Fusões e Aquisições entre Empresas do Mesmo Segmento

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Administração

Documento 1

Orientador(a): Prof. Aprovado em / /2018 BANCA EXAMINADORA Prof. CEUNSP Assinatura:_______________________ Prof. CEUNSP Assinatura:_______________________ Prof. CEUNSP Assinatura:_______________________ RESUMO O mundo globalizado passou a exigir das empresas uma administração cada vez mais diferenciada. Estratégica. Fusões. Aquisições. ABSTRACT The globalized world started to demand an increasingly different administration from companies. Within this scope, strategic management emerges as a management methodology that aims to evaluate the continuous changes in the internal and external environment of organizations. Mergers. Acquisitions. LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1: Características de uma estratégia de sucesso 14 Figura 2: Modelo de Estratégias coorporativas de Andrews 15 LISTA DE GRÁFICOS Gráfico 1: Evolução na quantidade de Fusões e Aquisições no Brasil no período de 1998 a 2017 24 LISTA DE QUADROS Quadro 1: Tipos de Estratégias Corporativas de Crescimento 16 Quadro 2: Possibilidades de ganhos para as empresas que optam por Fusões ou Aquisições 19 Quadro 3: Hipóteses que discutem a eficiência e os ganhos em fusões e aquisições 28 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 10 2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 12 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 13 3.

GESTÃO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 13 3. FUSÕES E AQUISIÇÕES, INCORPORAÇÃO, CISÃO E JOINT VENTURE 16 3. Nesse âmbito surgiram diversas alianças entre grandes empresas nacionais e internacionais, caracterizadas como processos de fusão e aquisição. Uma fusão acontece quando duas ou mais empresas se unem e a empresa resultante desta união mantém a identidade de uma delas, seja nome ou segmento. Já uma aquisição corresponde a compra de um número suficiente de participações. Um processo bem estruturado de fusão ou aquisição pode gerar sinergias operacionais, possibilitar aumento da fatia de mercado, minimizar riscos, ampliar condições de produtividade e competitividade para a empresa. Entretanto, ao consumidor e concorrência pode gerar algumas externalidades negativas. A pesquisa possui abordagem qualitativa e foi realizada com dados secundários, ou seja, dados que já foram publicados e estão disponíveis para acesso através de consulta a documentos, são assim denominados por já terem sido elaborados (MARKONI; LAKATOS, 2010).

Os dados referentes às evoluções das fusões e aquisições de empresas no Brasil, foram coletados na plataforma KPMG. A KPMG CORPORATE FINANCE realiza a Pesquisa de Fusões e Aquisições no Brasil desde 1994. Pioneira no gênero, a pesquisa tornou-se referência na economia brasileira, sendo utilizada por empresas públicas e privadas, instituições financeiras, universidades, órgãos governamentais, entre outros que se beneficiam desta publicação da KPMG para o desenvolvimento de seus estudos e negócios. A pesquisa também atravessou fronteiras, se convertendo em presença obrigatória na rede global da KPMG, presente em 154 países (KPMG, 2017, p. A partir disso, Dan Schendel e Charles Hofer, organizaram na década de 70, uma conferência que reuniu diversos pensadores para discutir ferramentas de gestão que acompanhassem as mudanças do mercado, eles denominaram este novo campo de estudo como gestão estratégica (ANDERSEN, 2014).

Desta conferência, nasce um dos conceitos de gestão estratégica, identificado como: [. um processo que trata do trabalho empreendedor da organização com renovação e crescimento organizacional e, mais particularmente, com o desenvolvimento e a utilização da estratégia que deve orientar as atividades da organização (ANDERSEN, 2014, p. A estratégia empresarial tem o intuito da perseguição de objetivos e da formulação de um conjunto de ações por aqueles que lideram a empresa. Essas ações enaltecerão o diferencial da empresa, traduzidos no fortalecimento da vantagem competitiva da organização. A Figura 2 ilustra o processo mencionado anteriormente. Figura 2: Modelo de Estratégias coorporativas de Andrews Fonte: Andersen (2014, p. adaptado de Andrews (1971/1987) O processo de gestão estratégica exige reflexões e observações do administrador em relação as mudanças ambientais no mercado, na esfera tecnológica, social, política, econômica e ambiental.

Mudanças que não estão necessariamente no controle da organização, mas que interferem externamente à sua atividade. A análise do ambiente interno e externo possibilita a identificação de posições vantajosas da organização em relação ao mercado, e assim pensar maneiras de que as potencialidades da empresa possam ser efetivamente utilizadas de forma estratégica (SERRA et al, 2014; ANDERSEN, 2014). Esses processos podem possibilitar alavancagem das vantagens competitivas e aumento da competitividade das as organizações. A próxima subseção tratará dos conceitos acerca desse tema. FUSÕES E AQUISIÇÕES, INCORPORAÇÃO, CISÃO E JOINT VENTURE Antes de adentrar na discussão dos elementos acerca das decisões empresariais nas fusões e aquisições é importante elucidar alguns conceitos. O objeto central deste estudo concentra-se nas fusões e aquisições (F&A’s).

Com base em Rohde (2013) essa denominação é proveniente do termo Merger and Aquisitions, vastamente empregado no mercado financeiro internacional. Neste caso, as empresas identificam gaps de mercado e uma complementa a outra. Normalmente elas aumentam o mercado ou complementam seu portfólio de produtos. Como exemplo, temos as empresas Azul e Trip. Ambas se unificaram e passou a ser uma empresa. Aquisição de empresas – é quando uma empresa compra o controle da outra. Joint Venture – é quando duas empresas identificam oportunidades de mercado e criam uma terceira. Porém nesse caso as duas empresas mantêm a operação normal e essa terceira passa a atender um nicho de mercado dessas duas. Como Exemplo da Shell e da Cosan. Elas se juntaram e criaram a partir de uma joint venture a Raízen.

Além das denominações supracitadas, existem subdivisões dentro do tema fusão, podendo este ser fusão direta e fusão indireta. Portanto, empresas se fundem para angariar benefícios, que em geral correspondem a ganhos de eficiência, ampliação da fatia de mercado e crescimento. Cano (2002), destaca que a existência de um mercado de capitais em ascensão também interfere positivamente na decisão das F&A’s pelas empresas. Pois, esse mercado facilita a realização das transações, nele é possível identificar as empresas que detém capital aberto, os valores das ações, análise dos números, transparência das informações, e essa a situação permitirá decidir com mais segurança sobre a fusão ou aquisição pela troca de ações.

O Quadro 2 apresenta diversas potencialidades geradas pelas Fusões e Aquisições, evidenciando os ganhos que as empresas possuem quando realizam este tipo de transação. Quadro 2: Possibilidades de ganhos para as empresas que optam por Fusões ou Aquisições Possibilidade Especificidade do ganho Economia de escala Possibilidade de redução de custo médio de um determinado produto pela diluição dos custos fixos em um número maior de unidades produzidas. Essas operações podem gerar impactos no mercado, logo, o conselho predito realiza uma avaliação de tais impactos e decide sobre autorização ou não da Fusão ou aquisição. A próxima subseção trata da estrutura regimental, atribuições e forma como acontecem as deliberações deste conselho. ESTRUTURA REGIMENTAL DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA O Papel do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica é uma autarquia vinculada ao ministério da justiça que tem como objetivo, orientar, fiscalizar, prevenir e apurar casos de abuso do poder econômico.

Foi criado no Governo de João Goulard em 10 de Setembro de 1962, o CADE permaneceu praticamente inativo até o ano de 1991, acionado apenas eventualmente quando houve casos de programas de congelamentos de preços nos planos Cruzado e Verão (CADE, 2016). Em 2011, uma nova lei alterou as atribuições do CADE e instaurou a obrigatoriedade de análise prévia em atos de concentração econômica. Além disso, até 1994 não tinha consolidado na lei de defesa da concorrência o controle de estruturas, de atos de concentração. Fusões e aquisições não passavam pelo crivo do CADE. O CADE tinha o papel voltado em tese para o controle de condutas (CADE, 2016). Hoje em dia o CADE é uma autarquia em regime especial com jurisdição em todo o território brasileiro e foi criado pela lei 4137/62 como parte do Ministério da Justiça.

Na época o CADE era responsável pelo regime de contabilidade das corporações e pela fiscalização da gestão econômica, se tornando um órgão que ficou vinculado ao Ministério da Justiça em 1994 pela lei número 8884/1994. Sendo que de certo modo, nunca irá ter esse papel de organizar um setor, porque ela sempre terá o papel de reagir a uma conduta, no sentido amplo de dois modos. Como conduta de fato anticompetitiva, um cartel, um acordo de exclusividade que gera efeitos anticompetitivos, uma venda casada, uma fixação de preço de revenda, etc. Existe uma lista enorme na lei de condutas que podem ter efeitos anticompetitivos. Olhando a conduta no sentido amplo em um ato de concentração que não é um ilícito, se funcionar em empresas.

Incorporar umas às outras, adquirir umas às outras não é um ilícito em si, mas elas podem gerar um efeito anticompetitivo. O Anexo B, apresenta o total acumulado de transações por setor de 1998 a 2017. De 2008 a 2016, os setores que mais se destacaram realizando fusões e aquisições foram: Tecnologia da informação (que liderou o ranking até 2016), empresas de internet, serviços para empresas, instituições financeiras, alimentos, bebidas e fumo, companhias energéticas, hospitais e laboratórios de análises clínicas, produtos químicos e farmacêuticos. Ao longo destes 19 anos de evolução das F&A’s, houveram grandes empresas que se fundiram. A próxima seção reúne alguns exemplos de grandes fusões que geraram externalidades no mercado brasileiro. GRANDES EMPRESAS, GRANDES FUSÕES A presente subseção está composta pela descrição sucinta de casos reais de algumas fusões e aquisições que foram muito polêmicas no cenário nacional, pois afetaram o mercado de consumo brasileiro.

Gol-Webjet Outra fusão que gerou muita polêmica no contexto nacional, foi a união entre Gol e Webjet. Em 2012, unanimemente, o CADE aprovou com algumas ressalvas a fusão entre as empresas em questão. A Gol adquiriu a Webjet e se comprometeu em manter critérios mínimos de eficiência, sobretudo em relação ao aumento de slots2 controlados pela Gol no aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Onto (2016, p. explica a preocupação do CADE em relação a fusão supracitada “com o controle acionário da Webjet, a Gol incorporaria seus slots e poderia decidir não utilizá-los, reduzindo a oferta de voos e aumentando o preço das passagens para os viajantes”. A história da Ambev começa em 1999, quando as centenárias Cervejarias Brahma e a Companhia Antarctica Paulista se fundem.

As 16 mil pessoas que as duas empresas empregavam à época juntaram esforços para dar início ao que elas fazem até hoje: impulsionar o setor de bebidas brasileiro, possibilitar a entrada no mercado de novas marcas, ampliar o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, estimular a inovação e gerar empregos e recursos. O resultado dessa fusão foi à criação da Companhia de Bebidas das Américas, mais conhecida como Ambev (ROCHA, 2017, p. A fusão para criação da Ambev deu-se por meio da contribuição dos acionistas controladores e culminou no nascimento de uma empresa líder no mercado brasileiro de cervejas. Devido a grande parcela ocupada pela Ambev no mercado, devido a fusão, o CADE analisou de forma minuciosa a transação identificar possíveis influências competitivas nos mercados relevantes, sobretudo qual impacto mediante os consumidores.

Quadro 3: Hipóteses que discutem a eficiência e os ganhos em fusões e aquisições Hipóteses Argumentos teóricos Hipótese da Eficiência Uma F&A tanto pode melhorar o desempenho de uma empresa como produzir uma empresa mais eficiente, devido à obtenção de algum tipo de sinergia. Hipótese da Informação Efeito de curto prazo causado na cotação das ações das empresas envolvidas no mercado, que tenta incorporar ao preço o resultado ou o desdobramento da união. Hipótese da Agência As F&A’s podem ser um mecanismo para minimizar os problemas e custos de agência. Hipótese do Poder de Mercado Se as economias esperadas pela F&A não ocorrerem, o aumento na concentração foi motivado por ganhos de monopólio.

Hipótese dos Impostos As F&A’s são motivadas por ganhos tributários. Quando os negócios ficam centralizados apenas em uma empresa, o poder de barganha enfraquece por não terem outras opções de preços. Quando a motivação da fusão surge essencialmente por poder de mercado, a concorrência irá reduzir e consequentemente os preços tenderão a subir, nesta hipótese o consumidor é afetado. Apesar de existir o CADE, o mercado consumidor não fica isolado dos efeitos de um processo de F&A. Com base na revista Exame (2011) “quando o mercado fica exageradamente concentrado nas mãos de apenas uma companhia, a tendência é que ela tenha poder para elevar as margens de lucro sem que os clientes tenham opção de comprar de outra”.

Nesse sentido, a legislação prevê que uma F&A tenha eficiência e que essa seja repassada ao consumidor, respeitando a competição. As empresas concorrentes também podem sofrer consequências, em casos extremos pode levar a falência. Essas consequências interferem negativamente no bem-estar social. Cabe ressaltar que o tema em questão é extremamente amplo e complexo e pode ser analisado sob diversas perspectivas em outros estudos futuros. Um exemplo, seria uma análise dos resultados individuais obtidos pelas empresas que se fundiram para identificar ganhos. Um estudo nessa perspectiva, seria relevante para dar maior sustentação às discussões feitas neste trabalho, permitindo assim, uma avaliação mais complexa das limitações e potencialidades geradas por uma F&A. pdf> Acesso em 02 dez. CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Cartilha do CADE. Atualização: maio de 2016. Disponível em: <http://www. Disponível em: <http://www. scielo. br/pdf/rae/v49n2/v49n2a07. pdf> Acesso em 02 dez. CANO, Marcelo. Disponível em: <https://exame. abril. com. br/negocios/como-fusoes-e-aquisicoes-afetam-o-seu-bolso/> Acesso em 09 dez. GAZZONI, Marina. com/content/dam/kpmg/br/pdf/2018/01/br-fusoes-e-aquisicoes-4o-trim-2017. pdf> Acesso em 08 dez. MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. Trabalho de Conclusão de Curso na Disciplina Administração Financeira, do curso de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. OLIVEIRA, Ualison Rébula de Oliveira; ROCHA, Henrique Martins. Fusões e aquisições para alavancagem de recursos e otimização da estrutura organizacional. XIII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil: novembro de 2006. Disponível em: <http://www. Disponível em: <http://www. scielo. br/pdf/ha/v22n45/0104-7183-ha-22-45-0155.

pdf> Acesso em 09 dez. PASIN, R. A evolução das operações de fusões e aquisições no Brasil entre 1994 e 2012. Trabalho de Conclusão de Curso, graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013. Disponível em: <https://lume. ufrgs. SERRA, Fernando Ribeiro; FERREIRA, Manuel Portugal; TORRES, Alexandre Pavan; TORRES, Maria Candida. Gestão estratégica conceitos e casos. São Paulo: Atlas, 2014. WESTON, J. F. Fontes: ANEXO: Total acumulado (Fusões e Aquisições) de transações por setor de 1998 a 2017 Fonte: KPMG, 2017, p. e 20.

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