Formação dos preços de venda em uma empresa do ramo do vestuário

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Doutora em Economia aplicada pela ESALQ/USP- Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz’’ Av. Pádua Dias- CEP 13418-900- Piracicaba- SP, BrasilNome da Empresa ou Instituição (opcional). Titulação ou função ou departamento. Endereço completo (pessoal ou profissional) – Bairro; 00000-000 Cidade, Estado, País *autor correspondente: monica. bsd@hotmail. In this context, the main objective of this work was to analyze the cost structure and prices applied to the two main products of a clothing company in 2022 and apply the mark-up multiplier to determine prices based on costs. For this, the work consisted of a case study of the aforementioned company, which used bibliographical and documentary research techniques for data collection. From the identification of the two main products and their costs, so that, using an acceptable profit minority for commerce companies, the mark-up multiplier was applied to determine the sales prices of the referred products.

When comparing prices with those already applied by the company in the period, it is observed that it manages to apply a profit margin well above the average, covering costs and generating good profitability. In addition, the appreciated results that consider the cost element is an observation factor for the correct formation of prices and budgets. Neste contexto, deve-se classificar os gastos em custos diretos ou indiretos, custos fixos ou variáveis, e despesas fixas ou variáveis. Conforme o autor, os custos sãosão todos os gastos envolvidos na aquisiçãoaquisição ou na fabricaçãofabricação de um produto ou serviçoserviço. Já as despesas abrangem todos os bens ou serviçosserviços consumidos com o propósitopropósito de obtençãoobtenção de receitas, incluindo as atividades de apoio.

As despesas estãoestão relacionadas, portanto, com a administraçãoadministração e a comercialização, e nãonão se referem aos produtos, pois, existem independentemente da produçãoprodução. Assim, a diferença entre custo e despesa está na forma como impactam os resultados. Sem essa segregaçãosegregação efetiva e confiávelconfiável, o “mark-up” nãonão poderá ser utilizado como critério de definiçãodefinição do preçopreço de venda, visto que é baseado justamente nos custos. A empresa selecionada para este estudo possui uma estrutura de custos bem organizadabem-organizada de custos, porém, não aplica o “mark-up” multiplicador como critério de precificação, embora este seja um dos métodos mais utilizados pelas empresas para estabelecer os preços de venda, conforme pontuado Domiciano et al.

A empresa realiza a precificação com base na concorrência, focando, portanto, a sua atenção para o mercado competidor em detrimento dos custos ou da demanda (Bruni e Famá, 2011). Foi essa situação que motivou a realização do presente estudo, sendo uma forma de identificar se os preços de venda aplicados pela empresa estão, de fato, cobrindo os custos e gerando lucro nas vendas. Portanto, oO objetivo geral do estudo é analisar a estrutura de custos e os preços aplicados aos dois principais produtos de uma empresa do ramo do vestuário em 2022 e aplicar o “mark-up” multiplicador para determinar os preços com base nos custos. Neste momento, os dados primários coletados por meio da pesquisa documental foram relacionados com os secundários, estes oriundos da pesquisa bibliográfica realizada como suporte teórico, visando atender suficientemente o objetivo do estudo.

Resultados e Discussão A empresa A organização estudada é uma empresa do ramo de vestuário especializada em moda masculina. Em 1989, seu fundador iniciou a trajetória de sucesso da marca na cidade de Buenos Aires, Argentina. A primeira loja, com uma pequena coleção de roupas inteiramente inspirada no Rugby e Pólo rapidamente conquistou o público argentino, que tem verdadeira paixão por estes esportes. Os materiais de qualidade utilizados na produção e a dedicação da família ao negócio conquistaram espaço, e em poucos anos a empresa já se consolidou nos principais bairros da cidade e em importantes províncias. Destaca-se que a empresa não fabrica os próprios produtos. No início da operação no Brasil até meados de 2016, a empresa importava os produtos da China e Argentina, até que firmou uma parceria com um fornecedor brasileiro, que passou a produzir os produtos com exclusividade para a marca.

Recebidos os produtos do fornecedor, os mesmos são armazenados no Centro de Distribuição da empresa localizado em Santa Catarina, local onde a presente pesquisa foi realizada. Vendas Conforme definido no objetivo deste estudo, foram analisados os custos e a precificação dos dois principais produtos da empresa em 2022. Para isso, cabe verificar o relatório de vendas da empresa no referido período, a fim de identificar os dois produtos que mais impactaram no volume de vendas. Colete Warren 498 419,90 R$ 209. Calça Jeans 985 207,20 R$ 204. Jaqueta 456 392,79 R$ 179. Moletom 811 219,90 R$ 178. Sweater Timon 355 249,90 R$ 88. Figura 1. Dois principais produtos da empresa Fonte: Dados originais da pesquisa A Figura 1 ilustra os produtos objetos da investigação, embora eles apresentem variações de cor, estampa e tamanho. Conforme Bruni e Famá (2011), na formação de preços baseada em custos, o primeiro passo é identificar os custos envolvidos na produção ou aquisição do bem.

Assim, a matriz dos custos dos referidos produtos pode ser observada na próxima subseçãoo próximo item. Custos Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas [Sebrae] (2020), para calcular o preço de venda pelo método do “mark-up”, é preciso levantar os custos totais do produto, incluindo os custos de produção e as despesas variáveis. De posse dos dados sobre o custo de produção, ou, neste caso, de aquisição dos produtos, conforme orientam o Sebrae (2020) e Bruni e Famá (2011), devem ser levantadas as despesas que a empresa incorreu para que pudesse comercializar os produtos. Dubois et al. advogam que é necessário que a empresa tenha uma estrutura confiávelconfiável que permita a identificação dos custos e despesas, para a aplicação correta do “mark-up”, como critério de precificação.

No caso da empresa analisada, a mesma mantém os dados financeiros e de custos muitos bem organizados, o que vai de encontro com a orientação de Dubois et al. Isso facilitou o levantamento dos dados e permitiu a aplicação do método proposto de forma efetiva e confiável, conforme orientam os teóricos consultados. Material de escritório 7. VENDAS 14,65% Tabela 3. Despesas administrativas 2022 Fonte: Dados originais da pesquisa Tabela 4. Despesas comerciais 2022 Despesas Comerciais Remuneração pessoal vendas 252. Comissões 17. Tendo conhecido este percentual do total das despesas, e definido o percentual de lucro desejado, é possível seguir para a aplicação da fórmula do “mark-up”, multiplicador, e posteriormente para a formação do preço de venda, conforme orientam Iudícibus e Marion (2019) e Dubois et al.

Formação do preço de venda Para compor a fórmula do “mark-up” multiplicador, estabeleceu-se uma margem de lucro desejada de 20%, considerando que, segundo o Sebrae (2020), a porcentagem ideal de lucro para o comércio é entre 15% e 20%. Logo, aplicando a fórmula sugerida por Iudícibus e Marion (2019) e Dubois et al. tem-se o cálculo demonstrado na Figura 2. Figura 2. Neste ponto, observa-se que a empresa atendeu estes preceitos. No produto 001, que é o principal da empresa, o valor aplicado foi 43% mais alto que o valor adequado considerando os custos e uma margem de lucro de 20%; e no caso do produto 002, verificou-se uma variação de +33,7% no valor de venda. Observa-se, portanto, que em ambas as situações, a empresa pratica uma margem de lucro bem acima do padrão recomendado pelo Sebrae (2020), o que se mostra positivo considerando a oportunidade de uma maior lucratividade.

Isso pode ser explicado pelas diferentes situaçõessituações que podem levar à tomada de decisõesdecisões sobre preçospreços, conforme pontuaram Pinto et al. Souza et al. Isso é, de fato, importante para o desenvolvimento de uma organização, assim como a gestão eficaz dos custos. A empresa analisada apresenta excelente lucratividade nos seus dois principais produtos, e realiza a gestão dos custos de forma eficaz. Isso pode explicar, em parte, o seu rápido crescimento, lançando boas expectativas para o futuro da organização. Conclusão Através do estudo de caso realizado, atendendo ao objetivo proposto, analisou-se a estrutura de custos e os preços aplicados aos dois principais produtos da estudada em 2022 e aplicou-se o “mark-up” multiplicador para determinar os preços com base nos custos.

Tendo identificado os dois principais produtos, partiu-se para o levantamento dos custos a eles inerentes, que incluíram o custo de aquisição unitário, e o rateio das despesas da empresa (administrativas, financeiras, comerciais e tributos). ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil. Azzolin, J. L. Antonovz, T. Contabilidade de custos aplicada no preço de venda dos produtos. Revista Gestão em Foco, 9(1): 51-59. Chiossi, S. et al. Contabilidade de custos e formação do preço de venda: um estudo de caso em uma padaria. ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil. Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Gestão de custos. Iesde, Curitiba, PR, Brasil. Martins, E. Contabilidade de custos. ed. Pesquisa social: métodos e técnicas. ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Rocha, I. C. Souza, A. A. et al. Proposta de ferramenta de análise de custos para o suporte à formação de preços em empresas varejistas de pequeno porte. XVIII Congresso Brasileiro de Custos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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