Histeria

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Esse processo clínico é muito singular em diversos aspectos, o que torna difícil uma rotulação exata. Desde que surgiu, a histeria sempre instigou o homem a descobrir suas origens e mistérios de modo que, cada vertente cultural buscou dar seu próprio significado ao fato. Ela foi inserida em diversos contextos de acordo com a cultura vigente, indo desde a da filosofia e religião à psiquiatria e medicina, de forma que para entendê-la se faz necessário uma compreensão básica do seu contexto histórico. A história nos mostra que por muitos séculos que a Histeria foi associada a um transtorno feminino e sexual, visto que ela se manifestava na maior parte em mulheres. Como o próprio nome já nos mostra, a palavra histeria significa histerus, que em grego, quer dizer útero.

O próximo passo nessa trama investigativa foi dado pelo médico James Braid, que ao observar a cura através do magnetismo, acabou descobrindo a hipnose. Charcot um médico neurologista importante da época se interessou muito nos métodos da hipnose e começou a aplica-la em seus pacientes, até que seus estudos chegam ao conhecimento de Freud, logo no início de sua carreira. Esse entrelaçamento foi crucial para o surgimento da Psicanálise, pois, surgiu da necessidade de atender um mal que vinha a muito tempo perturbando a humanidade. Até o surgimento da psicanálise nenhuma das medidas haviam oferecido resultados satisfatórios, de modo que o método psicanalítico de Freud trouxe novas perspectivas na evolução do entendimento da mente humana O começo da história da psicanálise foi marcado pela ligação de Freud e os estudos de Charcot.

E segundo o próprio Freud: Charcot, que é um dos maiores médicos cuja razão confirma o gênio, está simplesmente demolindo minhas concepções e meus planos. Para (Borossa, 2005): “Os sintomas da Histeria eram manifestações físicas de queixas que não tinham expressão” Em uma história marcada por repressões, as pessoas com problemas psicológicos finalmente começaram a serem ouvidas e compreendias, e a psicoterapia tomou rumos totalmente novos e promissores. Todos esses estudos e descobertas foram fundamentais para que se descobrisse uma forma mais eficaz de ajudar as pessoas a encontrarem sua saúde mental. Através dos métodos psicanalíticos de Freud, foi possível perceber que os ser humano é muito além de um corpo ou de um ser influenciado pelo externo e que por trás do que é mostrado há um manancial de impulsos, sonhos e desejos reprimidos que se compreendidos, podem levar à cura de muitos males.

17 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download