Ensino e aprendizagem de História do Brasil a distância

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O presente artigo pretende enfocar algumas reflexões sobre ensino de História através da modalidade à distância, pois já é sabido que o Ensino de História é de grande importância para a sociedade. Palavras-chave: Educação a Distância– Ensino História – Ambiente Virtual de Aprendizagem 1 INTRODUÇÃO No processo educacional, que hoje vive constantes mudanças, nota-se questões de grande relevância quando se analisa o contexto de dentro do âmbito escolar, uma vez que, a necessidade da aprendizagem a distância se faz cada vez mais necessária por uma demanda que segue em crescimento e que paralelamente não acompanha a realidade docente, discente e estrutural da escola moderna. Atualmente o conhecimento não e mais restrito apenas a sala de aula e as aulas presenciais, pois todo o conteúdo pode ser aprendido e disseminado em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), sendo a Educação a Distância (EaD)um meio inovador.

Justificar-se-á este estudo devido à sociedade contemporânea está marcada pelo avanço tecnológico nas mais variadas áreas, atingindo todos os setores das populações, de forma direta ou indireta. Perante a nova realidade, a EaD está cada vez mais presente no mundo contemporâneo sendo uma modalidade de educação que atende às necessidades do mundo globalizado, interligado pelas novas tecnologias. Selva Fonseca relata que a formação moral e a transmissão de valores estão sempre presentes na educação, mas mudam conforme o contexto sociopolítico. No que condiz à história tem o papel primordial na formação da consciência histórica nos homens, possibilitando dessa forma, a construção de identidades. Consequentemente, o ensino da história se processaria no âmago de lutas políticas e culturais (Fonseca, 2003a, p.

Schmidt (2004, p. relata que é preciso “entender que o conhecimento histórico não é adquirido como um dom”, mas é possível através de pesquisas e descobertas. Neste panorama, é preciso envolver o aluno baseando-se num sentimento de pertencimento e valorização da sua própria história, cultura e criação de sua identidade. Sendo assim o professor precisa se reformular e mudar a sala de aula também, e com isso o Ensino a Distância vem sendo um grande aliado. Educação a Distância e o ensino de História Os antiquados marcos históricos seguem sendo revisados, visto que hoje há uma enorme expansão da necessidade pelo conhecimento da história tanto econômica, da agricultura ou social, seja pelo passado de escravidão criador, das riquezas que compunham e que sustentam o sistema capitalista do mercantilismo ao neoliberalismo até os dias atuais no Brasil.

Não se pode ignorar a realidade crescente no cotidiano da sociedade, todos hoje são ávidos pelo conhecimento nessa era tecnológica, totalmente diferente de anos anteriores nas escolas. O ensino de História na modalidade à distância vem se expandindo desde o ano de 2008, através do incentivo para o aumento da oferta de cursos através Programa Pró-Licenciatura do Ministério da Educação. É preciso destacar que a EaD é uma categoria nova de formação, que deixou de ser aquele processo onde o indivíduo se inscreve em algum curso, recebe o material para estudo, seja em um site da internet ou impresso, para fazer sua investigação em tempo real com todas as facilidades, já que a pesquisa pode ser apresentada com imagens, vídeos e texto.

Cabe destacar que a educação online não é uma simples Educação a Distância, mas sim, é um ambiente onde é possível a utilização de diversas tecnologias para comunicação em tempo real, de chat e videoconferência, com a possibilidade de troca de informação como um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) (Souza Neto; M. Netto e Lima, 2016). No que diz respeito à crescente demanda proposta nos ambientes educacionais e no mercado de trabalho, a EaD torna-se uma excelente alternativa, pois tem resistido com o tempo e mostrado as amplas vantagens da modalidade, desde a flexibilidade de aprendizagem até a possibilidade de um ensino mais personalizado respeitando o ritmo e valorizando a autonomia de cada indivíduo. É preciso deixar claro que a EAD e o Ensino Presencial são forças que se complementam e não opostas, no qual tem como objetivo a excelência do ensino nas instituições educativas e em seus discentes, e não na utilização de novas tecnologias de educação.

Ressalta-se que autonomia não quer dizer isolamento, mas sim altivez, tornar-se participante. Os ambientes virtuais de aprendizagem são espaços de múltiplas referências onde a aprendizagem ocorre a partir da interação, autonomia e colaboração. “A integração das ferramentas tecnológicas, no ensino-aprendizagem, requer novas habilidades dos professores, ou seja, estratégias e dinâmicas diversificadas para ensinar em sala de aula. Assim, há a necessidade de alterar-se a apresentação e organização dos conteúdos curriculares, as propostas de realização das atividades, distribuição dos tempos, definição das formas de participação do docente e sua interação junto aos alunos nesse processo” (TOALDO; FRUET, 2010, p. A renovação é um processo constante, e as instituições educacionais não podem ficar paradas no tempo, constantemente é preciso ir além dos métodos tradicionais de aprendizagem.

Martins (1996) confirma que uma das principais características para o sucesso de um curso oferecido virtualmente é a eficiente mediação realizada pelo tutor, pois a falta efetiva da tutoria pode comprometer a qualidade dos resultados do sistema EaD. Contudo, cada instituição que desenvolve a educação a distância tem seu modelo tutorial próprio, visando ao atendimento das especificidades locais e regionais dos programas dos cursos propostos, incorporando como ferramenta as novas tecnologias. Em relação ao professor de História, Nascimento (2016) deixa claro que o docente tem o papel de estimular o discente a ter seu próprio ponto de vista, não deve ensinar soluções, o que não significa ensinar soluções, sequer dar explicações sobre como e por que se chegou a uma determinada conclusão.

Dessa maneira, os docentes devem organizar novas maneiras de se estudar a História e em consequência ensinar, fazendo com que o aluno não complete o edifício do conhecimento como algo já pronto mas, sim, ensinar-lhes a construir o seu próprio. CONSIDERAÇÕES FINAIS O desafio de educar na sociedade contemporânea é cada dia mais complexo, porém a EaD em seu contexto educacional faz com que seja uma importante ferramenta que busca dinamizar o aprendizado. Resolução CNE/CES n. de 03 de abril de 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Diário Oficial da União. Brasília, 9 de abril de 2001, seção 1, p. In: História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina. Eduel. FERRO, M.

A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, São Paulo, 2002. LOUREIRO, Robson; DELLA FONTE, Sandra Soares. Indústria cultural e educação em “tempos pós-modernos”. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003 MARTINS. O. B. Contextualizando a tutoria em EAD. Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante, Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: Ed. da UFPR, 2005. NASCIMENTO. In: Desafios da educação e distância na formação de professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância/Ministério da Educação. MORIN, Edgar.

Os sete saberes necessário a educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. Tese (Doutorado em Educação). UFBA. Salvador. SCHMIDT, M. A. º semestre de 2010. Os desafios do ensino de História no Brasil. Revista Professores em Formação ISEC/ISED Nº 1 Souza Neto, Francisco S. M. Netto, José Francisco; Lima, Dhanielly P. Artigo. Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

45 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download