Galvanoplastia

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Química

Documento 1

Figura 4 – Desengraxe. Figura 5 – Banho Cobre alcalino. Figura 6 – Banho de Cobre ácido. Figura 7 – BAnho de Níquel. Figura 8 – Banho ouro – Folhação. REFERÊNCIA 13 1. INTRODUÇÃO Foi descoberto a galvanoplastia em 1805 por Luigi Brugnatelli, um químico italiano, porém sua invenção foi recusada pelo ditador Napoleão Bonaparte e por este motivo não houve mais publicações sobre seu estudo. Após 40 anos o processo de galvanoplastia foi recriado por John Wright, um inglês, descobriu que o cianeto de potássio era um eletrólito para aplicar a galvanoplastia com prata ou ouro. Foi o primeiro cientista que apresentou que itens poderia ser galvanizados através de imersão em tanques contendo uma solução, aplicando uma corrente elétrica. Em torno de 1840 diversos estudiosos entraram com pedidos de patente sobre o processo de galvanoplastia, porém os primos Henrique e George Elkington, processando John Wright e os primos obtiveram o monopólio sobre a técnica de galvanoplastia por muitos anos (MECÂNICA, 2018).

Este processo usa a eletrólise que consiste em passa um corrente elétrica em um metal fundido (líquido) ou solução aquosa, por este motivo o material que será revestido deve ser condutor, sendo o eletrodo cátodo (negativo), enquanto o metal que deve ser revestido o eletrodo ânodo (positivo), estas duas solução ficam mergulhados na solução. Ao passar pela corrente, no ânodo ocorre oxidação e a placa de metal de revestimento é dissolvido e no cátodo ocorre redução do material de revestimento se depositando na peça (FOGAÇA, 2010) , conforme o exemplo na Figura 1 abaixo: Figura 1 – Galvanoplastia – Douração. Fonte: ( Adapatado – FOGAÇA (2010)). Processos da galvanoplastia – Forma genérica São dividas em 3 etapas: Pré-tratamento, tratamento e pós-tratamento. Etapa 1: Consiste em realizar um tratamento na superfície que será revestida, através de modos mecânicos e químicos, esse processo proporciona maior aderência do metal de revestimento e aparência uniforme da peça.

Fonte: (Elaboração Própria). Após cada etapa de banho químico na peça, a mesma passa por um banho de água. Desengraxe: Limpar as superfície das peças metálicas (óleos, poeira, graxas). Desengraxe alcalino: Indicado para metais ferrosos, porque metais como latão e cobre são atacados e por este motivo necessitam de inibidores. Neste banho é usado diversos sais alcalinos e sua ação é a de retirar a sujeira das peças, a sujeira fica em suspensão. Fonte: (CETESB, 2005). Cobre ácido: Este processo é muito usado porque apresenta o preenchimento dos poros da peça, este fato dispeça polimento da peça para próxima etapa. Este banho usa uma mistura de sulfato de cobre e ácido sulfúrico (CETESB, 2005). Figura 6 – Banho de Cobre ácido.

Fonte: (CETESB, 2005). Figura 8 – Banho ouro – Folhação. Fonte: (CETESB, 2005). Prata: Consiste em realizar este banho depois que a peça estiver preparada. Um banho que usa como base sal de cianeto de prata e potássio. Ródio: Constite em realizar este banho depois que a peça estiver preparada. As emissões atmosféricas do processo são: gases de compostos orgânicos voláteis e material particulado. Os resíduos sólidos gerados na indústria de galvanoplastia são: o lodo de tratamento, rejeito de produos e resíduos de polimento de peças (CETESB, 2005). O descarte ilegal de efluentes de empresas clandestinas são muito preocupantes para diversos setores públicos, porque este descarte ilegal de metais pesados pode entrar na cadeia trófica, ou seja, ao lançar essa água com metais pesados que são bioacumulados nos tecidos adiposos, o ser humano que comer este peixe vai ter contaminação com o metal pesado.

Todo o uso para a água fica comprometido, as estações de tratamento realização um tratamento que não possui grande eficiência para retirada de metais pesados na água, trazendo assim riscos a saúde humana (GAZETA, 2008). O tratamento de efluentes na indústria de galvanoplastia, segue a lei da conservação de Lavoisier, então aplicando outros compostos químicos no efluentes e através de decantação é possível possuir um efluente tratado sem metais pesados, porém o lodo deste tratamento deve ser destinado á aterros sanitários. br/100-historia-da-galvanoplastia/> Acesso em 25 de Maio de 2018. FOGAÇA, J. R. V. Galvanoplastia ou Eletrodeposição. teses. usp. br/teses/disponiveis/85/85134/tde-04082011-095306/pt-br. php> Acesso 25 de Maio de 2018. FLORIANI, A. pdf> Acesso em 25 de Maio de 2018. GAZETA DE LIMEIRA.

Banho de jóias clandestino. Disponível em: < http://www. alj.

130 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download