ESTÁGIO SPERVISIONADO GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO- MODELO PRESENCIAL UNOPARANHANGUERA

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Este relato apresenta reflexões a respeito do cumprimento de mais uma etapa do componente obrigatório: Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio realizado na Escola xxxxxxxxxxxx situada na rua xxxxxxxxx na cidade de xxxxxxxxxxx. O presente relato busca atender aos requisitos propostos pela instituição de ensino mediante orientações do plano de trabalho. Assim, este texto se constitui de informações e reflexões que vão desde os aspectos administrativos, organizacionais, recursos humanos, pedagógicos, entre outros. Mediante o exposto, entende-se que propósito principal desta etapa do curso de pedagogia se cumpriu ao propiciar ao acadêmico, conhecer os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros, considerando os princípios da gestão escolar, bem como, a participação da comunidade nos processos de desenvolvimento, contribuindo assim, com os saberes e fazeres da organização da escola 2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS As leituras obrigatórias desse portfólio de estágio do ensino médio trazem reflexões e propostas acerca do ensino da Geografia.

O mundo, foco do estudo da Geografia, é moldado segundo o resultado da luta pela sobrevivência enfrentada pelos diversos povos para a constituição e a manutenção dos seus territórios. Para o autor, uma teoria da cidadania teria que redefinir as discussões sobre Educação, e em seus lugares, ser construída uma visão de teoria que integrasse e superasse a divisão artificial entre as disciplinas, inspirada numa estrutura mais dialética do conhecimento. Segundo Callai (2015), a proposta de educação para a cidadania, traz a necessidade de que se politize a noção de cultura. O poder que o professor possui é exercido por ele como uma forma de dominação cultural, proveniente do conceito de hegemonia ideológica, desenvolvido por Gramsci. A autora afirma que as aulas de Geografia hoje, apresentam conteúdos que nada têm a ver com a vida dos alunos, que não trazem em si nenhum interesse, e se em outra época, o ensino da disciplina enaltecia o nacionalismo patriótico brasileiro, hoje é um conhecimento estruturado de tal forma que não permite que se conheça realmente a realidade que é estudada.

Além disso, a Geografia passa por uma fragmentação produzida pela divisão de conteúdo: relevo, vegetação clima, população, êxodo rural e migrações, estrutura urbana e vida nas cidades, industrialização e agricultura, onde “(. É um desafio para a transformação da realidade que se apresenta. A construção do PPP de forma participativa permite uma visão compartilhada e por este motivo com o comprometimento de todos que participaram dos planejamentos e planos de ação, é extremamente importante, pois atores desse processo perceberão que de nada adianta ficar na porta da escola reclamando dos professores, das instalações, da direção, etc. mas sim que precisam e podem participar na mudança da história da escola de seus filhos e demais alunado. Em torno da (re) elaboração do Projeto Político Pedagógico, há todo um movimento de reuniões e formações.

Nesses encontros são discutidos materiais teóricos sobre a importância e como estruturar o documento, já na escola essas propostas são debatidas/estudas com toda a comunidade escolar antes de dar início ao documento. Para fins de avaliação, o Conselho de Classe Certificativo, obedecerá ao disposto no Artigo 24: Inciso V – da Lei 9394/96 e demais legislações vigentes e levará em conta os seguintes aspectos relacionados à conduta do estudante: I – Assiduidade; II – Conduta geral dentro e fora da sala de aula; III – Aproveitamento em todas as disciplinas; IV – Circunstâncias diversas que tenham interferido na aprendizagem; V – Participação e desempenho em atividades socioculturais, técnicas, científicas, esportivas e recreativas Quanto a elaboração de projetos, a escola desenvolve ao longo do ano, projetos literários e culturais e, atividades cívicas, as principais estão voltadas a comemoração da independência da Bahia e da independência do Brasil.

Em todas as atividades desenvolvidas a escola promove a participação dos alunos portadores de necessidades especais.  As atividades letivas de rede estadual de ensino começaram com a Jornada Pedagógica dos professores, entre os dias 1º e 4 de fevereiro.  Já as aulas iniciaram no dia 7 de fevereiro com término previsto para do dia 21 de dezembro. Neste calendário, ficou estabelecido que o recesso de Carnaval aconteceria entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março; o recesso da Semana Santa ocorre entre 15 e 17 de abril; as férias vai de 20 de junho a 03 de julho. Já o segundo ano, os conteúdos apesentados no primeiro bimestre foram: Indústrias: O espaço industrial brasileiro; Circulação e transporte; Fontes de energia; Produção industrial e questões ambientais no.

Para o segundo os conteúdos programáticos foram: O espaço agrário: O mundo rural; A modernização da agricultura; O espaço agrário brasileiro; A importância da agricultura familiar; O agronegócio e a agroindústria. No terceiro bimestre - Espaço, sociedade e cidadania: População mundial; População brasileira; Migrações; População, trabalho e desigualdade; População e diversidade cultural. E no último bimestre, os conteúdos são: A produção do espaço urbano: Urbanização; Urbanização brasileira; Dinâmica socioespacial das cidades; Problemas urbanos. E por fim, o quarto bimestre: Espaço, sociedade e cidadania: População mundial; População brasileira; Migrações; População, trabalho e desigualdade; População e diversidade cultural. Fato é que sozinho, ele é incapaz de oferecer tudo o que os alunos precisam para aprender, entretanto não se pode negar que é peça fundamental para a aprendizagem.

Observando a biblioteca e as dependências da escola de modo geral, foi possível encontrar murais, livros didáticos, lousa, gravuras, histórias em quadrinhos, ilustrações, jornais, diversos tipos de revistas, alguns folders, mapas, gráficos, cartazes, textos literários, livros paradidáticos, Data Show, notebook, caixa amplificadora, sala de informática, televisão, materiais para pintura, entre outros. Segundo informações da equipe gestora, a origem de alguns materiais: por exemplo, é do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD; entretanto, a Secretária Estadual de Educação e os próprios professores patrocinam a compra de alguns materiais existentes na escola. Os materiais mais utilizados são os livros didáticos e o Data Show. No caso dos livros, este são utilizados comumente em sala de aula, porém o Data show, notebook e caixa amplificadora, além da sala, são usados no pátio em apresentações realizadas com plateias.

A Educação Inclusiva, baseiam-se numa concepção de educação de qualidade para todos e no respeito à diversidade dos educandos, é imprescindível uma participação mais qualificada dos educadores para o avanço deste importante reforma educacional. Contudo, com o avanço das tecnologias surgem soluções que permitem a concepção de sistemas embarcados e/ou inteligentes que possibilitam melhorar a qualidade de vida, por meio da acessibilidade, de pessoas com necessidades espaciais. Elas são compreendidas como recursos que colaboram com o processo de ensino-aprendizagem; por meio delas, é possível gerar uma troca de informações que beneficiam a aquisição de habilidades e a (re) elaboração de conhecimentos. PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC Aspectos Especificar Tema contemporâneo transversal a ser abordado Diversidade Cultural A quem será destinado Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Tempo de duração 3 aulas de 50 anos Objetivos Transmitir para os alunos a importância da cultura e a diversidade cultural na transformação e compreensão da sociedade; Compreender que a cultura não é algo estático e imutável, como uma esfera que paira sobre os indivíduos, mas algo vivido nas relações sociais;  Refletir sobre a nossa posição através do questionamento de nossa própria maneira de viver, enquanto pertencentes a grupos culturais dentre a diversidade presente no mundo contemporâneo.

Encaminhamento metodológico 1. Recursos a serem utilizados Projetor de multimídia, caderno, lápis, borracha, imagens impressas e mapa-múndi e ou/ planisfério político. Avaliação A avaliação será feita de forma integral, observando todas as etapas do desenvolvimento do tema, principalmente do seminário. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE A professora xxxxxxxxxxx formada em Geografia concluiu a graduação no ano 2000, possui pós-graduação em Metodologia do Ensino de Geografia. A docente informou que leciona na mesma instituição a cerca de 10 anos, entretanto possui mais de 20 anos de experiência no magistério. Além, disso esclareceu que possui dezenas de cursos de capacitação, dentre os quais citou os dois mais recentes: Ensino Híbrido e Tecnologias da Educação e o curso de Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica que ainda está em andamento, ambos com carga horária de 180 horas.

xxxxxxxxxxxxxx, refletiu que o papel da Geografia e seu ensino nos dias de hoje reconhece que existem diferentes propostas de ensino e uma diversidade de linhas de trabalho no ensino dos conteúdos programáticos sendo capaz de levar os alunos à reflexão sobre o espaço que ocupa, entendendo de qual forma ele atua na sociedade, de que forma ele passa a atuar. Essa é uma estratégia que que leva o indivíduo a ser mais crítico. Sobre fazer uma avaliação das metodologias aplicadas, a professora destacou que um bom professor pode enriquecer aulas com metodologias mais interessantes e citou as metodologias ativas como exemplo. Enumerou ainda a pesquisa, aula invertida, integração na sala de aula e atividades on-line, projetos integradores e jogos. Enfatizou que de qualquer forma, esses modelos precisam também evoluir para incorporar propostas mais centradas no aluno, na colaboração e na personalização.

RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS Tipos de recursos disponíveis na escola Cartazes Desenhos DVDs Filme Cartas Material Dourado Tabelas Folders X X X X x Gráficos Gravuras Histórias em quadrinhos Ilustrações Jornais Letreiros Livros Mapas X X Maquete Modelos Mural Museus Revistas Slides Textos Jogos X X X X Os Temas Contemporâneos Transversais têm a condição de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na Base Nacional Comum Curricular. As propostas visam contribuir para que os estudantes sejam conscientes de seu processo de aprendizagem e para que o professorado possa estabelecer uma estruturação mais aberta e flexível dos conteúdos escolares.

As propostas estão vinculadas à perspectiva do conhecimento globalizado e relacional e buscam articular os conhecimentos escolares, organizar as atividades de ensino, mas não de uma forma rígida, nem, necessariamente, em função de referências disciplinares preestabelecidas. Problematização da realidade e das situações de aprendizagem; superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica; integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas; Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva. A escola defende e apresenta em seu plano de ação sugestões metodológicas, afim de favorecer e estimular a criação de estratégias que relacionem os diferentes componentes curriculares e os TCTs, de forma que o estudante ressignifique a informação procedente desses diferentes saberes disciplinares e transversais, integrando-os a um contexto social amplo, identificando-os como conhecimentos próprios.

É importante destacar que a BNCC elenca 10 (dez) competências gerais que, segundo a referida norma, servem, justamente para subsidiar toda a vida do educando, são elas: 1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 3. Repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Como qualquer novidade, a implementação deste documento nas escolas gerou uma certa inquietação, informou a diretora. Segundo ela, a equipe gestora juntamente com a pedagógica criou grupos de estudos para apresentação e discussão do normativo. Antes, a secretária de educação ofereceu treinamentos para diretores e coordenadores. Após a implementação da BNCC, o projeto político pedagógico foi reconstruído para estar em consonância com aquilo que a BNCC preconiza. Os livros didáticos são atualizados, de forma que, durante o planejamento os professores possam fazer seus planejamentos condizentes com as orientações normativas vigentes.

• Avaliação colaborativa: A avaliação cooperativa deposita a confiança reconhecimento e colaboração na individualidade do aluno e no grupo, conscientizando da importância do seu papel no desenvolver da ação em comunhão com o grupo. Cooperatividade na avaliação em diversas áreas ou disciplinas deve acontecer uma incorporação na avaliação para que os objetivos na série sejam alcançados, pois uma vez que o aluno foi aprovado, o professor deverá traduzir como foram atingidos os objetivos obtidos cooperativamente pela escola. • Auto avaliação: Nesta avaliação é o aluno que avalia a sua própria aprendizagem, levando em consideração e apreciando a bagagem que carrega consigo mesmo durante sua experiência escolar. A auto avaliação ajuda os alunos a se apropriarem de uma capacidade construtiva de analisar o que ele é capaz de fazer, das suas iniciativas, comportamento, pontos fortes, suas necessidades e sucesso nas suas finalidades.

• Avaliação formativa: A avaliação formativa indica como os alunos estão se transformando de acordo com os objetivos esperados pelo professor. Quanto a orientação e acompanhamento da disciplina, o coordenador orienta os professores tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e a Proposta Curricular. Essa orientação ocorrer através de formações, pois o profissional da educação precisa se adequar, se preparar para fazer parte de uma equipe que trabalhe com excelência. Quando identificado uma fragilidade, o pedagogo tem autonomia para além de orientar o trabalho docente, contribuir com o processo de formação do professor. É importante destacar que a relação da direção com a equipe pedagógica é importante para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar, é extremamente importante que ambos consigam desenvolver trabalho em equipe.

Esse trabalho em equipe inclui respeitar as limitações de cada função para contribuir para o crescimento sólido e gradativo da instituição. Na escola não é diferente, por esse motivo é necessário manter boas relações com os alunos gerando o crescimento pessoal de ambas as partes. Quando houver conflitos na escola o diálogo sempre é a melhor solução independente que seja entre alunos, alunos X professores ou entre funcionários. Se for entre aluno e professor uma postura positiva que o professor poderá adotar diante da conduta agressiva do aluno é a de se aproximar dele, assim estará oferecendo-o a possibilidade de falar sobre seus sentimentos e até mesmo sobre seus atos. RELATO DA OBSERVAÇÃO A etapa de observação das aulas ocorreu nas turmas de 1º ano A, 2º ano C e 3º ano C totalizando 12 aulas, das quais apenas 3 serão relatadas sucintamente neste item.

Observação realizada na turma do 1º ano A – (inserir a data) Na data acima mencionada, na sala do 1º ano da Escola Estadual 31 de Janeiro, a professora trabalhou o tema Domínios morfoclimáticos. Para verificar a aprendizagem do conteúdo e estimular a reflexão e compreensão do conteúdo, a professora solicitou que os alunos pesquisassem sobre os problemas ambientais e sociais mais comuns na cidade em que vivem. Observação realizada na turma do 3º ano A – (inserir a data) Nesta aula, a professora trabalhou o conteúdo organização da produção agropecuária perpassando desde o conceito de produção agropecuária, atividades agropecuárias, classificação dos tipos de produção agrícola, entre outras relações ao tema. Com auxílio do Power Point e retroprojetor de imagens, a professora além dos encaminhamentos das discussões exibiu imagens para ajudar na compreensão dos conteúdos discutidos.

Após a apresentação expositiva dialogada, foi feita uma roda de conversa para contextualizar o tema oportunizando os alunos a contar suas experiências e opiniões a respeito da posição do Brasil nas produções agropecuárias. No final da aula, alunos foram divididos em grupos e receberam o desafio de pesquisar e montar gráficos com dados do agronegócio brasileiro nos últimos anos, bem como analisar os impactos do agronegócio na natureza, além de fazer uma explanação sobre os impactos destes dados no mercado interno. Questione-os: • Como a mudança de um estilo de vida rural para um estilo de vida urbano afetou as famílias? • Como a separação de empregos por gênero e idade mudou os padrões de trabalho? • Quais foram alguns dos efeitos a curto e longo prazo do envolvimento na força de trabalho industrial para mulheres e crianças em particular? • Para enfatizar as tensões sociais que surgiram da industrialização, encene um debate entre industriais e artesãos.

Peça-lhes que preparem uma declaração para o debate e uma lista de pontos chave de acompanhamento. O debate pode ser encenado como um fórum público ou como uma sessão do Parlamento, com cada lado chamado a prestar depoimento. Conexões entre a Revolução Industrial e a expansão do sufrágio Primeiramente, explique o que é sufrágio. Forneça uma visão geral dos principais objetivos dos partidos conservador e liberal da Grã-Bretanha a partir de 1832, traçando mudanças no século XIX. com. br/plano-de-aula-sobre-a-revolucao-industrial-parte-1/. Acessado em 22/09/2022. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Ensino Médio Turma Período Conteúdo População Europeia Objetivos Objetivo geral: Conhecer a transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população europeia.

Objetivos específicos: Conhecer os países que compõem a Europa; Compreender como os fatores que influenciam a baixa natalidade da população europeia; Entender como se dá os processos denominados fluxos migratórios. Avaliação Atividade: Participação oral. Critério: Avaliar a participação do aluno nas discussões levantadas. Referências VELA, J M. População da Europa. Disponível em: https://www. b) Dos três principais setores da economia, a atividade industrial é a que emprega o maior número de trabalhadores. c) As principais áreas industriais europeias estão concentradas nas proximidades dos portos localizados na costa do Mar Mediterrâneo. d) Por ter sido o berço da Revolução Industrial, a Inglaterra até hoje concentra a maior parte das indústrias da Europa. e) De maneira geral, a atividade industrial no continente europeu obedece a fatores locacionais clássicos, como a disponibilidade de recursos naturais, energia e facilidade de transporte.

Leia atentamente o trecho a seguir. º: Pontuar sobre a influência da cultura europeia no Brasil citando os contextos históricos; 3º: Falar sobre a distribuição das línguas faladas na Europa (sugere-se o mapa disponível em: https://commons. wikimedia. org/wiki/File:Image-Languages-Europe. png?uselang=pt Acesso em: 27 Jul. º: Exibir em slides ou impressos imagens de paisagens diversas da Europa, mostrando os diferentes tipos de arquitetura e de modos de vida que podem ser encontrados no continente, desde as regiões próximas ao Mediterrâneo até aquelas localizadas próximas ao Ártico. com. br/geografia/eurocentrismo. htm Acesso em 22 Set. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Ensino Médio Turma Período Conteúdo Cadeia industrial Europeia Objetivos Objetivo geral: Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa.

Objetivos específicos: Relacionar o espaço geográfico com a localização das indústrias, por exemplo, a instalação de centro industrial próxima à fonte de matéria-prima, facilitando o transporte, além de dinamizar todo o processo. Recurso Material de apoio impresso, Data Show, Notebook, caderno, caneta, lápis, borracha, apagador. Avaliação Atividade: Atividade escrita Critério: Alcance do objetivo proposto Referências Vesentini, J. William, Vlach, Vânia, Geografia Crítica, Editora Ática, São Paulo:2005. º Edição. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Ensino Médio Turma Período Conteúdo Fatores que interferem no clima e tipos climáticos Objetivos Objetivo geral: Promover um ambiente de aprendizagem e de mudanças de comportamentos fortalecendo as discussões a respeito do meio ambiente.

William, Vlach, Vânia, Geografia Crítica, Editora Ática, São Paulo:2005. º Edição. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Ensino Médio Turma Período Conteúdo Recursos naturais Objetivos Objetivo geral: Analisar o desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico da Europa com as características dos componentes físico-naturais e suas potencialidades como recurso natural. Objetivos específicos: Compreender a distribuição das atividades produtiva, a transformação da paisagem; Reconhecer a dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias e exploração e produção; Compreender os aspectos físicos, econômicos e culturais do continente europeu. Metodologia 1ºApresentar o tema e objetivos da aula. Avaliação Atividade: Atividade discursiva Critério: Coerência com o tema proposto Referências RODRIGUES, Márcia.

Geografia Física da Europa. Disponível em: https://www. suapesquisa. com/geografia/geografia_fisica_europa. Recurso Computadores com acesso à internet, lousa, pincel, apagado, caderno e caneta. Avaliação Atividade: Atividade escrita Critério: Participação e engajamento Referências REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL. Regionalização do mundo: o que é, tipos, critérios - Mundo Educação (uol. com. br) Acesso em 23 Set. Contudo, é preciso compreender que a ferramenta tecnológica não é ponto fundamental no processo de ensino e aprendizagem, mas um dispositivo que proporciona a mediação entre educador, educando e saberes escolares, assim é necessário que se supere o velho modelo pedagógico é preciso ir além de incorporar o novo (tecnologia) ao velho. RELATO DA REGÊNCIA Identificação da aula Escola xxxxxxxxxxxxxx Datas Turno Série turma 1º ano A Número de alunos Conteúdos Revolução Industrial; População Europeia; Economia Europeia, Cultura Europeia, Cadeia Industrial Europeia; Fatores que interferem no clima e tipos climáticos; Fatores que interferem no clima e tipos climáticos; Recursos Naturais; A Regionalização contemporânea do espaço geográfico mundial.

Professor regente Descrição da aula O estágio de regência vivenciado na turma do 1º ano A da Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro, foi de grande valia na prática profissional, pois o acadêmico teve contato real com a disciplina. Os temas desenvolvidos nas aulas de regências foram bem aceitos pela turma, que na grande maioria dos temas, já possuíam conhecimentos prévios, o que facilitou a interação. A principal metodologia aplicada foi a expositiva dialogada, que consiste numa exposição oral com textos, imagens, vídeos, ao mesmo tempo que o aluno é estimulado a participar, seja questionando ou contribuindo com novas informações. Poucos foram os casos de indisciplina, na maioria das vezes uma conversa do estagiário foi o suficiente para apaziguar os ânimos, ao contrário, o professor titular fazia a mediação de conflito e colocava tudo em ordem.

Entende-se que o equilíbrio é a dose correta para que se obtenham os melhores resultados em tudo, e no ambiente escolar não é diferente; a boa relação entre professor e aluno é um dos princípios fundamentais para se desenvolver equilíbrio no sucesso do ensino aprendizagem, intercedendo às inquietações e as dúvidas existentes. É através do estágio que o acadêmico vivencia parte da prática profissional, nesta etapa, percebe-se a importância de se formar um profissional qualificado, com domínio de conteúdo, e capaz de trabalhar com as diferenças existentes no meio de trabalho, seja este uma sala de aula, uma escola como um todo, ou mesmo a sociedade de forma geral. VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO Inserir o termo de validação preenchido e assinado 18 CONSIDERAÇÕES FINAIS O Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio realizado na Escola xxxxxxxxxxxxxx foi uma oportunidade de conhecer, vivenciar e compartilhar com a professora titular, alunos, equipe pedagógica e equipe gestora, conhecimentos que serão levados para a prática docente na carreira profissional.

Esta etapa do curso ofereceu subsídios importantes ao propiciar o contato do acadêmico com o espaço escolar, permitindo a reflexão e discussão sobre a importância do Projeto Político Pedagógico, implantação da Base Nacional Comum Curricular, avaliação dentre outros. CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? 2015. Disponível em: <http://agb. org.

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