Ferramentas da Qualidade Total Aplicadas no Aperfeiçoamento do Serviço Logístico

Tipo de documento:Dissertação de Mestrado

Área de estudo:Logística

Documento 1

Os indicadores sinalizam o rumo que a empresa está tomando, por tanto o levantamento dos dados, para gerar informações, é necessário para a empresa se manter ativa e competitiva no mercado em que atua, buscando a melhoria continua dos seus processos, para atender as necessidades dos clientes e superar suas expectativas. Nesse sentido, as ferramentas da qualidade representam o apoio necessário para as empresas na melhoria contínua dos seus produtos e serviços, pois fornecem informações suficientes para a tomada de decisão. A qualidade do serviço sempre será medida sob a ótica do cliente é ele que definirá para a empresa se o trabalho está sendo bem realizado ou não, portanto é suma importância que o representante da organização conheça bem o perfil do cliente, e que esteja preparado para atendê-lo, nos seus pedidos, obtendo sucesso no trabalho solicitado.

É nesse sentido que este trabalho irá demonstrar a percepção de qualidade nos serviços prestados por uma empresa de logística, dentro do ramo farmacêutico a qual deverá buscar o máximo de informações para se adequar a novo mercado que pretende atingir, usando a coleta de dados para geração de informações utilizando as ferramentas da qualidade total. INTRODUÇÃO Imagine que sua empresa tenha expertise no transporte sucatas que são descartadas ou destinadas para leilão, de repente um cliente entra em contato com sua empresa, solicitando um serviço para transportar um veículo extremamente valioso e que necessita de cuidados especiais, neste caso a empresa nega o serviço, por não ter condições alguma de satisfazer o desejo do individuo, caso aceitasse estaria pondo em risco o bem do cliente e criando uma janela para grandes prejuízos financeiros e econômicos, colocando em risco o seu negócio.

As ferramentas das qualidade total devem ser utilizadas pelos gestores das grandes e pequenas e empresas visando eliminar o maior número de fraquezas possíveis, criando condições de atender as solicitações de seus clientes, superando suas expectativas a um baixo custo. Diante do exposto o trabalho será pautado em uma empresa de logística, fictícia, chamada “LOGFLEX”, que deseja criar meios de entrar como concorrente no mercado prestador de serviço logístico do ramo farmacêutico, para isso ela utilizará as ferramentas da qualidade para se adaptar ao novo cenário. DEFINIÇÕES DE QUALIDADE “Qualidade é adequação ao uso. ” (Juran) “Qualidade é atender continuamente as necessidades dos clientes a um preço que eles estejam dispostos a pagar. ” (Deming) “Qualidade justa a preço justo. Gráfico de Pareto – Conhecido como curva ABC ou regra 80/20, nasceu quando Pareto percebeu que oitenta por cento da riqueza estava na mãos de apenas vinte por cento da população.

Diagrama de Causa e Efeito – Conhecido também com espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, faz as pessoas pensarem sobre as causas e razões possíveis, para que um problema ocorra. Histograma – É utilizado para mostrar com que frequência algo ocorre em determinado processo. Diagrama de Dispersão – É um gráfico onde pontos no espaço cartesiano, são usados para representar simultaneamente os valores de duas variáveis quantitativas medidas em cada elemento do conjunto de dados, estabelecendo a correlação entre o eixo “x” e “y”, identificando se são fortes ou fracas e positivas ou negativas. Gráfico de Controle – Utilizados para detectar causas especiais e causas comuns, podendo ser quantitativas ou qualitativas. Mesmo realizando serviços com excelência, se deparou com clientes os quais, essas excelências não atendiam suas expectativas, mais uma prova que, Juran, Deming e outros estavam certos em suas teorias administrativas, que ajudam as empresas manterem-se no mercado cada vez mais competitivo.

DISCUSSÃO Diante do exposto, neste trabalho, ficaram evidenciadas as teorias, aqui elencadas, dando a razão da existência das ferramentas da qualidade, seja para se manter no mercado, seja para se adequar a ele ou obter novas oportunidade de negócio, e que a excelência do trabalho realizado será sempre medida em função da satisfação do cliente, onde tempo, preço e qualidade andam juntos e se qualquer um desses elementos não forem atendidos a empresa estará a caminho do insucesso. O cliente sempre ditara as regras da satisfação, seja ele mais ou menos exigente com isso as empresas, do ramo de logística, têm que está sempre se reinventando, acompanhando as tendências de mercado, e o controle é fundamental para identificar onde está ocorrendo possíveis falhas na cadeia logística, que podem somar grandes prejuízos se não forem tratadas a tempo, segundo Ishikawa identificar as causas para um efeito ou problema, faz parte do crescimento da empresa e uma vez identificado à solução tem que ser, preferencialmente, corrigida imediatamente, para que o processos na cadeia logística fluam com tranquilidade e qualidade.

Concluindo se não há problemas é sinal que a empresa está indo bem ou não está sendo controlada, desta forma para se ter uma empresa sólida, os gestores devem estar atentos aos processos realizados, para que não sejam pegos de surpresa, e coloquem em risco o seu negócio. – REFERENCIAS ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária Empresas de logística do Setor Farmacêutico ANS – Agencia Nacional de Saúde ANTT – Agencia Nacional de Transportes Terrestres Teorias de Deming, Pareto e Ishikawa.

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