GESTÃO DEMOCRATICA NAS ESCOLAS

Tipo de documento:Tese de Doutorado

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Estabelecer uma gestão democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender as expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola. Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e comunidade escolar. A gestão democrática, motivada pelas políticas públicas neoliberais, busca a autonomia da escola pela união e partilhamento de ideias, com a construção de um projeto político pedagógico autêntico. A educação precisa ser melhorada como um todo. Qualidade da educação acentua não só o conhecimento técnico científico, mas como também aprimora o social, cultural e ambiental. O modo como a escola funciona, suas práticas de organização e gestão, faz diferença em relação aos resultados escolares de seus educandos.

No entanto, o que se tem visto ainda na maioria das escolas é que a dinâmica das relações de poder tem entravado o processo de democratização da gestão, pressionando os gestores a serem por muitas vezes autoritaristas, mas que, porém, usam o discurso de uma gestão democrática e participativa só para garantir a conformidade de sua ação aos padrões legais exigidos. Dessa forma as inquietações e os questionamentos sempre presentes no decorrer de nossa vida profissional como servidores públicos na esfera educacional, que de alguma forma estão relacionadas aos trabalhos da gestão escolar, uma vez que atuamos dentro de instituições públicas de ensino, bem como, a influência de novos conhecimentos adquiridos na formação acadêmica sobre a prática de uma gestão democrática na escola, levou a realizar um estudo investigativo na Escola Municipal Olavo Bilac, na cidade de Lucas do Rio Verde, a fim de promover uma análise-reflexiva sobre a forma como a gestão dessa instituição vem atuando, assim como apontar estratégias de trabalho que possam vir a serem adotadas como promoção real de uma gestão participativa na escola.

Diante disso é relevante a discussão da seguinte problemática: De que forma o Conselho Escolar e a gestão na Escola Municipal Olavo Bilac, na cidade de Lucas do Rio Verde está sendo desenvolvida sob os parâmetros de uma gestão democrática e participativa para que venha atender aos anseios da população na promoção de uma educação de qualidade? 1. Justificativa Para compreendermos a gestão democrática na escola precisamos ter uma breve visualização da evolução histórica desse tipo de gestão no contexto educacional, e de que forma está se instaurando na complexidade do sistema de ensino. Dessa forma, cremos que não somente é função do gestor conhecer os processos funcionais, mas de todos que trabalham e acreditam na melhoria do cotidiano escolar juntamente com o processo educativo, comprometendo-se com as mudanças sociais, em que o processo de tomada de decisões por vezes é realizado pelo gestor.

Este estudo visa confirmar que o gestor tem a função de mediar a evolução de práticas educativas nas escolas e as descentralizando e fortalecendo as funções participativas dos segmentos da comunidade escolar. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA A situação com a qual nos deparamos nos dias de hoje, nos põe diante de um extraordinário avanço que altera a dinâmica da sociedade e de suas organizações bem como os valores que presidem a relação das mesmas com os indivíduos que as constituem descentralizando e ofertando mais autonomia administrativa. Garantir o espaço coletivo é permitir a melhoria das políticas educacionais e da qualidade da educação. A escola reconstrói saberes e conhecimentos significativos, agregando pessoas e instituições. Realizar uma gestão democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola.

Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e comunidade escolar. OBJETIVO DO TRABALHO 1. Objetivo Geral O presente trabalho nominado História e perspectivas da gestão democrática, desafios e sua evolução na educação que visa identificar mudanças na escola para uma educação de qualidade, tem o objetivo de investigar formas de Gestão Escolar na perspectiva democrática e participativa nas creches e escolas municipais do Ensino Fundamental no Município de Lucas do Rio Verde-MT, como a postura que a comunidade escolar adota perante a concepção democrática de gestão e dos mecanismos utilizados nessa prática, conduzida sob o enfoque da pesquisa qualitativa, utilizando como método o processo investigativo.

Será pesquisado os principais desafios enfrentados pelo Conselho Escolar e equipe gestora da escola pública municipal que comprometem o desenvolvimento da gestão democrática participativa na Escola Olavo Bilac no Município de Lucas do Rio Verde, Estado de Mato Grosso. Deve-se entender, entretanto, que democratizar o ensino não é só ampliar número de escolas. É preciso garantir, além do acesso e da permanência nas instituições escolares, um processo educativo que possibilite no desenvolvimento das habilidades, valores e princípios que passem a exercer pleno desenvolvimento do ser humano, como também sua cidadania. O funcionamento das escolas públicas depende exclusivamente de diretrizes políticas gerenciais e que sejam acompanhadas pelo governo, tendo em vista que são instituições que fazem parte da máquina administrativa, sendo ela federal, estadual ou municipal.

Entretanto, é no âmbito de cada unidade escolar que as diretrizes podem beneficiar a comunidade escolar dentro do contexto necessário e adotado pela gestão escolar. Segundo Oliveira (2002) (citar na referência bibliográfica), “[. CAMPO DE OBSERVAÇÃO Iniciar com dados gerais, mostrando brevemente os dados do município (número de alunos, escolas, professores, gestores e coordenadores, pessoas na equipe de apoio, professores de AEE, psicopedagogos). Depois dar continuidade com os dados da sua amostra e o quanto ela reflete dos dados gerais da cidade. A pesquisa in-loco foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, com a comunidade escolar, tendo em vista que a opção por esse tipo de instituição foi com a intenção de acompanhar a construção de um espaço escolar em que possa ser exercida de forma ampla e efetiva a democracia, e que, pela atuação seus gestores, possibilite o desenvolvimento de processos democráticos que favoreçam uma educação de qualidade.

INSTRUMENTOS Mostrar como, efetivamente, sua pesquisa será feita. Pode usar tabelas, gráficos e etc. CONCLUSÃO O que pode-se concluir depois de todo o estudo feito. A análise da gestão democrática está presente na vida profissional dos educadores e servidores públicos, que, de alguma forma, se relaciona aos trabalhos da gestão escolar e as nossas atividades. Uma vez que esses educadores estão inseridos em instituições públicas de ensino, e com o intuito de verificar a prática de uma gestão democrática na escola, este estudo investigativo foi realizado numa escola de ensino da rede municipal, localizada em Lucas do Rio Verde-MT, para promover uma análise investigativa situacional de como a gestão dessa instituição desenvolve as estratégias de trabalho e como acontece a aplicação da gestão participativa na escola.

A finalidade do entendimento da real aplicação da gestão democrática está amparada e por vezes é aplicada nos princípios da discussão entre os segmentos atendendo aos interesses dos envolvidos numa prática democrática, onde todos os envolvidos procuram espaço para colaborar no processo das práticas educativas. A prática de gestão na escola auxilia e implica na qualidade do ensino oferecido pela instituição e, portanto, temos uma concepção de qualidade e de produtividade da escola. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. p. BRASIL. Lei n. Porto Alegre: Penso, 2013. LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: Uma abordagem sociológica. ed. São Paulo: Cortez, 2003. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.

Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Ed. Campinas: Papirus Editora, 2002.

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