ENSINO DO FUTSAL PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Para tanto, estudam-se os conteúdos do futsal, a aplicação de regras, a evolução da situação do autor e o modelo teórico de desenvolvimento esportivo baseado no estudo dos estágios esportivos infantis. A educação física no nível fundamental é muito importante porque oferece aos alunos oportunidades de desenvolver suas habilidades físicas e participar de atividades culturais, jogos e outras atividades desde a infância. A função desses cursos é construir um ambiente adequado para as crianças, proporcionar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento humano, principalmente esportivo, e garantir o aprendizado de habilidades específicas. Dessa forma, esta pesquisa comprova que o ensino de futsal tem forte relevância para o desenvolvimento motor infantil durante a educação infantil têm efeito fundamental no desenvolvimento esportivo e intelectual dos alunos.

Palavras-chave: Futsal. School. Activity. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 6 2 REVISÃO DE LITERATURA 7 2. FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR 7 2. EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO MOTOR 8 2. Portanto, por meio da educação física escolar, todos os esportes e funções mentais dos alunos podem ser plenamente desenvolvidos (DA CUNHA VOSER, 2015). A educação física deve usar a fisiologia, a biomecânica e o desenvolvimento esportivo e a pesquisa do corpo humano, e aumentar a coleção de esportes, a consciência física e a qualidade de vida dos alunos por meio de métodos que atendam às expectativas humanas para o desenvolvimento esportivo. Este método atribui importância ao conteúdo dos esportes e o desenvolvimento geral dos alunos. As ações realizadas por essas crianças têm um efeito decisivo em seu nível de desenvolvimento futuro, os professores de educação física devem sempre formular planos de currículo com base na teoria e na pesquisa, e enfatizar o desenvolvimento geral dos alunos em todos os aspectos (DA CUNHA VOSER, 2015).

Em relação aos desafios que enfrentamos todos os dias em um mundo em rápida mudança todos estamos envolvidos no processo contínuo de aprendizagem e controle e capacidade de movimento. Desde o nascimento, as crianças devem ser incentivadas a se exercitar. Mesmo que esses exercícios sejam básicos, elas devem sempre ser orientadas a estar em um ambiente que possa fornecer estímulos para acelerar o movimento ou melhorar a capacidade atlética da criança (GUIMARÃES; SILVA, 2016). O desenvolvimento inclui todos os aspectos do comportamento humano, portanto, ele só pode ser dividido artificialmente em "regiões", "estágios" ou "grupos de idade". Muito pode ser aprendido estudando o desenvolvimento motor de cada faixa etária e analisando-o como um processo contínuo desde a concepção até a morte do indivíduo.

O desenvolvimento do esporte é o estudo das mudanças no comportamento esportivo humano em várias fases da vida. No ambiente escolar e na educação física, os alunos precisam lembrar que suas ações estão diretamente relacionadas à sua inteligência e devem respeitar a relação entre os dois (LIMA, 2014). O esporte tem um papel importante, pois tem a função de construir um ambiente adequado para as crianças. Os conhecimentos proporcionados por esta experiência podem constituir um contributo marcante para o desenvolvimento humano, em especial o desportivo, garantindo assim a aprendizagem de competências específicas, é necessário fazer uma nova idealização da intervenção para tornar o currículo mais atrativo e enriquecedor para que os alunos possam receber uma formação contínua (MARTINS et al.

Ao longo da fase de aprendizagem, habilidades como habilidades motoras globais, habilidades motoras finas, planejamento corporal, equilíbrio, organização do tempo e organização espacial devem ser devidamente exercitados e estimulados. Obviamente, a importância de professores especializados na área de educação física é muito importante, para que possam utilizar efetivamente essas tecnologias e prestar atendimento a cada aluno de forma adequada de acordo com suas necessidades e possíveis limitações. Nesta fase, os esportes básicos já estão maduros, o que contribui para o desenvolvimento de atividades esportivas complexas, como a educação física. As habilidades básicas de estabilidade, movimento e manipulação foram aprimoradas, combinadas e projetadas e podem ser usadas em situações cada vez mais exigentes (LOPES; TOIGO, 2017). Já o exercício básico de pular ou pular com um pé só pode ser usado em atividades como pular corda ou salto triplo no atletismo, o desenvolvimento do esporte abrange todas as fases da vida humana, desde o nascimento até o fim da vida.

Neste caso, estão sendo feitos preparativos para estudar as fases especiais do movimento que as crianças estão desenvolvendo e para se preparar para a idade adulta entre 7 e 14 anos (MARTINS et al. Nesta etapa, a estabilidade desenvolvida na etapa anterior, o movimento e o movimento de manipulação são continuamente aprimorados no processo de aumento gradativo, e sua complexidade se reflete nas habilidades esportivas, como pular, chutar e arremessar, saltar obstáculos, dançar ou quaisquer outras habilidades motoras que existem na vida diária. Para a realização de jogos escolares, professores e escolas se fortalecem por meio do treinamento esportivo, planejando e selecionando alunos que se interessem pelo esporte e tenham maior capacidade atlética. O futsal está entre os participantes. formas, porque reúne formação, parcerias e desenvolvimento de atividades de preparação para a competição, a aula de prática de futsal faz parte da grade curricular de ensino, e são apresentadas sugestões para a socialização de saberes, que proporcionarão vivência e promoverão o desenvolvimento de esportes mentais, tais como localização espacial, flexibilidade, e horizontal, deslocamento e ritmo de potência (DA ROCHA, 2010).

Professor é o tipo de pessoa que atua de forma pedagógica para desenvolver a sala de aula com o objetivo de influenciar os alunos. Isso significa: tornar o conteúdo de fácil compreensão; preparar de acordo com o objetivo; reduzi-lo ao nível de aprendizagem de acordo com o nível de produtividade; torná-lo cheio de emoção e diversão; organizados em um ambiente social para aprimorar o conteúdo dos professores, eles terão capacidade de recursos e proporcionarão um ambiente suficiente para atingir seus objetivos, seja o desenvolvimento esportivo específico ou resultados qualitativos do jogo, os alunos participantes ou quantitativos não se desviam da classe (FLÔRES et al. APLICAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A ciência do corpo e a possibilidade de se expressar por meio dele estão localizadas no tempo e no espaço.

É importante que as crianças passem por todas as fases da maturidade. A função da educação desportiva e psicomotora é proporcionar uma formação básica obrigatória para o seu desenvolvimento desportivo, emocional e psicológico, para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer o seu corpo através de jogos e atividades recreativas. Como parte do ambiente, oportunidades para prática estruturada e instrução apropriada são os aspectos decisivos para adquirir novas habilidades motoras, especialmente quando são refinadas ao longo do ciclo de desenvolvimento, incluindo habilidades motoras básicas, como correr, pular, chutar, arremessar e receber (SILVA; RABELLO, 2012). Alguns estudiosos têm apontado fortemente o impacto ambiental de programas de exercícios físicos e aulas de educação física no processo de desenvolvimento.

Para o autor, os exercícios lúdicos são uma das ferramentas mais eficazes que podem proporcionar interação entre o quarto da criança e o ambiente. Portanto, ao estudar a relevância das atividades de agitação para a contribuição da aprendizagem psicológica ao processo de ensino, fica evidente a relevância dessa abordagem para o bebê, o que torna a relação com o mundo exterior mais harmoniosa (OLIVEIRA, 2017). Dificuldades para realizar as habilidades motoras básicas encontradas em algumas crianças, comuns em algumas crianças. Esses estudos mostraram que o tempo para realizar as habilidades motoras básicas é retardado podem prejudicar ou dificultar de alguma forma o desenvolvimento dessas crianças. Estudos recentes mostraram que existe uma correlação positiva entre o nível de capacidade atlética e a participação em atividades físicas, e também existe uma correlação entre o desenvolvimento atlético e os hábitos de exercício e participação dos jovens (TANI; BASSO; CORRÊA, 2012).

O desenvolvimento esportivo na aula de Educação Física da Educação Infantil é extremamente importante para a vida dos alunos, pois o desenvolvimento esportivo pode maximizar a habilidade e percepção do mundo do aluno. Compreender o corpo, interagir com o meio e reconhecer sua capacidade irá desenvolver plenamente o aluno, formando assim um cidadão capaz de compreender e responder a situações adversas não só no ambiente escolar, mas também no ambiente escolar. Portanto, as pessoas percebem que, além de ter um impacto positivo e duradouro em suas vidas, a Educação Física também desempenha um papel essencial no desenvolvimento dos alunos nos esportes infantis. Paralelamente, também promovem o bem-estar dos alunos e uma sobrevivência mais saudável e produtiva, além de desenvolverem suas habilidades motoras e cognitivas de forma equilibrada, integrada e progressiva no ambiente escolar.

REFERÊNCIAS DA CUNHA VOSER, Rogério; GIUSTI, João Gilberto M. O impacto da prática do futsal na competência motora de crianças. Motrivivência, v. n. p. GUIMARÃES, Camila Teixeira; SILVA, Thays Guimarães da. Motricidade, v. n. p. OLIVEIRA, Elvis Bossolani de et al. Aspectos positivos e negativos do futsal para o desenvolvimento das habilidades motoras. n. p.

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