FAMÍLIA NA ESCOLA TAMBÉM É ASSUNTO DA GESTÃO ESCOLAR

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Tendo como objetivo principal discutir de que forma a equipe de gestão de uma escola pode se aproximar das famílias a ponto de trazê-las para dentro da instituição escolar para colaborar com a administração escolar. Para atingir seus objetivos este estudo irá abordar a importância da participação da família na escola e de que forma a gestão escolar pode proporcionar estes espaços ativos de participação. Tal temática tem muita relevância já que segundo Libâneo, (2004, p. A participação é o principal meio de assegurar a gestão participativa da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Não há como falar de gestão participativa ou democrática sem dar meios para que as famílias o façam.

”, logo podemos inferir o quão importante é este papel da família na vida dos sujeitos em formação. Estes obviamente devem ser acolhidos pelas instituições escolares a fim de firmar uma parceria para dar conta deste complexo objetivo. Para Costa (2006, apud Rescia and Gentilini, 2007), a escola e a família necessitam de um refinamento e muito entrosamento nas suas relações. Nenhuma é capaz ou deveria tomar o lugar da outra, já que segundo o autor ambas têm funções bem distintas. A família segundo ele tem um tempo muito maior de influência sobre a criança e faz isso de forma mais profunda, enquanto que a escola entra com conhecimentos especializados que nem sempre estão disponíveis no ambiente familiar, logo uma formação pode complementar a outra.

A conquista da cidadania requer um esforço dos educadores em estimular instâncias e práticas de participação popular. A participação da comunidade possibilita à população o conhecimento e a avaliação dos serviços oferecidos e a intervenção organizada na vida da escola podendo influenciar na democratização da gestão e na melhoria da qualidade de ensino. O autor também ressalta a importante função que a escola pode ter no sentido de incentivar a participação popular nas tomadas de decisão, avaliando os serviços prestados pela escola e lutando por mudanças, afinal és esta população que com seus impostos sustenta os serviços públicos. Mas esta postura só pode ser tomada pelas famílias a partir da abertura dada pela gestão escolar, que juntamente com os docentes fazem estas famílias se sentirem acolhidas e bem vindas para participar no ambiente escolar.

Segundo Costa (2006, apud Rescia and Gentilini, 2007), a relação existente entre muitas famílias e a instituição escolar vai mudando ao longo dos anos.

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