Gestão de pessoas

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Foi com o surgimento da teoria Clássica da Administração que foi iniciado o processo de padronização das organizações e da gestão de pessoas, passando assim a adquirir uma linha só, onde o mecanismo e o autoritarismo eram apenas características principais desse processo ( CALDAS et al, 2015). Neste momento as organizações passaram a estruturar o departamento de pessoal, onde teve um regulador, que garantia que todas as normas estavam sendo seguidas e implementadas, para uma maior produtividade. Com isso as organizações passaram a procurar profissionais pelas qualificações e dessa forma o cliente ou colaborador interno, era uma pessoa avaliada, desenvolvida e assim recrutada. As organizações buscando sempre motivar os mesmo, para que nesse processo ficassem apenas os melhores profissionais. MELO et al, 2012). CHIAVENATO, 2000).

Cada organização tem seus objetivos estratégicos, e esses objetivos devem estar alinhados junto com as metas da empresa. Cada setor da organização possui metas que devem ser cumpridas, o que estimula o fortalecimento e o crescimento dos setores (VILAS, 2009). A área que faz a gestão de pessoas, tem um longo processo de direção, organização, planejamento e o controle de pessoas que já estão dentro das organizações. Ela promove o desenvolvimento e o empenho das pessoas para que assim os objetivos organizacionais e individuais, sejam alcançados. Para que dessa forma a empresa tenha resultados satisfatórios. MARINHO et al, 2014). Os colaboradores são seres humanos que precisam de energia, e é através dessa energia que as empresas devem motivar e cativar, colocar em movimento a motivação das pessoas determina o comportamento delas dentro da organização.

Motivação é uma ferramenta de extrema importância, onde as conquistas devem ser diárias, por que seus resultados vêm através de como as pessoas são vistas e tratadas dentro da organização (CARVALHO, 2013). O setor de gestão de pessoas é fundamental, pois, é nesse processo que ele irá descobrir e desenvolver técnicas, analisar comportamentos, traçar estratégias que façam interação em todos os setores e acompanhar o desenvolvimento em atividades. Conhecer pessoas passa a ser um processo de aceitar como elas são, aprender como elas se comportam, e na melhor maneira possível interagirem para o bem estar da empresa como um todo (QUADROS;TREVISAN, 2009, p. As relações interpessoais dentro das organizações primeiramente é vista pelo indivíduo como fonte de renda, e isso as afetam de maneiras diferentes, algumas trazem consigo maneiras de como aproveitar essa “renda”, se divertindo, interagindo com os colegas de trabalho, outros aproveitam para analisar como são cada uma delas, isso parte de um princípio de trocas de experiências para que o meio a qual trabalhe seja harmonioso.

Produtividade no ambiente de trabalho A produtividade tem inúmeras importâncias no ambiente de trabalho resultando nele, muitas atividades que podem ser desenvolvidas e presenciadas. Cada um traz consigo uma bagagem, experiências vividas tornando cada uma delas importantes dentro de uma organização. Qualidades e defeitos se tornam algo a se observar para que se formem relações. MENDES, 1995,p. CARVALHO, 2009, p. CARVALHO, 2009, p. A tecnologia vem avançando cada vez mais no ambiente de trabalho, exigindo do trabalhador criatividade, críticas, elogios, e estar sempre de modo ativo a cada mudança que a organização passar a cada colaborador. Essas mudanças começam a criar lideres, competições, motivações e o mais importante neste processo de avanço tecnológico o trabalho em equipe. Conciliar nossos interesses pessoais com os da Organização está ligado a vários fatores como a motivação, o envolvimento, a socialização, enfim todos os sentimentos que são causados a vir existir por causa do trabalho em que o trabalhador se encontra, por isso têm que aprender através de treinamentos havendo assim uma qualidade de vida dentro e fora da Organização.

BRONDANI, 2010,p. A produtividade pode ser considerada a sincronia de muitas estratégias das empresas diante do mercado de trabalho. Grandes empresas sempre se empenham em incrementar seus programas de qualidade total, e sempre tendo em mente que os resultados não só irão garantir a satisfação de seus clientes como também irá reduzir os muitos custos de operação, o que diminui perdas. CERQUEIRA NETO, 1991) Administração de Recursos Humanos As Organizações são formadas por pessoas sendo assim, dentro destas organizações existem um setor denominado Recursos Humanos onde ali trabalham com o colaborador diretamente, resolvendo seus problemas mantendo a Organização fluindo de maneira positiva para o bem de ambos. MARRAS, 2011, p. As empresas de hoje já não vêem os colaboradores simplesmente como lucros humanos, mas sim como parceiros no crescimento da empresa.

O colaborador com o passar do tempo em uma empresa adquire conhecimentos, habilidades que antes talvez antes não conhecessem, mais o tempo deixar os colaboradores ainda mais inteligentes podendo tomar decisões onde irá proporcionar e influenciar a empresa a chegar a seus objetivos. Hoje em dia profissionais colaboradores altamente qualificados são peças preciosas e desejadas no mercado de trabalho, e as Empresas se deram conta desse pequeno fato e passaram a procurar ainda mais profissionais, e os querem mais ainda perto da organização, onde passam a desempenhar um papel de parceiro de negócios na empresa, aliados no crescimento e no sucesso a qual este colaborador os levam. Para que haja uma boa gestão empresarial, é preciso que todos trabalhem junto, cada um desempenhando de forma organizada todas as funções que se devem seguir.

Foi criada então a CRH (Contabilidade de Recursos Humanos), tendo duas funções importantes para a empresa, a Contabilidade de custos onde se calcula os investimentos feitos nos colaboradores e a Contabilidade dos valores, na qual calcula o que o colaborador trouxe de volta em lucros para empresa. Resumindo ela mede o que o colaborador recebe que são os gastos que a empresa tem com o colaborador e cuida de seus custos e valores obtidos para a empresa. Sendo uma grande aliada da empresa, toma decisões sobre os colaboradores em todos os sentidos. Empresas que adotaram a CRH estão tendo ótimos retornos tanto dos colaboradores tanto em questão de lucros. Muitas empresas ainda estão meio que desconfiadas em implantar a CRH, por não conhecer seus métodos de trabalho, mas isso não quer dizer que não a implantaram, só estão no momento pesquisando sobre ela.

CHIAVENATO, 2005, p. Para mover uma empresa para o sucesso é necessário que não apenas produzam produtos, mas que também tenham três pilares que irão manter essa empresa funcionando a eficiência, efetividade, eficácia. É de extrema importância realizar certas correções das aplicações de recursos investidos, para conseguir acompanhar os objetivos e principalmente, conseguir mensurar todo e qualquer processo. OLIVEIRA et al. ARBIX; DE NEGRI, 2005). P. GESTÃO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DE DESEMPENHO: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de Empresas, V. n. BOLGAR, P. H. P. OURIQUES, R. A. B. Administração de Pessoal ou Gestão de Talentos? Um estudo nas Administrações Públicas do Cariri Paraibano. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil.

Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. REFOSCO, Isis. O relacionamento interpessoal como fundamento para o aprimoramento do atendimento Acesso: 15 de novembro de 2013 CARVALHO, J. F. T. MENDES, L. A. CARVALHO, B. P. RIOS, Izabel Cristina. Humanização e ambiente de trabalho na visão de profissionais da saúde. Saúde soc. vol. no. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009. CERQUEIRA NETO, E. P. Ambiente da qualidade total. Editora Campus. MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. ed. São Paulo: Futura, 2011.

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