ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO Itaú Unibanco Holding SA

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Administração

Documento 1

A. Relatório de Estágio obrigatório do curso de Administração, na Universidade Paulista – UNIP. Orientador: Prof. cidade 2021 SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO I – PERFIL DA EMPRESA OBJETO DE ESTUDO. Descrição sucinta dos processos principais-centrais e os processos de apoio. Principais equipamentos, instalações e tecnologias de produção ou de serviço. SÓCIOS, MANTENEDORES E INSTITUIDORES. Composição da sociedade. Identificação dos membros instituidores da organização. Fornecedores diretos e indiretos. Composição da cadeia de suprimentos da organização. Abastecimento. Principais produtos, matérias-primas e serviços fornecidos. Pontos fortes e fracos. PRINCIPAIS DIFERENCIASI DO NEGÓCIO. Principais mudanças no ambiente competitivo (ambiente externo: variáveis econômicas, políticas, culturais, sociais, legais). Desafios estratégicos, parcerias, alianças estratégicas, ampliações, novos mercados.

ASPECTOS RELEVANTES. Requisitos legais e regulamentares no ambiente. Principais entradas/insumos. Atividades principais. Principais saídas. Medidas (indicadores) de eficiência e eficácia. O processo do setor de trabalho. As etapas realizadas neste relatório se dividem em três capítulos distintos, subdivididos em subcapítulos. O primeiro capítulo refere-se ao perfil da empresa objeto de estudo do trabalho, onde subdivide-se em critérios ligando desde as características da empresa até os concorrentes da mesma. O segundo capítulo trata do macroprocesso do negócio, descrevendo os processos envolvidos na empresa mencionada. Já o terceiro capítulo relaciona o processo realizado no setor de trabalho, incluindo atividades principais e entradas e saídas do setor referente. PERFIL DA EMPRESA OBJETO DE ESTUDO 1. De um lado, Walther Moreira Salles.

Do outro, Olavo Setubal. Walther Moreira Salles assumiu a casa bancária jovem. Concretizou vários acordos, especialmente nos anos iniciais. Olavo Setúbal era sobrinho de Alfredo Egydio. Figura 01 – Organograma da empresa Fonte: Itaú, 2021. Mapa/fluxograma do macroprocesso da empresa A Figura 02 apresentada o mapa do macroprocesso da empresa. Figura 02 – Mapa do fluxograma da empresa Fonte: Itaú, 2020. PRODUTOS/SERVIÇOS E PROCESSOS 1. Principais produtos/serviços da organização Entre os principais serviços e produtos oferecidos pela empresa podemos citar: • Conta corrente; • Cartões; • Renegociação; • Empréstimos e financiamentos; • Título de capitalização; • Consórcio; • Seguros. Principais mercados nos ramos de atuação O Itaú Unibanco atua nos mais diversos setores financeiros, fornecendo seus serviços para milhões de pessoas, podendo atuar de maneira eletrônica e física em suas agências.

Principais clientes e clientes-alvo, por produto ou serviço PRODUTO OU SERVIÇO CLIENTES-ALVO Contas Pessoas físicas e empresas Cartões Clientes Renegociações Clientes inadimplentes Empréstimos e financiamentos Clientes Títulos de capitalização Correntistas Consórcios Pessoas físicas e empresas 1. Organizações intermediárias entre a organização e seus clientes (distribuidores, revendedores etc. O caminho entre a empresa e os clientes é direto, sem a utilização de distribuidores ou revendedores, onde os produtos e serviços disponibilizados pelo Itaú são de exclusivo oferecimento da empresa, por meio de seus funcionários em suas agências físicas ou serviços digitais. Principais necessidades e expectativas de cada tipo de cliente Taxas justas de juros, promoções que atendam suas necessidades, variedade de cartões para cada tipo de cliente, caderneta variada de investimentos e fornecer boas condições de renegociação de dívidas.

• serviços se seguranças; • transporte de valores por empresas terceirizadas; • serviços contábeis; • agências bancárias físicas. Pontos fortes e fracos Em relação aos pontos fortes podemos destacar: • o rigoroso processo para o cadastro de fornecedores; • a qualidade dos serviços; • o cumprimento integral dos serviços. Já os pontos fracos englobam: • necessidade de tempo até a aquisição; • necessidade de gerência maior de estoque. RELACIONAMENTOS COM A SOCIEDADE 1. Principais comunidades com que tem relacionamento O relacionamento da empresa citada é com a comunidade em geral, obtendo maior contato, evidentemente, com os clientes, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. PRINCIPAIS DIFERENCIAIS DO NEGÓCIO 1. Principais mudanças no ambiente competitivo (ambiente externo: variáveis econômicas, políticas, culturais, sociais, legais) Com a pandemia de Covid-19 algumas mudanças se deram, tanto no ambiente econômico quanto na maneira das pessoas consumirem os produtos de diversas empresas, incluindo os serviços bancários.

Do ponto de vista econômico algumas mudanças estão ocorrendo, como por exemplo o aumento de inflação, alterações constantes na taxa SELIC, aumento do dólar, etc. Já levando em considerações as mudanças no setor de serviços bancários, podemos perceber o crescimento dos bancos digitais e a utilização de aplicativos bancários, além do crescimento de investimentos em ações, o que torna os bancos que fornecem estes serviços mais competitivos no mercado. Desafios estratégicos, parcerias, alianças estratégicas, ampliações, novos mercados Como mencionado anteriormente, o Banco Itaú se fundiu com o Unibanco em 2008, a maior fusão do país. Prêmio iBest 2020 Instituto Ayrton Senna Instituto Unibanco Itaú Social Itaú Cultural Espaço Itaú de Cinema Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero em Serviços Financeiros 2017 IF Design award 2017 World's Best Trade Finance Providers Empresas Legais Ranking anual dos 50 maiores bancos da América Latina e Caribe Melhores empresas para a Mulher trabalhar XVIII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente Top 1000 World Banks Anuário Época Negócios 360° As Melhores da Dinheiro Prêmio Conarec Prêmio MarCo - Marcas Corporativas de Maior Prestígio do Brasil Guia Você S/A - As melhores Empresas para Trabalhar Valor Carreira Prêmio ÉPOCA Reclame Aqui World's Best Investiment Banks Global Private Banking Awards Startup Awards As marcas Brasileiras Mais Valiosas - Interbrand Valor Grandes Grupos Bank of the Year Época Empresa Verde Empresa Pró-Ética Financial Innovation Awards Guia de Previdência Valor/FGV The World's Best Foreign Exchange Providers 2.

MACROPROCESSO DO NEGÓCIO 2. O NEGÓCIO De acordo com o site Itaú (2018) acima de tudo, o banco busca um atendimento ao cliente com qualidade e transparência, líder em performance sustentável, tendo como objetivo a satisfação completa de seus usuários. Os serviços e produtos comercializados aos clientes buscam atender as necessidades dos mesmos, refletindo o esforço recorrente em proporcionar a melhor experiência a todos. A estrutura de negócio do Itaú está apresentada na Figura 03. Mapa/fluxograma do processo A Figura 04 apresenta o fluxograma de processo da empresa mencionada. Figura 04 – Fluxograma do processo Fonte: o autor, 2021. PROCESSO DO SETOR DE TRABALHO 3. NOME DO SETOR DE TRABALHO E OBJETIVOS O cargo de Agente de Negócios Caixa fazendo parte do setor de atendimento direto ao cliente, objetivando a resolução dos problemas dos clientes, presencialmente nas agências e por telefone, preparando os documentos necessários para os mencionados processos de cada dia.

Atividades do setor de trabalho Atendimento ao cliente (presencial e telefone), ofertas de produtos e serviços adequados à necessidade do cliente, recebimento, pagamento de contas, depósitos, transferências, consultas, etc. Quando o atendimento não chega a resolver o problema do cliente, então é realizado o encaminhamento do mesmo ao setor necessário. Além do atendimento ao cliente, outra atividade do setor é a preparação de documentos e numerários do setor, em todo dia de serviço. Mapa/fluxograma do processo de suas atividades A Figura 05 apresenta o fluxograma dos processos e de suas atividades realizadas pelo setor. Figura 05 – Fluxograma do processo de suas atividades Fonte: o autor, 2021. CONCLUSÃO Com o presente relatório de estágio podemos observar características semelhantes e outras bem distintas em trabalhar em uma empresa do porte do Itaú Unibanco, uma das maiores do país.

br/wp-content/uploads/2018/06/120920171529432010-e-11. pdf>. Acesso em: 08 de set 2021. DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos: uma abordagem moderna da administração. Disponível em: <https://www. itau. com. br/relacoes-com-investidores/Download. aspx?Arquivo=+sAlM6y1/pH9CK7uKXEarA==>.

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