Estudo do geomarketing, e o seu uso mercadológico apropriado para suportar decisões que se baseiam em como o mercado se caracteriza geograficamente

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Palavras-chave: Geomarketing, Marketing, Programação 1 INTRODUÇÃO Nos dias de hoje, em que empresas buscam uma alta competividade, buscando a melhor informação sobre seus clientes, o uso de tecnologias que possam auxiliá-las é vital para sua sobrevivência e ganho no mercado em que estão inseridas. Entender por onde seus consumidores andam, o que fazem, e, quais são suas preferências em relação a produtos e serviços, faz com que diversas empresas apostem em tecnologias de localização, mais precisamente o geomarketing. Esta abordagem de marketing que busca entender, visualizar, planejar e decidir as formas de atuação de determinada empresa, através da inteligência geográfica com um estudo baseado em dados de mercado em que as organizações estão inseridas. Segundo Garcia (2016, p.

“não pense você que o geomarketing se resume a usar o GPS para enviar ofertas e descontos a determinado consumidor que está passando por perto Atualmente o uso desta abordagem e, aliado a um conjunto de dados armazenados (Big Data), faz com que as empresas possam obter as melhores soluções em informações para tomar as melhores decisões no menor tempo possível. A evolução do marketing nas décadas de 40 e 50 ficou evidente através de algumas filosóficas criadas, como a orientação por produção, vendas, cliente, marketing social e holístico. Já na década de 70, foi desenvolvida o controle da qualidade total voltada para dentro da organização e para solução de problemas de racionalização da produção. Nas décadas de 80 e 90 foram marcadas pela excelência da qualidade e pela gestão de gerenciamento através do CRM (Customer Relationship Management) em atividades de pagamentos, logística e distribuição.

Por fim, a partir do fim da década de 90 e meados de 2000 em diante, houve um “boom” da internet, crescendo muito o mercado digital, sobretudo o e-commerce, o que fez que o marketing fosse o grande responsável pela comunicação entre cliente e a empresa. Nos dias de hoje, o marketing integrado, conforme retratado na figura 1, tem como papel a intermediação entre o consumidor, ou cliente, e os demais departamentos da organização. Segundo o site data2mkt (2017), independente da presença da geografia ou espaço em perguntas de negócios, as respostas que levam em consideração essa variável permitem enxergar novas oportunidades, padrões e tendências. Atualmente, as marcas usam uma informação valiosa para segmentar seus públicos, compreender o consumidor e melhorar suas campanhas de Marketing: a localização das pessoas (CASAROTTO, 2016, p.

E acordo com Souza (2012) citado por Garcia (2017, p. o marketing geográfico é um forte aliado para diferentes processos de tomada de decisão. O autor define que o seu amadurecimento se desdobra em três níveis. Entre os benefícios, podemos citar: • estruturar processos organizacionais; • definir metas mais definidas ao potencial efetivo de vendas; • melhorar os canais de distribuição; • aperfeiçoar o gerenciamento do relacionamento com clientes; • gerar leads qualificados; • incrementar índices de conversão e retenção em ações de Trade e Merchandising. GEOMARKETING FOCADO NA GEOLOCALIZAÇÃO Segundo Casarotto (2016, p. o geomarketing consiste em qualquer estratégia de marketing que englobe inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local certo e na hora certa. O site Digital Land, compreende no mesmo sentido, e completa que: “Se trata exatamente de um marketing baseado em localização geográfica.

Sabe aquele botão do GPS no seu celular? Mesmo quando desabilitamos essa função, ao navegar em algum site é comum o dispositivo solicitar que habilitemos a localização para que sejam fornecidos melhores resultados. Além disso, as publicações servem também como um feedback para o negócio, já que as pessoas relatam suas percepções sobre o estabelecimento. CHECK-INS Nas redes sociais, existem diferentes recursos para usar o geomarketing, com o objetivo de engajar os consumidores, especialmente em negócios locais. O check-in costuma ser aproveitado para engajar os usuários que visitam um estabelecimento em troca de descontos ou brindes. Essa estratégia se popularizou com os check-ins do Foursquare. Hoje, uma ideia muito usada por restaurantes em oferecer acesso gratuito à internet mediante o check-in no local pelo Facebook ou Google Local.

O modulo de processamento de consulta se limita a recuperar os objetos espaciais. A interface permite a interação do usuário e apresenta visualmente os resultados obtidos da camada de processamento, como, por exemplo, mapa temático, visualização 3D e diversos tipos de gráficos (ARAGÃO, 2005, p. A figura 3, mostra as diversas camadas de um SIG. Figura 3 - Arquitetura Básica de SIG Fonte: Aragão (2005, p. O sistema espacial de suporte à decisão ou Spatial Decision Support System (SDSS), sendo este um sistema interativo baseado em computador para suporte a um usuário ou grupo de usuários na tomada de decisões efetivas através da solução de problemas espaciais semi- estruturados. Suporta uma grande variedade de tipos de banco de dados, é extremamente flexível, permitindo orientação a objetos.

Através de um aplicativo com linguagem PHP, pode-se usar o fluxo de dados e usá-lo para controlar a localização do telefone Android, em tempo real, no navegador da web. JAVASCRIPT Esta é provavelmente a mais comum e mais popular entre as linguagens de programação necessárias para o desenvolvimento de aplicativos. É utilizada extensivamente para navegação web, e está presente em tudo que precisa de transição para o mundo móvel. JAVA Java é uma linguagem de programação orientada a objetos independente de plataforma (ou seja, pode ser utilizado em diferentes sistemas operacionais). Este também irá apresentar propagandas em pequenas janelas pop up sobre o mapa do GPS mostrando estabelecimentos próximos e suas promoções. Também pode oferecer notificações sobre estabelecimentos próximos ao usuário que ofereçam produtos os quais sejam de uma lista de interesses criada pelo usuário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Com um estudo sobre a abordagem geomarketing, foi possível identificar uma grande evolução desde o seu surgimento, até os dias de hoje, em que diversos aspectos tecnológicos para as organizações pudessem não apenas usar o geomarketing apenas como uma mera ferramenta de localização, mas de fazer o uso de maneira estratégica, através de práticas de gerenciamento, previsão, vendas, qualidade e tantas outras áreas. Empresas como a Coca – Cola do Brasil, vem utilizando o geomarketing para entender melhor o sistema de pontos de vendas e coordenar a entrega das diferentes linhas de produtos utilizando sistema próprio (OnMaps). A ideia é entender as preferências de cada mercado sobre preços e vendas, reorganizando a distribuição das linhas de produtos pelos pontos de venda.

Redatora.  Aprenda como fazer estratégias certeiras com o Geomarketing! 2016. Disponível em: <https://rockcontent. com/blog/geomarketing/>. Acesso em: 02 maio 2019. com. br/blog/geomarketing-descubra-o-que-e-veja-como-aplicar>. Acesso em: 02 maio 2019. GARCIA, Janaina Leonardo.  Sistemas de Informações de Marketing. Disponível em: <http://revistapegn. globo. com/Revista/Common/0,,ERT231202-17171,00. html>. Acesso em: 02 maio 2019.

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