Gestão Financeira Familiar

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Finanças

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Está se tornando essencial para as famílias tentando decidir como equilibrar seu orçamento, comprar uma casa, financiamento da educação das crianças e garantir a renda dos pais quando se aposentam. OBJETIVO: contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas. METODOLOGIA: a pesquisa se classifica como uma pesquisa bibliográfica, pois objetiva estudar a realidade da educação na vida financeira familiar. PALAVRAS-CHAVES: Educação Financeira. Finança Familiar. Em 2010 instituições públicas e privadas lançaram a Enef – Estratégia Nacional de Educação Financeira – com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas.

Isso mostra a importância dos incentivos de adoção da educação financeira com vista a melhoria de qualidade de vida da população por meio de suporte de planejamento de gasto familiar com base na receita e despesas. A organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE 2019) define que a educação financeira é um processo em que o indivíduo faz escolhas conscientes e se mantém bem informado a respeito da economia para assim, elaborar a melhor forma de lidar com o seu dinheiro. Para Domingos (2014, p. “certamente a educação financeira não se aprende de um dia para o outro, são mudanças no componente comportamental de hábitos e costumes” [. Diante deste fato as escolas devem incluir na matriz curricular a disciplina educação financeira para formação de futuros adultos com consciência financeira de qualidade.

A Educação Financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão dos conceitos e produtos financeiros. Com informação, formação e orientação claras, as pessoas adquirem os valores e as competências necessários para se tornarem conscientes das oportunidades e dos riscos a elas associados e, então, façam escolhas bem embasadas, saibam onde procurar ajuda e adotem outras ações que melhorem o seu bemestar. Assim, a Educação Financeira é um processo que contribui de modo consistente, para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro. BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2019, p. Portanto, para um 5 planejamento eficaz nas finanças da família é necessário definir dentro de suas despesas, qual o papel e a importância de cada despesa para a família e então assumir uma estratégia para alcançar as metas estabelecidas.

Conforme Frankenberg (1999, p. o “planejamento pessoal significa estabelecer e seguir uma estratégia, seja para curto, médio ou longo prazo, com o intuito de acumular bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa e/ou família”. Diante da necessidade do entendimento do papel das despesas para o gerenciamento dos recursos familiares, são apresentados abaixo alguns conceitos importantes inseridos no tema da Educação financeira (RICO, 2018): Despesas fixas: despesas se repetem mês a mês, como água, luz, telefone, alimentação, moradia e internet. Despesas variáveis: despesas que não possuem um valor pré-fixado ou previsível. Uma ferramenta que vem sendo utilizada pelas famílias para o controle das despesas é a planilha orçamentária, na qual são relacionadas e organizadas as 6 despesas da família, e ao fazer a somatória delas, é possível entender melhor como está sendo gasta a renda.

Segundo Giordani (2015, p. na construção da planilha deve-se primeiramente considerar a projeção temporal da renda e das despesas. O autor recomenda que deva ser considerado um período mínimo de 12 meses na construção da planilha. Além disso, devem-se organizar separadamente as entradas (renda) e as saídas (despesas). IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS FILHOS NA GESTÃO FAMILIAR DOS RECURSOS A escola é o lugar ideal para se implantar uma nova cultura financeira. Ele apoia o Código de Defesa do Consumidor, na pesquisa de mercado e nos conhecimentos matemáticos envolvidos podem-se construir atividades que orientem os alunos na hora de escolher entre comprar a vista ou a prazo, bem como recorrer a seus direitos, inclusive quando pagam antecipadamente uma prestação que tem juros embutidos (ALMEIDA, 2014).

Então, aprender sobre educação financeira desde os primeiros anos de escolar se faz fundamental para que mais tarde essas crianças se tornem adultos conscientes nas tomadas de decisões sobre finanças; se desde pequenos, essas crianças se familiarizassem como esse assunto, claramente isso impactará diretamente nas decisões familiares. No âmbito familiar, envolve o orçamento doméstico, que abrange análise de recursos e gastos correntes e futuros; definição de metas e objetivos de curto, médio e longos prazos; tomada de decisões quanto a gastos e investimentos; avaliação da execução do plano; e eventual adoção de medidas corretivas. Esse planejamento analisa a renda e as despesas do indivíduo e da família, contemplando as decisões de consumo, poupança, endividamento, contratação de seguros, entre outros itens.

Não são necessários métodos avançados para conseguir isso; pequenos passos, como recompensar o uso responsável da provisão, são suficientes para mostrar que a prosperidade financeira não é uma questão de sorte, mas de boas decisões. A educação financeira oferece às crianças uma melhor compreensão dos problemas financeiros, ensinando-lhes os princípios de gestão de dinheiro, geração de renda, poupança e despesa, investimento e o crédito. Essa educação é combinada com a oportunidade de participar de planos de poupança, através de uma poupança individual ou conta corrente. Através da educação financeira, crianças e jovens são expostos a vários tipos de sistemas financeiros e aprender a interagir efetivamente com eles e com vários canais, de prestação de serviços financeiro, banco on-line ou móvel.

Da mesma forma, a educação sobre recursos financeiros também pode se traduzir no uso de recursos não monetários - como eletricidade e água (HOFMANN, 2012, p. Educação financeira é uma competência vital básica para participar do mundo moderno nos dias de hoje, de forma que as crianças que hoje estão crescendo nesse mundo altamente complexo podem precisar um dia se encarregar de seu próprio futuro financeiro (OECD, 2012). Dessa forma, incluir a educação financeira desde o ensino infantil é investir em capital humano e evitar no futuro que más decisões sobre o uso dos recursos financeiros sejam feitas. Conceitos, conhecimentos, competências e habilidades econômicas são necessários para as atividades econômicas mais triviais empreendidas recorrentemente pelos agentes que interagem em economias de mercado.

Compreender, em alguma medida, os fundamentos econômicos, sociais, legais e mesmo linguísticos subjacentes às práticas econômicas cotidianas é condição para a interação e para a socialização econômica da população. A familiaridade com noções como propriedade, valor, preço e juros, por exemplo, e a capacidade de leitura e interpretação de documentos financeiros são exemplos de elementos que fazem parte da educação financeira da população, seja de forma institucionalizada, em ambientes de ensino como a escola, seja informalmente, mediante processos sociais e familiares de introdução à lógica econômico-financeira (MORO; HOFMANN, 2012, p. Decreto 7. de dezembro de 2010). O maior objetivo da ENEF é colaborar com a educação financeira de forma que a população faça um consumo consciente e inteligente não perdendo o equilíbrio de suas contas e despesas familiares.

Educação financeira não se resume em corte de gastos ou de retenção financeira extrema, mas sim em uma série de etapas como organização, controle financeiro, consumo consciente, entre outras etapas de educação (FERREIRA, 2017, p. Segundo a OECD (2005), incluir a educação financeira como parte do currículo escolar é fazer uso de uma é uma ferramenta política justa e eficiente, e que por isso, essa ferramenta deve ser incluída no currículo e ensinada nas escolas o mais cedo possível. Portanto, a elas devem ser ensinados conceitos mais simples como “ganhar”, “poupar” e “gastar”. Todos de forma lúdica e simples 12 Os pequenos poupadores aprendem a manipular e reconhecer o valor do dinheiro, seu significado, além de conhecer sobre custo-benefício. Periodicamente, são montados minimercados na escola, onde os estudantes podem colocar o conhecimento em prática.

Papéis são transformados em dinheiro pela equipe e tampinhas de garrafas são usadas para contagem e manuseio, além de outros recursos utilizados (Jornal de Brasília, 2018) Foi observado na Rede Colégio Motivo (EDUCAÇÃO/NE10, 2016), onde é ensinado às crianças como poupar e gastar de forma consciente a importância da inclusão da educação financeira na pré-escola. Segundo a supervisora da Educação Infantil, Julieta Maranhão: “um dos principais pontos abordados é o consumo consciente. Segundo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (DINO, 2019), todas as escolas brasileiras devem implementar a 13 educação financeira até o fim do ano de 2019 na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Diante da importância do tema educação financeira para o bem-estarda população, esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância de uma administração financeira familiar eficiente, apresentando conceitos simples que podem ser incorporados pelas famílias para controlar seus recursos.

Além disso, são discutidos os benefícios da inserção do tema educação financeira nos primeiros anos da vida escolar de uma criança, tanto para o desenvolvimento dela como o da família (DINO, 2019, p. METODOLOGIA No que se refere aos objetivos, a presente pesquisa se enquadra como explicativa, tendo em vias que ela objetiva explorar dados oriundos da base na educação financeira familiar. Esse entendimento se baseia a visão de Beuren et al. Por isso, é importante que toda movimentação de recursos financeiros, incluindo todas as receitas (rendas), todas as despesas (gastos) e todos os investimentos, esteja anotada e organizada. Educação financeira é o processo educacional pelo qual as pessoas se conscientizam da importância de desenvolver conhecimentos, atitudes, habilidades, valores, hábitos e costumes na gestão da economia pessoal e familiar, por meio de conhecimento e uso adequado das ferramentas e instrumentos básicos da vida financeira.

A educação financeira tornou-se uma prioridade para instituições públicas em todo o mundo. Organizações como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Banco Mundial, o G20, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro de Estudos Monetários da América Latina (CEMLA) tomaram a iniciativa nesta área e desenvolveu uma diversidade de fóruns, pesquisas, publicações e programas para tornar a educação financeira um tópico relevante para os governos dos países. A educação financeira deve ser considerada como uma ferramenta para promover o crescimento econômico, a confiança e a estabilidade. Maneiras De Enxugar O Orçamento Para Ontem Disponível em: <https://exame. abril. com. br/seu-dinheiro/12-maneiras-de-enxugar-o-orcamentopara-ontem/>. Acessado em: 24 Nov. Acessado em: 24 Jun.

BERVERLY, Stven,Gary,Eduard; BURKHALTER,Evelys,Kelsen. Improving the Financial Literacy and Practices of Youths. Children&Schools, Vol. N. educadores. diaadia. pr. gov. br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Carvalho. Jornal de Brasília Acesso em: 22 Nov. às 21:45. DESSEN,Marcia. Finanças Pessoais: O que fazer com meu dinheiro, 1° ediçãoTrevisan 2005. DINO. com. br/educação//noticias/2016/06/18/educaçãofinanceira-para-criancas-ganha-espaco-nas-escolas-621277. php> Acesso em 24 Nov. ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. ª ed. São Paulo: Pearson, 2004. HOFMANN. RuthMargareth;MORO. Maria Lucia Faria. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e 17 Conscientização Financeira: Recomendação Do Conselho Da Organização Para A Cooperação E Desenvolvimento Económico, Julho, 2005. OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. Noruega: Better Life Index. Disponível em:<https://www.

dn. SANTANA, Marcos Vinicius Sousa. Educação financeira no Brasil. Disponível em: <Annahttp://www. mestradoemadm. com. Serasa Empreendedor. Conheça as 7 principais causas de inadimplência no Brasil hoje. Disponível em:https://blog. serasaempreendedor. com.

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