Ensino religioso no brasil: uma problemática atual

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Introdução Pode-se introduzir preliminarmente que o ensino religioso na escola durante período republicano, levantou discussões, debates e incertezas, uma vez pois instituída no Estado democrático de direito a laicidade do Estado. A priori, a laicidade do Estado e ensino religioso recebem diversas interpretações e diferentes formas de ser aplicado. Tomando como ponto de partida que a história da educação brasileira esteve desde suas origens, com a colonização portuguesa, vinculada à religião católica. Mas a partir da proclamação da República surgem novos grupos que debatem a questão do ensino laico em oposição ao religioso nas escolas do País. Nesses contextos, dado o quadro histórico , cumpre aqui dizer que a, o “ensino religioso é problemático, visto que envolve o necessário distanciamento do Estado laico ante o particularismo próprio dos credos religiosos” (CURY, 2004, p.

Portanto, nessa perspectiva, no tocante à religião, toma-se por premissa que ela esteve intrínseca ao desenvolvimento do Brasil enquanto país e da constituição de seu povo: A diversidade religiosa é própria da convergência de culturas díspares sobre um solo cultural mais ou menos consolidado. Na colonização do Brasil, a cultura portuguesa, mescla de religião cristã popular, de festa e magia, assim como de certo fatalismo mourisco afeito ao que tiver de ser será, suplantou a religiosidade indígena, mais panteísta do que fetichista, e mais tarde encantou as religiões africanas reduzindo seus espaços e obrigando-as a assumir formas sincréticas. Assim, sobre a base da cultura ibero-católica-popular, firmou-se uma cultura festiva, mágica e fatalista que passou a condicionar todas as formas de religião que, além da que chegou com o conquistador, foram tentando se firmar em solo brasileiro (MENDONÇA, 2003, p.

No bojo da discussão aqui proposta, constata-se que há de se destacar o ser humano enquanto um sujeito religioso por natureza, culturalmente está em permanente busca do divino, nessa perspectiva: Os antropólogos informam-nos que o homem desenvolveu atividades religiosas desde a sua primeira aparição na cena da história e que todas as tribos e todas as populações de qualquer nível cultural cultivaram alguma forma de religião. Ademais, é coisa mais que sabida que todas as culturas são profundamente marcadas pela religião e que as melhores produções artísticas e literárias, não só das civilizações antigas, mas também das modernas, se inspiram em motivos religiosos. o Ensino Religioso nas suas origens, configurou-se uma simbiose entre educação e catequese materializada na obra dos jesuítas.

O Ensino Religioso percorre ao longo de sua história no Brasil, caminhos muito ligados ao desenvolvimento do Estado Laico e a Igreja Católica, visto desde a colonização do Brasil por portugueses, cuja religião oficial era a católica, e que também foi implantada no Brasil. Assim, é posto que durante longo período temporal a disciplina de ensino religioso ocupou espaço nos currículos escolares da educação básica brasileira, sendo que, preliminarmente em um primeiro momento vinculado ao ensino católico e catequético, segundo Passos, “[. a catequese era vista como construção, como uma prática escolar voltada para a formação das idéias corretas em oposição às idéias falsas [. ” (PASSOS, 2007, p. Conhecimentos dos fenômenos religiosos/não religiosos: contempla os aspectos que estruturam as culturas e tradições/movimentos religiosos, a partir do estudo dos mitos, ritos, símbolos, ideias de divindades, crenças, textos orais e escritos, doutrinas, literaturas, valores e princípios religiosos.

Incluem-se ainda, as convicções, filosofias e perspectivas seculares de vida. Ideias e Práticas religiosas/não religiosas: aborda as experiências e manifestações religiosas nos espaços e territórios; as práticas celebrativas, simbólicas, rituais, artísticas, espirituais; a atuação das lideranças religiosas; as instituições religiosas e suas relações com a cultura, política, economia, saúde, ciência, tecnologias, meio ambiente, questões de gênero, entre outros (BRASIL, 2016, p. O que precisa se destacar é o caráter que o Ensino Religioso impôs , visto que “nunca antes possuiu o caráter que hoje lhe é impresso: criou-se uma identidade pedagógica para o Ensino Religioso que tem como pressuposto fundamental a formação básica do cidadão” (IGLESIAS DO AMARAL, 2004, p.

Estado Laico x ensino religioso Com a Reforma Protestante e o Iluminismo, passou-se a afirmar a ideia de separação entre Estado e religião, de modo que a separação completa entra os dois campos (Estado e religião), se fazia imperioso para construir uma nação racional, laica1, livre dos preceitos da igreja e de sua dominação sobre os sujeitos e do próprio Estado. ” (KONZEN, 2014, p. A pesquisadora Tamires Muniz, mostra como resultado que : a disciplina Ensino Religioso segue trajetória semelhante à de disciplinas escolares como História, Geografia e Educação Física, que se institucionalizaram no mesmo período, década de 1930. Contudo, resguarda uma particularidade quanto aos padrões de configuração: o fato de ter grupos externos ao campo educacional como sua comunidade disciplinar forte.

Essa comunidade é constituída por estudiosos vinculados ao campo religioso sob a liderança da Igreja Católica. Essa característica se alimenta da falta de autonomia do campo educacional perante o campo político e religioso, mas, sobretudo, da omissão do Estado quanto a sua regulamentação e do descaso dos especialistas do campo educacional quanto a essa discussão, os quais têm atuação apenas em momentos pontuais e/ou por parte de poucos estudiosos do assunto. gov. br/legislacao/const/con1988/CON1988_16. inde x. shtm>. Acesso em: 21 Set. Rio de Janeiro. Sept. Oct. Nov. Dec. Hilsdorf, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning. A. O Processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. ISBN 8532622372.

KONZEN. f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá. MALINOWSKI, Bronislaw. Magia, ciência e religião. Lisboa, Edições 70, 1984. f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade federal de Goiás, Catalão. NUNES, N. Os processos de moralização na escola pública brasileira: Estudo das disciplinas de educação mora e cívica e de ensino religioso. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) ‒ Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

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