ENSINO RELIGIOSO APLICADO A TECNOLOGIA

Tipo de documento:Tese de Doutorado

Área de estudo:Economia

Documento 1

A tarefa não é contemplar o que ninguém ainda contemplou, mas meditar, como ninguém ainda meditou, sobre o que todo mundo tem diante dos olhos. Schopenhauer Agradecimento Dedico este trabalho primeiramente a minha família, que me deu suporte em todos os desafios na minha vida pessoal e também na minha vida universitária ao longo desse curso. Tenho e sempre terei minha família como base, norte e fonte de sabedoria. Aos que de alguma forma contribuíram para minha formação, desde um amigo próximo que começou essa caminhada universitária junto e terminará junto, até aquele que de alguma forma dividiu bons momentos e conhecimentos esporadicamente. Chego ao fim de mais um ciclo em minha vida, me torno pós- graduada em administração, porém, tenho a certeza que o fim do mesmo será o início de uma grande jornada em minha vida profissional, com novas e incríveis experiências.

A research that permeates the current moment in comparison with applied teaching in the past, in a religious point of view. Therefore, its purpose is to present the application of technology in religious education, carried out by the Catholic Church, being a complementary means for training not only the citizen but the human being. Thus, it is important to emphasize that evangelization should not be confused as a backward process, which does not add, or as being a form of indoctrination. Being that religious education not only helps in educational formation, but in the formation of the individual as a person, being an option for a path that is presented according to religious precepts. In other words, considering the context of the work: How does technology apply to religious education? The methodology was Bibliographic and articles already published, the theoretical basis has authors such as: Lemos, (2002), Dariva, (2003), Moran, (2010), TEIXEIRA, (1976), among others.

A web como ferramenta de interação 23 3. Introduzindo as novas tecnologias da comunicação e informação na religião 24 3. Relação entre inovações tecnológicas e religião 26 3. E possível mudar a maneira de ensinar e de evangelizar 27 4 ASSOCIAR RECURSOS TECNOLÓGICAS DE COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR COMO NA IGREJA 29 4. Opções de agrega tecnologia da informação e comunicação por meio de uma forma nova de ensinar a evangelizar 30 4. Sendo que, em relação ao ensino religioso pode se aplica as mesmas condições expostas neste trabalho. Deste modo, a tecnologia também e uma forma de ensino que se a igreja se associa a ela só tem a ganhar, sendo considerado um outro meio de propaga a comunhão entre os fieis, princípios comuns que sempre este dentro dos corações humanos, e que por meio da tecnologia esta sendo possível ser feito um maior aprendizado mais abrangente que chegue a casa de todos em qualquer lugar do mundo.

Partido desse principio, a evangelização, pelo um ponto de vista de aprendizado esta introduzida nesse cenário, e não pode ser considerado como um processo que não evolui, nem como uma forma de doutrinação á parte. Mas um processo que serve de apoio no âmbito educacional apresentado um forma de compor o aprendizado tradicional aliado um projeto bem mais amplo de formação do caráter, mas também d o ser humano. Portanto, o ensino religioso associado à sociedade como as forma de comunicação são identificadas pelas diversas formas de se adquirir uma informação, porém em uma velocidade muito impactante, e de varias formas tecnológicas, onde e possível fazer compreender uma informação de varias formas. Se configurando uma ferramenta basta eficaz de propagação de informação de ampla capacidade e sendo possível chegar a diversos lugares do mundo.

A tecnologia propícia chegar uma palavra de fè vinda de pessoas de boa índole e com coração afetuoso que ensina ao mesmo tempo que interage através das redes espalhadas pelo mundo inteiro, disseminado palavras que ofertam oportunidade de uma nova vida, entusiasmo e uma palavra de apoio ao próximo. No tocante a informação que seja pertinentes e consideradas relevantes, ou seja, útil. Dessa forma, ao aplica a tecnologia no ensino religioso, a igreja oferece um serviço muito mais eficaz e objetivo, sendo referente a católicos como a outras denominações religiosas. Deste o modo, o trabalho busca analisar a seguinte problemática: Como aplica a tecnologia no ensino religioso? Com a finalidade de analisar o assunto, essa problemática se configurou como o tema que norteai a pesquisa, sendo definida como meio de metodologia a investigação bibliográfica e de artigos já publicados, tendo como foco a aplicação da tecnologia no ensino religioso, que um meio de absorve conhecimento ao aluno para sua formação.

Ressalva também que o intelecto não se encontra em má funcionamento, mas em retraso: ele não tem capacidade em segui o ritmo acelerado das inovações. De outro lado e identificado que as matérias disciplinas mais ligadas à área saber como sociologia filosofia ensino religioso, “não vem encontrando tempo”, de fazer uma concepção que possa ser compreendida e possibilite argumentar o reflexo dessas transformações. Nesse contexto Lipovestsky (2004) partilha da mesma opinião, que sustenta a mesma idéia em relação ao papel fundamental dos pensadores como defensores e criadores assíduos de significados. Dessa forma, a Cibercultura de acordo com Lemos (1999, p. e conhecida também por ser uma modelo sociocultural que” Surge da relação simbiótica entre sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrônica que emergiram com a convergência das telecomunicações, com a informática na década de 1970”.

De acordo com Reyes (2004), nesse contexto, de interações tecnológicas, é considerada um tipo de hegemonia da presença do ausente. Ou seja, no passado era impossível haver uma comunicação mais efetiva a distancia, e hoje e possível, por meio de imagem. Para Reyes (2004), ao fazer uma analise ele retrata que até mesmo à própria definição como o progresso das cidades vem passando por diversos processos de mudanças. Se existe a viabilidade de se comunicar além de ver o sujeito, sem a necessidade de estar no mesmo local como de executar varias ações pela internet, entre elas, aquisições de produtos e serviços, mercadológicos ou até mesmo bancários, sendo assim, Reyes (2004) aborda o questionamento em relação ao surgimento de um processo de paralisação plena com um desenvolvimento crescente uma nova configuração de espaço doméstico.

O pensamento antigo que se materializam na presença do individuo aos poucos vem sendo superada por um cômodo conforto que se efetiva pelo não deslocamento. Assim, a rede não uma ferramenta, mais um ambiente que fazemos parte dele e coexistimos. De acordo com o Padre Geraldo Magela Teixeira e menciona o momento atual da seguinte forma: Não era novidade dizer que a presente revolução nos meios de comunicação, que nos figura mais importante e transformadora que a revolução que nos resultou nos tempos modernos, encontrou a Igreja despreparada, justamente a Igreja Católica, a grande detentora, quase que exclusiva dos meios de comunicação desde a formação do Sacro Império, a Instituição que melhor intuiu o alcance da imprensa e, por longos séculos, praticamente monopolizou o movimento editorial no Ocidente (TEIXEIRA, 1976, p.

De acordo com pesquisa o Brasil atualmente possui mais aparelhos celulares que habitantes. Dessa forma, e compreendido que independente a marca que seja, esse aparelho possui acesso a internet, deste modo, quando o individuo esta com o aparelho ligado em sou bolso no trabalho, do lado da cama, pode se entender que estará sempre conectado. Entre os aparelhos, o uso de smartphone se destaca: segundo o levantamento, hã hoje 230 milhões de celulares ativos no País. Dessa forma, ao navegar pela internet a diversos conteúdos bíblicos que são vistos, sendo compreendido por bíblias online, transferência de conhecimento via vídeo aulas, jogos direcionado ao publico religioso, entre outras varias formas de apresenta um ensino via mídia tecnológica. Nesse contexto, surge uma paróquia virtual para suprir a demanda de devotos virtuais, concebendo assim um ponto de vista espiritual de rede, sendo também uma forma de interação da humanidade com o cristianismo.

De acordo com Spadaro (2012) quando o próprio Papa Bento VXI cria sua conta do Twitter, se entende que ele e a ligação de milhões de fieis com Deus, ou seja, o representante de Deus na Terra. Computador como uma ferramenta de evangelização Para Pierre Levy (1999), foi na Inglaterra no ano de 1945 que surgi o primeiro computador, já nos Estados Unidos durante muitos anos tinha a finalidade apenas de ser utilizados como um apoio dos militares dos EUA, assim restringindo a sociedade. Apenas na década de 1970 que o microprocessador, viria a ser comercializado, o computador se configura como uma “unidade de calculo aritmético e lógico em um pequeno chip eletrônico” (LEVY, 1999). Neste sentido, os meios de comunicação devem ser considerados, não como meios de informação, mas como intermediários técnicos nas relações sociais.

DÍAS BONDENAVE, 1983 apud GALINDO & GUSSO, 2007, p. A forma que o computador funcionar e por meio de um mecanismo de troca: onde adquiri e informações e ao mesmo tempo repassa outros dados, onde são analisados de acordo com sua significância, ou seja, necessidade, assim todos essas dados que flui dentro da rede se configura em informações. È identificado como um recurso eficiente e ágil, que oferece um feedback, possibilitando ao discente analisar novas perspectivas como novas opções como também verificar o surgimento de novos questionamentos. Entretanto, o computador não tem o objetivo de substituir o docente, muito menos o padre, nem um indivíduo que faz trabalhos religiosos dentro de uma comunidade. Ao observa esse fato, Barros e D’ Ambrosio (1998) ressalva que essa demanda tem duas situações a serem analisada, a primeira consisti na orientação de indivíduos que entende a informática porem, necessita ser ensinados a usá-la da melhor maneira, buscando diminuir o impacto que uma informação errada pode trazer, de outro lado, e necessário que ocorra um uso da ferramenta tecnológica no caso da informática para promover um ensino, devido a ser uma condição indispensável a logo prazo, mensurado os custos futuros dessa educação.

Sem a qual, será impossível propicia uma concreta democratização das condições educacionais básicas, na qual, se enquadra como a única maneira de fazer algo para possibilita o caminho ao processo de democratização. Dessa forma, promover educação pela informática consiste em utilizar o meio tecnológico como uma ferramenta de contribui para o processo de saberes-aprendizados. Portanto, em relação à utilização do computador na educação, e analisado a forma que se usa o recurso, sendo vista como uma preocupação quando utilizado apenas como um meio de aprendizagem da informática, o ideal era que seja utilizado para dissemina o conhecimento. Dentro de uma instituição religiosa, ou seja, em uma igreja, o computador precisa ser utilizado não como um elemento que ira toma o lugar de um coordenador de um serviço que a igreja oferece a comunidade, mas sendo uma ferramenta que vai auxiliar no desenvolvimento de tarefas para agilizar as ações pastorais que a igreja apresenta.

Inicialmente um dos desafios e transforma os objetos impressos em objetos ultrapassados. Já em segundo o grande desafio e fazer como que os professores e lideres religiosos tornem adaptados a tecnologia, onde atualmente e visto uma relutância na mudança para esse novo processo. Segundo Masseto (2007): Por novas tecnologias em educação, estamos entendendo o uso da informática, do computador, da internet, do CD-ROM, da hipermídia, da multimídia, de ferramenta para educação a distância- como chats, grupos ou lista de discussão, correio eletrônico etc. e de outros recursos e linguagens digitais de que atualmente dispomos e que podem colaborar significativamente para tornar o processo de educação mais eficiente e mais feliz. MASETTO, 2007, p. Recomendamos vivamente o intercâmbio de idéias e de informações acerca da internet,entre aqueles que já têm experiência neste campo e os principiantes.

PONTIFICEO,2002). As novas Tecnologias de Informação e Comunicação os chamando NTICs, chegaram para aperfeiçoar os processos de ensino como também aprendizado, contudo não vieram para substituir, elas por se só não conseguem solucionar as dificuldades da educação, entretanto quando usadas da forma correta elas contribui para a resolver grande parte. O que nos interessa, entretanto, é que, nesses ambientes, além de informação sobre a religião, também se promove e se incentiva a relação e o vínculo do fiel com seu Deus: o fiel também pratica a sua fé no âmbito digital online. Ou seja, as pessoas passam a encontrar uma oferta da fé não apenas nas igrejas de pedra, nos padres de carne e osso e nos rituais palpáveis, mas também na religiosidade existente e disponível nos bits e pixels da internet.

E possível compreender o site como sendo um ambiente de informação que possui uma estrutura de tópicos, sendo encontradas de forma simples e ágil, as informações almejadas (RODRIGUES, 2005) Para Amaral (2008), os sites são mecanismos de interação entre instituições e seus vários públicos. Os websites institucionais têm se transformado em ferramenta de amplo potencial para o relacionamento entre as organizações e os seus diversos público, por mais dispersos e distantes que eles estejam, em especial quando se considera o poder de comunicação da Internet. Por meio dos seus sites na web, as instituições podem coletar informações sobre seus públicos,mantê-lo atualizados sobre as suas operações,prover informações para a mídia de massa,disponibilizar serviços e produtos on-line,dentre outras atividades (AMARAL,2008,p.

Por mais que essa relação surgiu há pouco tempo, a participação da Igreja Católica conquistou grande espaço nas Redes Sociais e através de sites de natureza religiosa. Atualmente, identifica-se “um crescente número de paginas, dioceses, congregações religiosas e instituições ligadas á Igreja, programas e organizações de todos os tipos que recorrem efetivamente á Internet” (PONTIFÍCIO, 2002). Dessa forma, tanto a educação como a religião também passam por essas transformações, desse modo, e necessário que mude a forma de aprendizado e evangelização, até porque tanto a educação como também a religião necessita se adapta as inovações da sociedade. Onde e notória as freqüentes modificações. Com o surgimento das tecnologias da comunicação e informação NTIC é significativo a influencia que ela trás para a vida das pessoas, sendo ela reconhecida pela interconectividade.

As inovações tecnológicas da comunicação e informação vem sendo utilizadas cada dia mais no ambiente social, como no cotidiano dos indivíduos, atualmente, através de um simples aparelho celular conectado a rede mundial e possível se relacionar com qualquer pessoal no mundo. Essa expansão tecnológica provocou uma movimentação tanto a nível educacional como religioso para que se adéqüe novas tecnologias. G1, 2011). No caso da religião, e encontrado ainda mais obstáculos, devido ao grande desafio em conseguir recursos próprios para adquirir equipamentos tecnológicos, e quando conseguem nem sempre os profissionais que vão utilizarem têm a qualificação apropriada para realizar essas atividades. Relação entre inovações tecnológicas e religião As transformações evidenciadas na conduta em relação aos novos recursos tecnológicos na área da informática necessitam iniciar de cima para baixo, sendo assim tanto a educação como a religião precisam possui uma concepção mais ampla, que atinja um pensamento a longo prazo procurando qualificar seus indevidos que iram transmitir esse conhecimento, contundo, necessitam esta empenhados nesses obstáculos que surgem com o tempo, porém, vale ressalta que vários desses sujeitos não estão totalmente adaptados a esse cenário, o que faz com que esse processo tem uma certa dificuldade de ser implementado.

Boletim impresso, mural de eventos e panfletos são estratégias comuns de comunicação e organização dentro das igrejas. Essas tradicionais rotinas funcionaram durante décadas em todo o mundo. Dessa maneira oportunizando levar aprendizado á longas distâncias, podendo ser acompanhado de forma virtual em tempo real pelo docente. Já na religião, e possível usar a meios digitais para oferecer evangelização, um grande exemplo a ser citado e o caso do Papa emérito Bento XVI, que se inseriu nas redes sociais através do twitter, e que em um tempo recorde de 24 horas conseguiu atingir dois milhões de seguidores. Entendendo que é um recurso usado pelos indivíduos e de acesso a grande parte significativa da população. Assim podemos citar a internet que se configura nesse contexto sendo um meio que atingi pessoas que queremos alcançar como outros que não temos a mínima perspectiva de haver uma comunicação, devido às diferenças tanto de classe como de ideologia.

Uma colaboração significativa e bastante relevante é os recursos tecnológicos como os aplicativos para smartphones, um grande exemplo e a Bíblia que hoje encontrada facilmente de forma e online, por eles e possível assistir missas em tempo real em qualquer lugar do mundo, como também oferecer treinamento pastoral para futuros professores que iram repassa esse aprendizado, tem capacidade de levar a palavra de Deus para todo mundo, de forma acessível a todos, atingindo letrados “digitalmente” falando como pessoas que possui a condição de freqüenta um ambiente religioso. Deste modo, as tecnologias da comunicação atuais apresentam meios e recursos de última geração, onde são manuseadas de forma rápida, sensível e efetiva, por meio de imagens com perfeitas resoluções e movimentos específicos em vários ângulos.

Promovendo um aprendizado realizado de forma interativa, a internet atualmente conseguem atende tanto a professores como a alunos. Como também uma organização religiosa e sues fieis, As webs salas se apresentam como um meio de propicia um relacionamento que contribui para o conhecimento, por meio das redes sociais grupos constituindo com a mesma intenção, sendo possível estabelecer uma conexão do que se deve ser realizado a nível físico em um espaço como a distancia. Dentro dos grupos cada integrante tem o papel de colaborar para o aprendizado buscando criar um conhecimento geral por meio da interação digital. O uso da internet própria o desenvolvimento da percepção, a agilidade racional e a adequação as transformações recorrentes. Em relação à forma de abordagem se classificam como quantitativa.

De acordo com Gil (2008) julga que tudo que pode ser quantificável, o que significa interpretar em números opiniões e informações. Para Roesch (1996) seu propósito resulta em medir as relações entre variáveis entre a conjunção entre causa e efeito. Em relação a objetivos da pesquisa se classifica como exploratória e descritiva. A pesquisa exploratória, de acordo com Gil (1999) tem como finalidade permitir maior afeição com o problema como vista e torná-la explicito ou criar uma hipótese. E na ponta dessa conexão se encontra a igreja como seus membros que transmitem o ensino aos alunos e fies, com propósito de oferecer o Maximo de informação buscando disseminar o amor de Deus. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA AMARAL, S.

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