ESTRATÉGIAS VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Adultos. Devido a essa pandemia, os professores são obrigados a se reinventar e encontrar novas maneiras de transformar as aulas tradicionais em aulas que podem deixar os alunos felizes. Por meio de pesquisas nas plataformas de pesquisa YouTube, Facebook e Instagram, foram encontrados 40 artigos do assunto, dos quais apenas 22 foram selecionados. Percebe-se que existem estratégias em diferentes áreas, e os professores estão utilizando essa diversidade para enriquecer sua prática. A questão ambiental é bastante focada na natureza, no desmatamento, na flora e na fauna. A educação ambiental foi instituída em abril de 1999 de acordo com a Lei nº 9. Compreende-se que a síntese da educação ambiental é uma sociedade de trabalho coletivo, para que possa criar valores em comunidades, compreensão, consciência, métodos e ações que tenham como foco a proteção ao meio ambiente.

Assim, os professores precisam obter incentivo dos alunos. Portanto, questiona-se: os professores estão utilizando ferramentas da Internet para esse tipo de educação motivacional neste momento pandêmico. A Educação Ambiental tem uma função extraordinária, em transformar os sujeitos desavisados e transformando-os em pessoas conscientes, além de estimular a prática da cidadania que por sua vez terá o compromisso e a responsabilidade com o meio em que vive. Por esse motivo foi preciso mudanças nas formações dos professores, como cursos especializados na área de informática, ensino híbrido, e outros processos educativos para a difusão do conhecimento em decorrência da pandemia. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento amplo das plataformas digitais mais utilizadas em tempos de pandemia (YOUTUBE, FACEBOOK E INSTAGRAM), quais as estratégias estão sendo utilizadas para abordar a temática Educação ambiental.

METODOLOGIA Tratou-se de um estudo com pesquisas nas redes sociais (FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE) onde foram encontrados lives e vídeos pequenos sobre vivências atuais de projetos criativos elaborados na pandemia, como também as estratégias que as escolas estão usando diante desse isolamento social. Tais pesquisas foram usadas como palavras chaves: “Educação ambiental”, “pandemia”, Escola”, “lives” e “meio ambiente”. A busca foi feita no mês de setembro de 2020, e os vídeos e lives encontrados, foram feitos no mês de maio até setembro (principalmente junho pelo fato da semana do meio ambiente). O professor que antes da pandemia trabalhava através da interação com os alunos, está sofrendo constantes mudanças neste contexto por causa da pandemia RESULTADOS E DISCUSSÃO O trabalho foi proposto por meio de um levantamento em redes sociais, incluindo a vida, curtas metragens e algumas notícias sobre o tema, além de leituras de sites e artigos sobre educação ambiental pandêmica.

A seleção de cada estudo é realizada em duas etapas, na migração do espaço físico para o ambiente virtual, o uso dos aplicativos de celular facilitam e muito a interação entre alunos e professores. As atividades acontecem em três momentos distintos; • O primeiro momento: o professor explica o que é educação ambiental e motiva os alunos por meio de um vídeo denominado “Atas Ambientais, Educação Ambiental” tudo que explica esse conceito. Logo, os alunos postaram conteúdo em um dos aplicativos de maior uso (WhatsApp) por exemplo. • O segundo momento: esclarece o "Tipo de Publicação". A plataforma mais utilizada durante a pandemia foi o YouTube, as lives tiveram o enfoque na pandemia e nas estratégias que o educador teve que adotar para transmitir o ensino da Educação ambiental, as lives abordaram reflexões de diversos seguimentos, instruindo, fazendo questionamentos e todas mostraram a importância da EA para a sociedade.

A educação, visando os últimos anos, não havia vivido algo tão desafiador como está vivendo agora. Em decorrência da pandemia de 2020, os professores e o corpo da escola em geral, precisou e estão precisando se adaptar a cada dia a um novo ensino, onde a ferramenta principal é a tecnologia. Infelizmente, muitos docentes, não tinham convívio com redes sociais, plataformas de vídeos chamadas, onde alguns nunca havia obtido contas em algum e-mail. Isso foi um dos fatores que mais causou dificuldades para os professores que conseguiram continuar atuando sua na profissão honrosa de ensinar. O Instagram tem IGTV e YouTube. Eles fornecem apenas vídeos, e agora também fornecem imagens e histórias. Mas todas essas pessoas podem optar por morar, onde podem comentar e compartilhar em tempo real para melhor comunicar e divulgar o conteúdo.

No caso de uma pandemia, a tecnologia sempre foi a única conexão entre professores e alunos. Neste caso, os professores podem divulgar o conteúdo didático por meio de plataformas digitais, e os alunos têm a oportunidade de aprender, com foco na educação a distância onde está o problema. Se estiverem em sala de aula, os alunos não poderão visitar parques, zoológicos e florestas, além de poderem, também devem fazer educação a distância. Diante disso, é preciso que os professores aproveitem a oportunidade dessa mudança e façam visitas do projeto em algum lugar, ensinem proteção e proteção ao meio ambiente, e mostrem o que nunca viram antes. Além disso, não só precisa ser em um lugar conhecido e relevante, mas também dentro ou perto de sua casa, os professores também podem explorar e criar uma variedade de projetos.

Os professores se mantêm atualizados com as últimas tendências dos eventos mundiais, o que faz uma grande diferença na sala de aula. Quando o assunto é meio ambiente, um dos temas mais falados é o fogo no Brasil de forma incontrolável. Os alunos geralmente não participam da vida que aparece na câmera, mas participam assistindo e comentando. Entre as plataformas pesquisadas, o YouTube é uma plataforma que inclui mais classes diferentes da vida, por se adequar a esse tipo de conteúdo e, por conta desse novo “hábito”, os professores precisam inovar de acordo com a era do distanciamento social, para que para alcançar melhor Grande influência. No entanto, quando se trata da realidade de todos, os professores também precisam ter muita empatia neste novo método de ensino, porque nem todos os alunos têm acesso às ferramentas digitais, e a maioria tem esse acesso.

A maioria das pessoas estão aprendendo por meio da unidade telefônica, por isso o professor deve estar atento à quantidade de conteúdo, de forma a não se cansar, principalmente no desenvolvimento das atividades. Por meio dessa pergunta, o professor precisa fazer a auto avaliação, por meio dessa reflexão, o professor vai perceber que existe uma diferença entre conhecimento e informação, pois, pelo conhecimento insuficiente, é necessário gerar conhecimento. Dá para perceber que são muitas as dificuldades, pois, isto se torna normal ao estar diante de coisas novas, mas ao mesmo tempo, tenho vista um aumento no conhecimento de novas formas de trabalho, fugindo da tradicional e trabalhando em uma maneira lúdica. Mesmo tão longe. Desta forma, este artigo mostra que a pandemia mudou o nível de educação, mas também mostra o quanto as escolas evoluíram tecnologicamente e deveriam ter esta evolução há muito tempo.

Como é de conhecimento geral, o processo entre a educação ambiental e a pandemia, sempre foi matéria de análises e se reinventa a cada dia, para fornecer os melhores métodos não específicos para a população-alvo. Pertence à escola do bem-estar, o meio ambiente todos devem se esforçar para torna-lo mais habitável, sendo assim, o ensino significativo para os alunos com a realização dessas atividades virtuais, podemos inferir, por meio da tecnologia educacional, a possibilidade de utilização de salas de aula virtuais para o tratamento de temas ambientais. php/emrede/article/view/621. Acessado em: 20 de mar. BERG, J, et al. PANDEMIA 2020 E EDUCAÇÃO. Revista brasileira de educação ambiental. youtube. com/watch?v=l9bHfHODgmo. Acessado em: 20 de mar. FACEBOOK. A educação Ambiental é um importante instrumento dentro e fora do ambiente escolar!.

Acessado em: 20 de mar. FACEBOOK. EDUCAÇÃO NA PANDEMIA. Disponível em: https://www. facebook. Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=GcNrTdOPsb0. Acessado em: 20 de mar. REIS, D. SANTOS. Claitonei da Siqueira: Educação escolar no contexto de pandemia. algumas reflexões. Gestão e tecnologia. v. sema. ma. gov. br/educacao-ambiental-umolhar-interior-durante-a-pandemia-do-coronavirus/. Acessado em: 20 de mar. Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=6lpHQZ5mePo. Acessado em: 20 de mar. YOUTUBE. Acessado em: 20 de mar. YOUTUBE. Educação Ambiental e Pandemia. Disponível em: https://www. youtube. Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=gDg5X_yrtuA&t=94s. Acessado em: 20 de mar. YOUTUBE. Acessado em: 20 de mar.

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