Gestão Educacional

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

• Ensino Fundamental (1º ao 5º) Além das disciplinas referentes ao nível de ensino, há aulas extras de ballet, Taekwondo e Capoeira. • Ensino Bilíngue Ensino de um segundo idioma para o estudante aprender a se comunicar, ler e escrever, com fluência. Quanto à estrutura da escola, ela possui salas climatizadas, salas ambiente, monitoramento por câmaras, acquaplay, mini-horta, sala de jogos, biblioteca, salão de festas, quadra de esportes e diversos outros ambientes, além de seus espaços inclusivos serem inclusivos. Com essa estrutura, compreendi que a escola está preparada para cumprir seu objetivo de formar sujeitos para o mundo. INTRODUÇÃO O estágio foi realizado diretamente com a gestão educacional da escola, com uma carga horária de 20 horas junto da direção e coordenação do Colégio Ambiente do Saber Guarujá SP, com vistas a acompanhar o modo como esses gestores administram a escola em suas várias dimensões.

hora Observei as gestoras da direção preparem uma pauta para usarem uma parte da reunião pedagógica, na qual elas teriam um tempo para dar algumas informações para os docentes. Fonte: Elaborado pela autora A diretora é formada em Pedagogia com ênfase em Gestão Escolar e da vice-diretora em História com Mestrado em Educação. • Coordenador Geral Observação das atividades do coordenador geral Tempo Atividade 1 hora Observei o coordenador geral receber os estudantes na entrada da escola recepcionando os estudantes e pais que vão levá-los à escola e alguns funcionários de apoio trabalham juntamente com ele, ajudando funcionário de vans que não conseguem parar próximo à entrada, a colocar os estudantes com segurança dentro da escola. horas Fui com o coordenador nas salas de aula explicando para os estudantes que alguns deles não estão seguindo as regras de convivência da escola, elencando os problemas que vêm acontecendo.

hora Ajudei o coordenador geral telefonar para os pais de alguns estudantes, chamando-os para uma reunião com professores que pediram a presença deles para tratar de assunto de interesse deles. • Toda Gestão Educacional Observação das atividades simultâneas de toda gestão educacional Tempo Atividade 1 hora Reunião Informativa na qual as gestoras da direção falaram sobre compras que a escola realizou, sobre demandas da escola em termos de materialidade e outros assuntos administrativos e financeiros. Participaram também docentes e funcionários de apoio. horas Reunião pedagógica na qual gestores e professores discutiram sobre rotinas da escola, demandas pedagógicas. horas Estudo de textos referentes à importância da interação na sala de aula. Essa reunião funcionou como formação continuada em serviço.

Por tudo o que foi dito até aqui, posso dizer que o estágio de observação da gestão educacional foi muito gratificante, aprendi que um bom gestor precisa usar determinadas estratégias para que o trabalho flua em um ambiente em que todos são respeitados nos seus direitos e deveres. Há muitos desafios para a gestão, pois em algumas vezes é preciso mostrar para alguns colaboradores, famílias e estudantes qual deve ser a atitude deles em determinados desafios. No caso dos colaboradores, isso é feito através de uma reunião com os gestões na qual os gestores mostram eles também têm responsabilidade de ajudar no cumprimento dos projetos da escola. Em caso de estudantes, famílias e comunidade escolar, isso pode ser feito de modo individual ou coletivo através do conselho da escola que é formado pelos gestores, membros da comunidade e estudantes.

Nesse sentido, pode-se compreender que: A gestão democrática implica que a comunidade, os usuários da escola sejam os seus dirigentes e gestores, e não apenas os seus fiscalizadores ou, menos ainda, os meros receptores dos serviços educacionais. Assim, a comunidade escolar participa e acompanha o aprendizado dos educandos, visto que a participação e envolvimento nas atividades da escola são de essencial importância. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS/ADMISTRATIVAS/FINANCEIRAS DOS GESTORES A diretora e a vice-diretora exercem o papel de liderança principal na escola, elas administram atividades específicas de modo dinâmico, desenvolvendo e implementando estratégias coordenadas para administrar financeiros, pedagógicas, ambientais, sociais, culturais e institucionais. A vice auxilia a diretora em todas essas atividades administrativas e financeiras, além de substituir a diretora quando necessário.

Ambas diretor e vice fazem parte de uma equipe de gestão educacional juntamente com outros gestores, tais como coordenador geral e pedagógico. Para exercer essa função, tanto diretor quanto seu vice precisam ter as competências e habilidades exigidas para atender aspectos políticos, administrativos, pedagógicos e sociais. Ouvem os pais e conseguem convencê-los com suas respostas aos problemas. Outra coisa que observei é que a escola abre 6h30m para receber os estudantes para as aulas que se iniciam às 7 horas. Entretanto, a direção chega somente às 8 horas, mas sabem tudo o que aconteceu antes de elas chegarem, pois dão uma volta na escola toda, por último passam na cantina e a vice-diretora fica lá para ver como está o andamento da merenda e a diretora vai para a sala do coordenador geral para ver como está o andamento da escola, se houve algum problema na entrada e se todos os professores compareceram.

Pouco tempo depois elas vão para suas salas, olham nas gavetas e assinam os papéis deixados lá pela secretaria da escola. Combinam as prioridades do dia e quando dá 9h30m vão para a sala dos professores, é hora do recreio. A composição da gestão escolar conta com a direção e coordenação. REFERÊNCIAS ANDRÉ, Simone; COSTA, Antonio Carlos Gomes. Educação para o desenvolvimento humano. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2004. GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. ed. São Paulo: Ática, 2005.

125 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download