ESPORTE: DA COMPREENSÃO DO FENÔMENO AOS SABERES DA INTERVENÇÃO

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Assim, a relação entre mídia e esporte tem impactado profundamente a conduta da sociedade frente a prática de esporte, principalmente no que diz respeito a disseminação de uma cultura esportiva voltada a um determinado esporte, ou até mesmo quando é a propagação da prática do esporte visa a promoção da melhoria socioeconômica deixando de lado os princípios do esporte que consiste na promoção do bem-estar e da saúde. Tais concepção ilusória tem impactado diretamente a educação, pois, a prática desportiva presente em boa parte das instituições de ensino dar ênfase a uma determinada modalidade, limitando assim o conhecimento em relação as demais modalidade e assim a diversidade do movimento. Além disso, as práticas de atividade física tornam-se um treinamento, em que dá ênfase a performance para a participação em campeonatos estudantis.

Partindo desse estudo o presente trabalho partiu da Situação Problema- SP apresentada pelo professor de educação física André durante a atuação em uma instituição de ensino verificou contradições no desempenho das crianças durante o período de treinamento e período de avaliação na modalidade do voleibol. Assim, com base nos conhecimentos teóricos será verificados os fatores que estão levando os alunos a tais resultados e o posicionamento do professor na excursão de sua prática. A atuação da mídia frente a sociedade interferem em vários aspectos relacionados ao esporte, inclusive a valorização midiática sobre uma determinada modalidade, assim as mídias brasileira valorizam o futebol em sua programação de notícias e entretenimento.

Atualmente, não é a mídia capitalista que se adéqua ao esporte, é o esporte que tem, por obrigação, que se adequar à mídia e a sociedade a ambos. A exemplo disto cita-se o fato dos eventos esportivos que devem ser transmitidos nos dias e horários previamente determinados, a serviço dos interesses dos canais de televisão e dos patrocinadores. E não servindo aos interesses dos clubes, atletas e espectadores. Este último, os verdadeiros beneficiários do esporte. Embora a produção seja padronizada, em série e industrializada, a fruição ainda é prerrogativa dos sujeitos. O consumo é uma dimensão particularizada e, portanto, deve ser vista como uma forma individual de produção e articulação de sentido. SETTON, 2011) Partindo dessa reflexão, pode ressaltar que de fato a mídia ao dar visibilidade a um determinado produto, como por exemplo reservar em sua programação espaço para a exibição de campeonatos de futebol não está obrigando as pessoas a praticarem esse esporte, nem consumir os produtos divulgados pelos jogadores, mas todo o contexto de divulgação do esporte e seus patrocinadores provocam influência nos hábitos de consumo da população, assim a mídia adquiriu ao longo dos anos um grande poder de manipulação, ditando regras de conduta, tornando-se um veículo de gerador de transmissão de opinião e consequentemente um formador de opinião.

Diante disso, a educação tem o compromisso de preparar o aluno para exercer o seu papel social de maneira crítica e consciente. Desta formas, a aula de educação física possibilita levar para dentro da escola o conhecimento e a prática dos mais diversos esporte, possibilitando ao aluno o contato com uma nova cultura, novas possibilidades de movimento e consequentemente a busca pela saúde e bem-estar. No voleibol o objetivo do jogo é laçar a bola de modo que caia na quadra adversária, de modo que passe por cima da rede através do toque com as mãos, tais lances são realizados com base em técnicas que são orientadas pelo professor. A prática esportiva é uma grande aliada ao bem-estar social da população.

Os benefícios que os esportes propiciam para os sujeitos que os praticam estão relacionados com os índices de qualidade de vida. Por meio do esporte, sobretudo aqueles que envolvem a prática de atividade física como, por exemplo, o voleibol, torna-se possível combater o sedentarismo, assim como outras doenças crônicas de ordem biológica ou psicossocial que são comuns em não praticantes. PRIESS, GONÇALVES e SANTOS, 2018) Pode-se ressaltar que o voleibol praticado na educação deve ser compreendido com base no que se espera com a prática de esporte na educação, permitindo que todos os participantes compreenda o seu valor que está relacionado ao bem-estar social, auxiliando na construção da identidade. Assim ao relacionar a situação vivenciada por André pode-se ressaltar que os alunos ao executar o movimento com as orientações constante do professor, acaba repetindo automaticamente o que foi mencionando pelo professor, não dando espaço para o aluno compreender o movimento e assim desenvolver estratégias de maneira autônoma para o alcance dos objetivos almejados.

“Consequentemente, o aprendiz se tornaria dependente da informação fornecida por meio de algum meio externo e não obteria bom desempenho na ausência dessa informação”. TERTULIANO, et al, 2017) Por outro lado, ao analisar o posicionamento de André, pode-se ressaltar também que buscar a perfeição do movimento, coloca a prática desportiva como reprodução das características e exigências presentes nos esporte de alto rendimento. Diante disso, o problema não está nas práticas esportivas ou até mesmo na competição, mas sim devem ser trabalhadas na escola em conjunto com princípios de socialização, saúde e bem-estar, que devem ser o foco quando se abordam práticas esportivas no ambiente escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente trabalho apresentou uma reflexão sobre o impacto da mídia no esporte, com o estudo foi possível compreender com o avanço tecnológico e o fácil acesso ao conhecimento, possibilitou a mídia a manipulação da conduta social frente a prática do esporte, transformando-o em um produto que é consumido pela sociedade.

sp. senac. br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp-content/uploads/2017/05/202_IC_ArtigoFinal. pdf. Acesso em 20 out. com/efd159/esporte-midia-e-sociedade-contemporanea. htm. Acesso em 22 out. PRIESS, Fernando Guilherme. GONÇALVES. usp. br/comueduc/article/view/36993. Acesso em 25 out.

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