Gestão de Tecnologia da informação, relacionado ao serviço público

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Será abordado também a importância da qualificação do funcionário público para desempenhar as suas tarefas de forma correta, pois, é por meio do envolvimento com as novas tecnologias que é alcançado uma melhor gestão do serviço público. Palavras-Chave: Tecnologias. Avanços. Serviço Público. Gestão de TI. É notável o envolvimento das novas tecnologias, com a utilização de equipamentos, sistemas, redes e alta tecnologia que fizeram com que a gestão pública desempenhasse níveis melhores de qualidade. Desta maneira, investimentos em inovações e tecnologia voltadas aos serviços oferecidos contribuem na qualidade. O presente artigo tem como tema gestão da tecnologia da informação relacionada ao serviço público, e busca fazer uma reflexão referente às formas de entender e também de lidar com a Tecnologia da Informação (TI), bem como relatar sobre as diversas ferramentas acessíveis que ajudam em um bom desenvolvimento da administração pública e numa gestão de TI bastante eficiente.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Padoveze (2004, p. comenta que “informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real ou percebido para as decisões correntes ou prospectivas”. Às maneiras, aos jeitos ou às habilidades especiais de lidar com cada um tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, nós chamamos de técnicas. KENSKI, 2003, p. A internet tornou-se um meio comum de trocas de informações, de acesso fácil e rápido desde especialistas a crianças e jovens, independentes da distância geográfica, rompendo barreiras, permitindo que as informações sejam transmitidas em tempo real. Desta forma, esse novo cenário social está cada vez mais natural para todos (SOUZA, 2008). Podemos mencionar como exemplo de inovação tecnológica no âmbito do ensino, com a expansão da internet nas Instituições de Ensino Superior (IES), a partir de 1994, As Universidades Brasileiras passaram a oferecer cursos superiores à distância e a usufruir das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Requerendo do homem constante atualização, visto que estamos inseridos em uma nova cultura e um novo modelo social, assim, as exigências dessa sociedade requer indivíduos pesquisadores e com autonomia intelectual. Umas das grandes características das TIC é a interação. A interação é considerada como a capacidade humana de estabelecer a comunicação entre os sujeitos de modo que haja qualidade nesse processo intersubjetivo de comunicação, que provoque mudanças de comportamento, que ocorra troca de conhecimento entre os indivíduos. Um exemplo, a interação nos serviços públicos uma vez que, a interação é essencial em todo os espaços da sociedade. Sem interação não se tem uma comunicação e a qualificação e a aprendizagem. ALBANO, 2001, p. Os benefícios voltados da Tecnologia de Informação ou também o envolvimento para o desenvolvimento empresarial não necessita exclusivamente dos investimentos realizados ou da qualidade voltada a tecnologia empregada.

Guerra e Alves (2004) relata que “a gestão de TI que utiliza boas práticas começa por elementos fundamentais que irão ajudar neste processo difícil, por vezes complicado”. Segundo Silva, Ribeiro e Rodrigues (2005), possuem várias formas de identificar e usar as tecnologias e também os sistemas de informação que ajudam no desenvolvimento do trabalho do funcionário público. Pois, com a ajuda desta tecnologia é possível realizar um trabalho com qualidade, inteligência e eficiência nos serviços públicos. DINIZ et al, 2009, p. De acordo com Rogers e Sena (2007, p. “Tendo como base planejamento, transparência e controle, a Lei de Responsabilidade Fiscal surgiu como um dos principais instrumentos reguladores das finanças públicas, objetivando uma melhor gestão dos gastos e uma maior responsabilidade de seus administradores”.

Os referidos autores (2007), abordam que: [. com essa Lei enfatizou-se o interesse das informações contábeis não apenas para a Administração Pública e para seus gestores, mas também para a sociedade, que se tornou mais ativa no processo de acompanhamento e fiscalização das contas governamentais, mediante os instrumentos por ela fornecidos. BRASIL. Presidência da República: Controladoria Geral da União – CGU. Portal da Transparência do Governo Federal. Disponível em < http://www. portaltransparencia. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. n. p. jan. fev. S. RICCO, A. S. A qualidade nos serviços prestados pela tecnologia da informação: a avaliação dos Usuários internos. KENSKI, Tecnologias e ensino presencial e a distância. M. C. F. BAZZO, W. Ciências, tecnologias e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica.

julho/dez 2008.

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