela ausência de novas licitações do Caminho da Escola para faturamento em 2019. Os volumes entregues até agosto de 2019 ainda refletiam a licitação de fevereiro de 2018. A produção de ônibus urbanos pela Metalpar foi encerrada no primeiro trimestre de 2019 e a partir de novembro foi concentrada a fabricação de ônibus urbanos na planta da Metalsur. Em 2019, a Companhia avançou no projeto de otimização de plantas, com a transferência das linhas de fabricação de peças e componentes para o novo Centro de Fabricações, o que permitirá o encerramento da planta de Planalto em abril de 2020. Continua em andamento o processo de verticalização de componentes na unidade do Espírito Santo, o que permitirá maior competitividade à operação.

Análise das Demonstrações Financeiras. A análise financeira das Demonstrações Contábeis fundamenta-se nos estudos detalhados dos dados financeiros da empresa, e das situações externas, tais como: concorrentes, fatores econômicos e políticos. Conforme as Demonstrações Financeiras 2019 da Marcopolo S. A. o relatório compreende o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2019 e as respectivas demonstrações do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa assim como as demonstrações financeiras consolidadas da Marcopolo S. A. e suas controladas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis que demonstram a posição patrimonial e financeira da Companhia. Os segmentos de rodoviários e micros demonstram de forma inequívoca a força da marca, com participação de 67,9% e 58,1% respectivamente.

A participação de mercado dos urbanos também é destaque, mantendo patamar superior ao histórico. Imagem 01) - Demonstração do Resultado do exercício (DRE) Marcopolo S. A. Fonte: Relatório da Administração 2019 Marcopolo S. milhões ou 47,8% do total (54,4% em 2018). Do total da receita líquida consolidada de 2019, 80,1% originou-se das vendas de carrocerias, 14,7% da comercialização de Volares e 5,2% das receitas de peças, do Banco Moneo e de chassis. Segundo o relatório o lucro bruto totalizou R$ 650,3 milhões, representando 15,1% da receita líquida (15,8% em 2018). A retração da margem bruta é resultado do mix de vendas, mais exposto ao mercado interno do que ao mercado externo, maior representatividade do segmento de urbanos vendidos no mercado interno em detrimento das exportações desse modelo e menos vendas de rodoviários para o mercado externo.

As despesas com vendas somaram R$ 220,8 milhões em 2019 ou 5,1% da receita líquida, contra R$ 251,1 milhões, ou 6,0% da receita, em 2018. O resultado financeiro de 2018 foi fortemente impactado pela desvalorização do Real frente ao Dólar norte americano sobre a carteira de pedidos em dólares, o que não ocorreu em 2019. O EBITDA alcançou R$ 338,0 milhões em 2019, com margem de 7,8%, contra R$ 362,1 milhões e margem de 8,6% em 2018. A retração da margem EBITDA é explicada pelo mix de vendas, mais exposto ao mercado interno do que ao mercado externo, maior representatividade do segmento de urbanos vendidos no mercado interno em detrimento das exportações desse modelo, pior desempenho do segmento de rodoviários, e menor contribuição da equivalência patrimonial, afetada por NFI Group Inc.

e Loma Hermosa. Em 2019, a Marcopolo investiu R$ 182,5 milhões, dos quais R$ 116,0 milhões foram despendidos na controladora e aplicados da seguinte forma: R$ 77,6 milhões em máquinas e equipamentos, R$ 24,4 milhões em prédios e benfeitorias, R$ 12,1 milhões em equipamentos de informática e softwares e R$ 1,9 milhão em outras imobilizações. Fonte: Demonstrações de resultado 2019 Marcopolo S. A. pg. Com base nas evidências obtidas por meio desses procedimentos, são consideradas que o reconhecimento e as divulgações sobre as provisões, passivos contingentes, ativos fiscais e ativos contingentes tributários são aceitáveis no contexto das demonstrações financeiras individuais e consolidadas tomadas em conjunto. Conforme as Demonstrações Financeiras 2019 da Marcopolo S. O imposto diferido não é reconhecido para: diferenças temporárias sobre o reconhecimento inicial de ativos e passivos em uma transação que não seja uma combinação de negócios e que não afete nem o lucro ou prejuízo tributável nem o resultado contábil; diferenças temporárias relacionadas a investimentos em controladas, coligadas e empreendimentos sob controle conjunto, na extensão que a Companhia seja capaz de controlar o momento da reversão da diferença temporária e seja provável que a diferença temporária não será revertida em futuro previsível; e diferenças temporárias tributáveis decorrentes do reconhecimento inicial de ágio.

Um ativo fiscal diferido é reconhecido em relação aos prejuízos fiscais e diferenças temporárias dedutíveis não utilizadas, na extensão em que seja provável que lucros tributáveis futuros estarão disponíveis, contra os quais serão utilizados. Ativos fiscais diferidos são revisados a cada data de balanço e são reduzidos na extensão em que sua realização não seja mais provável. Ativos e passivos fiscais diferidos são mensurados com base nas alíquotas que se espera aplicar às diferenças temporárias quando elas forem revertidas, baseando-se nas alíquotas que foram decretadas até a data do balanço. A mensuração dos ativos e passivos fiscais diferidos reflete as consequências tributárias decorrentes da maneira sob a qual a Companhia espera recuperar ou liquidar seus ativos e passivos.

mil no consolidado. Provisões e passivos contingentes possuem incerteza inerente em relação ao seu prazo e ao seu valor de liquidação. Além disso, a determinação da probabilidade de perda dos processos em andamento envolve julgamentos críticos por parte da administração, reavaliados periodicamente conforme o andamento dos processos, nas diversas instâncias judiciais, e da jurisprudência aplicável. Referente aos Processos tributários, as estratégias de auditoria da empresa envolvem a equipe de especialistas nas áreas trabalhista e tributária, conforme apropriado, para leitura e discussão dos principais processos judiciais, incluindo a classificação do prognóstico de perda atribuída por consultores jurídicos internos e externos à Companhia, assim como tiveram um entendimento dos controles internos mantidos na área. Consideram que os critérios e premissas adotados pela administração para a determinação da provisão para processos judiciais e contingências, bem como as divulgações efetuadas sobre passivos contingentes, são consistentes, com as informações dos consultores jurídicos internos e externos.

De acordo com o Relatório da Administração 2019, o lucro líquido de 2019 atingiu R$ 212,0 milhões, com margem líquida de 4,9%. A melhora na margem líquida é explicada pelos mesmos fatores apontados no EBITDA, tendo sido afetada positivamente pelo resultado financeiro na comparação anual. O endividamento financeiro líquido totalizava R$ 576,9 milhões em 31. R$ 966,1 milhões em 31. Desse total, R$ 468,5 milhões eram provenientes do segmento financeiro (Banco Moneo) e R$ 108,4 milhões do segmento industrial. O valor total proposto para pagamento de dividendos e de juros a título de remuneração do capital próprio, imputado aos dividendos referentes ao exercício de 2019 totalizou R$ 101,6 milhões. O valor total distribuído equivale a 50,4% do lucro líquido da Companhia em 2019 e representa um yield (dividendo por ação / cotação da ação ao final do exercício) de 2,4%.

A Companhia retomou, no primeiro trimestre de 2020, a política de pagamento trimestral de dividendos ou juros sobre o capital próprio, observando que os níveis atuais de alavancagem e resultados permitem a volta da prática que havia sido suspensa em 2015, no contexto da crise econômica brasileira. Em 2020, a Companhia deve alcançar o amadurecimento de diversas iniciativas estratégicas desenvolvidas ao longo dos últimos anos, voltadas à recuperação de sua rentabilidade. Com a aplicação de metodologias voltadas à eficiência operacional, atingiram níveis recordes de produtividade através dos esforços da Segunda Onda, já obtendo resultados com a ampliação do horizonte de vendas e o projeto de otimização de plantas tem promovido um melhor aproveitamento da capacidade instalada. e os valores que auxiliam no crescimento constante e nas questões que envolvem os métodos para adaptação às crises e aumento do faturamento.

A análise da realidade tributária da empresa e a remarcação da sua posição por meio do planejamento tributário possibilita uma enorme economia financeira. As diversas tomadas de decisões para o ano consecutivo devem ser feitas de forma planejada e definida conforme a legislação vigente. Entende-se que a aplicação da Matemática Financeira nas tomadas de decisões auxilia a empresa quanto à situação financeira para manter sua posição de mercado. As considerações estão relacionadas aos resultados, dívidas, despesas, projeções, planos de financiamento, custos e rentabilidade para os investimentos financeiros. São Paulo: Atlas, 2002 Empresa Marcopolo: https://www. marcopolo. com. br/marcopolo/a-marcopolo/nossa-historia. Acesso em 15 de abril de 2020. MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

RIBEIRO, O.

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