Gestão de pessoas uma visão 4.0

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Administração

Documento 1

e a prática da gestão de pessoas, podendo servir de base para estudos mais aprofundados e direcionados do tema. Palavras-chave: Gestão de pessoas; Industria 4. Recursos Humanos. INTRODUÇÃO A indústria vem tomando um caminho nunca visto antes, impulsionada pelo crescimento acelerado de desenvolvimento e tecnologias facilitadoras, cada vez mais aprimoradas e eficazes. Esta por sua vez não só provoca alterações na indústria, mas também na sociedade, na economia e em como escolhemos produtos e serviços. Procurou-se a conceituação acerca de Recursos Humanos 4. e suas divergências entre os Recursos Humanos já aplicados nas organizações, a definição de Gestão de Pessoas, tal como seu direcionamento e influências nos Recursos Humanos, o conceito vinculado a Indústria 4. e os impactos sobre os Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas, ainda associar a atuação dos Recursos Humanos 4.

na Indústria 4. DESENVOLVIMENTO 2. • Orientação ao serviço: oferta de serviços de todas as naturezas por meio de computação em nuvem. • Modularidade: Adequação aos mais variados requisitos e/ou expansão de módulos 2. GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO 4. Tal como o modelo da indústria, as formas de liderança e as tecnologias aplicadas a esfera empresarial, a gestão de pessoas tem cunho histórico evolutivo, percorrendo a gestão de recursos humanos chegando até o conceito moderno de gestão de pessoas. Compreendido o termo da indústria 4. • Relacionado à função da revisão: é histórica, pois revisa a literatura retrospectiva de modo compacto, proporcionando a assimilação de dados de divergentes fontes; • Quanto a abordagem: o estudo é bibliográfico e busca atuar como subsídio para estudar diferentes fontes, possibilitando uma seleção daquelas de maior interesse relativo a assunto abordado.

FUNDAMENTAÇÃO Com a Globalização a esfera mercadológica está modelando as futuras organizações e preparando modificações para adquiri vantagens competitivas para o atingir do sucesso da organização. Tal perspectiva faz com que a área de Gestão de pessoas, possua o papel de guiar as pessoas na organização do futuro, com novas formas de pensar sobre as habilidades, emoções, culturas e sua capacidade, uma vez que é através da mesma que se constitui a estrutura organizacional. INDUSTRIA DO FUTURO A indústria 4. é definida como a próxima fase da digitalização do setor manufatureiro, que se impulsiona por quatro interrupções: o aumento acelerado no volume de dados, potência computacional e conectividade em específico novas redes de longa distância e baixa potência.

Em um cenário de constantes modificações, está se focalizando atenção especialmente a esta área de gestão de pessoas como fonte dos resultados da organização e stakeholders. França (2009) afirma que a gestão de pessoas é vista na perspectiva dos enfoques comportamentais e administrativos direcionados as pessoas e suas vertentes presentes nas organizações a um conjunto de atividades e políticas com foco gerencial. Tem a função de guiar as pessoas com eficiência e eficácia visando contribuir com as finalidades das empresas ligadas aos recursos humanos. A compreensão da gestão de pessoas é essencial para a realização da profissão do Administrador de Recursos Humanos, visto que este deve trabalhar de maneira profissional e humana, conferindo tanto o lado da empresarial quanto dos funcionários da mesma.

Segundo Ferreira et al (2015) A gestão de recursos humanos é simultaneamente um conjunto de conhecimentos e uma atividade. Conforme com a Fundação Instituto de Administração (FIA), as dez soft skills mais procuradas pelo RH 4. aos candidatos às vagas, que influenciam diretamente no desempenho profissional são a comunicação, liderança, flexibilidade/resiliência, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, empatia, ética profissional e esperança após os erros. No RH 4. há alguns obstáculos à serem enfrentados, como a atração e retenção de talentos, automação e adaptação a modernidade de processos, manutenção da produtividade diária, desenvolvimento de liderança separativa e conectada, uso de dados para tomada de decisões e a adequação aos novos trabalhos. Logo, os funcionários encarregados pela gestão de pessoas afirmam maiores dificuldades para selecionar um candidato com o perfil mais adequado para as tarefas exigidas do profissional, como por exemplo o uso das ferramentas digitais que auxiliam no trabalho remoto até contratação de pessoas residentes em outros países (UP BRASIL, 2019).

 Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. Atlas, 2002. Ferreira, A. Martinez, L. Nunes, F. FRANÇA, A. C. L, Pratica de recursos Humanos (PHR): conceitos, ferramentas e procedimentos. ed. São Paulo: Atlas, 2009. Os impactos da quarta revolução industrial. GVEXECUTIVO, v. n. Disponível em: http://bibliotecadigital. fgv. Revista Melhor. Disponível em: https://revistamelhor. com. br/o-papel-fundamental-do-lider-de-rh-natransformacao-digital/. Acesso: 28 Out de 2020. Disponível em: https://www. upbrasil. com/blog/gestao-de-pessoas/rh-4-0/. Acesso em: 29 Out de 2020. WATERMAN, D. Acesso em: 29 Out de 2020.

90 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download